19h em Jundiaí, mais de trinta graus, e nenhuma chance de escurecer logo…
Acabem logo com o horário de verão... help!

19h em Jundiaí, mais de trinta graus, e nenhuma chance de escurecer logo…
Acabem logo com o horário de verão... help!

O “gato da Copa SP”, Heltton Matheus, foi punido com R$ 500,00 de multa e 360 dias de suspensão.
Particularmente, creio que o Audax pagará um salário simbólico e ficará com o atleta à espera da sua liberação. Enquanto isso, provavelmente a defesa recorrerá e reduzirá a pena, transformando-a em cesta básica.
É vida que segue. Ninguém devolverá a oportunidade do Paulista em jogar a final contra o Corinthians na edição que se passou. Claro que não se deve imputar a pena de morte ao rapaz, mas o Galo de Jundiaí, sem dúvida, permanecerá eternamente com o prejuízo.
Que tudo isso sirva de lição para que os atletas sejam mais honestos e clubes mais prudentes. Claro, e que as federações sejam mais responsáveis ao aceitarem os registros de atletas.

Rafael Gomes Felix da Silva, árbitro da final da penúltima Copa SP de Futebol Jr, de boas atuações na série A1 de 2016 em jogos de média dificuldade, e de ótima arbitragem na quarta-de-final da Copinha neste ano (Paulista 2×1 São Carlos), foi extremamente criticado (com certa razão) pelos atletas do Red Bull Brasil no Pacaembú, neste domingo.
Antes de falarmos do gol que determinou a vitória do Peixe sobre o Toro Loko, lembremo-nos: o gol de empate do Red Bull, marcado por Nixon, estava em condição de impedimento (embora tenha sido um lance rápido e difícil), mas foi confirmado pelo bom bandeira Danilo Ricardo Simon que se equivocou e não marcou a posição irregular. Aqui, isenção total da participação do árbitro.
Sobre o gol da vitória do Santos nos acréscimos: ocorreram 3 erros da arbitragem, de diversos graus: 1 fácil, 1 médio e 1 difícil.
1) A origem da jogada surgiu de uma simulação de Lucas Lima. O atleta percebe a tentativa do adversário interceptar a bola e se joga. Simulação clara, errou o árbitro ao marcar falta para o Santos, pois era tiro livre indireto ao Red Bull pela tentativa de ludibriar a arbitragem por parte do meia santista, resultando em cartão amarelo. Erro em lance fácil.
2) Quando a bola chega a Kayke, ele busca o domínio da mesma. Se o fez com o ombro, é lance legal; se o fez com o braço, é falta de ataque e tiro livre direto ao Red Bull. Na hora, sem replay, achei que foi com o ombro. Ao assistir mais tarde em uma imagem da Sportv, percebo que foi domínio deliberado com o braço. Portanto, errou o árbitro, em um lance de média dificuldade (e aqui não há justificativa que bateu sem querer ou outra cosia qualquer, foi braço intencional mesmo).
3) O lance do gol confirmado: aqui, a situação é muito difícil. Não vale dizer que o goleiro estava no chão com a bola sobre a risca da área de meta ou usar o argumento de que “a sombra da trave revelou” (como muitos utilizaram após uma foto da sombra do travessão e da bola). O que importa é: quando a bola está indo ao gol, ela passa totalmente sobre a meta pelo ar? No instante em que o goleiro Saulo inicia a defesa, ele a tira de dentro do gol ou ainda estava passando a risca? Lembre-se: o gol deve ser validado somente se a bola passa a meta completamente, por terra ou pelo ar. O travessão e a risca do chão são referenciais, e se ela está no alto, o lance é totalmente para decisão do bandeira, que deve estar na linha do penúltimo homem da defesa ou na da bola, se ela estiver à frente. Repare que o árbitro Rafael Gomes, no momento que Saulo defende e se pede gol, sinaliza com o dedo que não foi. Só que o bandeira Fabrício Porfírio de Moura corre para o meio de campo, sinalizando que entrou por completo.
É importante salientar: o árbitro não estava em uma posição privilegiada para chamar a responsabilidade do lance à ele. Quando o faz, pode cometer um erro (embora tenha acertado preliminarmente ao sinalizar que não entrou). Só que como o assistente 2 (que tem uma posição muito melhor que a dele) não vacilou e confirmou o lance, ambos erraram juntos.
E qual seria a solução para tal lance de difícil decisão?
Enfim, três erros num único lance. Coisas do futebol.

Três lindos cliques fotográficos do amanhecer desta segunda-feira:
1- às 6h30:

2- às 07h00:

3- às 07h30:

Que seja uma ótima semana para todos nós!