– E o Lance de “Tocar o pé na Bola”?

Quando é que se concretiza a cobrança de um tiro livre indireto? Mais: a partir de qual momento o adversário pode tocar na bola em uma “falta de dois toques?”

Uma bola só poderá entrar no gol se for tocada uma segunda vez (e nem precisa ser pelo companheiro de time). Porém, ela entra em jogo quando ocorre o primeiro toque.

Entretanto, como deve ser esse primeiro toque?

Um vídeo engraçado e curioso, enviado pelo amigo Daniel Negromonte, trata sobre isso. Assista e responda: o 1o toque foi válido?

O lance está aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ZrSUxxtznSo&authuser=0

Antes a regra dizia que a bola tinha que rolar (e se entendia que deveria dar uma volta inteira). Depois, interpretou-se que simplesmente deveria ser rolada e não precisava dar uma volta em si. Posteriormente, surgiu uma diretriz na qual ela deveria sair da inércia. Ou seja, poderia ser tocada.

Hoje, a regra diz que a bola deve SE MOVER – e a orientação oficial é: o 1o toque deve ser PERCEPTÍVEL, ou seja, você pode chutar, encostar, tocar, qualquer coisa que seja, desde que se perceba que ela entrou em jogo. Se aquele “toquinho” de só relar não for o suficiente para que se perceba que o cobrador quer começar o jogo, não vale. Motivo: aquele “Mané” que alguns dão de tocar disfarçadamente e o adversário não perceber, e o seu companheiro sair com a bola dominada.

Tentando ser um pouco mais claro: pode ser uma pisada na bola, desde que se perceba que ela se mexeu.

Enfim: o legislador quer evitar a situação de que alguém só dá o toquinho e deixa para o companheiro continuar a jogada, sem que o adversário perceba que foi cobrado.

Nesse vídeo, o toque não é suficiente para que a bola se mova. E até me parece que é aquela manjada jogada: “eu ‘pingo’, você me devolve e eu chuto”. Para mim, esse “relar” na bola não é “claro toque” que permite dizer que foi cobrado o tiro indireto. Foi um “toquinho insuficiente”.

– Análise Pré Jogo da Arbitragem para Rio Branco x Paulista, Rodada 07

Para o confronto entre Tigre x Galo no Décio Vita, apitará Ricardo Bittencourt da Silva, apenas 26 anos e 9 de carreira, que está no seu 2o ano de arbitragem em jogos da categoria A3.

Se você for supersticioso, uma boa notícia: Bittencourt apitou 2 jogos nesse ano na Terceirona, e o visitante venceu os confrontos: Flamengo 1×2 Noroeste e São José 4×5 Osasco.

Décio Casagrande Portieri e Roberto Silva Dantas, ambos de 35 anos, serão os bandeiras. Paulo Edson Andreato será o 4o árbitro.

Desejo boa sorte aos árbitros e grande jogo às equipes.

bomba.jpg

– Sábias Palavras…

Acabei de ler e achei fantástico. É sobre momentos de tribulação:

Após uma conversa íntima com Cristo, tudo fica melhor“.

Autor Desconhecido.

Perfeito. Quantas vezes estamos sofrendo de ansiedade, tristeza, incertezas ou em desespero? Nessas horas,  precisamos principalmente de apoio espiritual. E quem nunca precisou… não?

imgres.jpg

– E o caso dos 2,5 milhões de reais a André Sanches, abafado pelo Derby?

Só não repercutiu como deveria pois houve um evento futebolístico maior: o clássico Corinthians x Palmeiras repleto de confusão. Me refiro ao fato dos executivos da Odebrecht, em delação premiada, confirmarem R$ 2,5 mi de propina ao então presidente do Corinthians e hoje deputado federal, Andrés Sanches! Se não tem o polêmico jogo, as páginas esportivas só falariam disso.

É por isso que ninguém larga o osso do estádio. Quanto mais caro, melhor (para alguns).

Entenda a picaretagem direto do blog que mais entende de Corinthians e seus bastidores, o “Blog do Paulinho”, em:  https://blogdopaulinho.com.br/2017/02/23/odebrecht-pagava-propina-para-andres-sanches-em-troca-de-aditivos-para-elevar-preco-do-estadio/

bomba.jpg