– A Loucura que virou o Espírito Santo com a Greve da Polícia

Roubos, furtos, saques, desordem geral! É essa a situação de Vitória (ES) com a greve dos policias do estado.

Lojas fechadas e a população com medo de sair às ruas. Resumo: uma terra dominada pelos bandidos. Coitados dos capixabas!

Que inferno! Tomara que não vire moda.

bomba.jpg

– Como explicar o erro do AAA em Botafogo 2×1 Macaé?

Realmente é difícil segurar nas escalas um árbitro que comete o erro de Leandro Belota, assistente adicional da linha de meta (AAA), no jogo entre Botafogo 2×1 Macaé.

Na sua frente, a bola saiu e ele entendeu que ela permanecia em campo, resultando no gol do Fogão. Aliás, o time da Estrela Solitária não reclamará dessa vez que tudo acontece contra ele, não?

Eu gosto da ideia de AAA na posição que a FERJ coloca. Prefiro dessa forma do que no modelo utilizado no Brasileirão, pois podem ser mais úteis, deixando o outro lado da linha de meta ao bandeira. Mas se não tiver boa qualidade do árbitro escalado, nem com 10 juízes em campo!

Aliás, qual o pior erro: o do jogo entre Botafogo x Macaé ou aquele de Vasco x Flamengo em 2014 (no erro do AAA Rodrigo Castanheira), em situação de bobeada. Compare as imagens:

bomba.jpg

bomba.jpg

– Como entender a aprovação de Trump? Um Neonazismo camuflado?

Donald Trump assumiu a presidência dos EUA com a maior rejeição da história daquele país. Entretanto, na última pesquisa Gallup, tem 49% de aprovação das suas medidas contra 41% de rejeição.

A América está vivendo um processo idêntico ao da Alemanha de Hittler (“A Alemanha para os alemães” no século passado na versão dos Estados Unidos para este tempo)?”

O mundo está escandalizado com o protecionismo econômico, a quebra de acordos e as atitudes xenófobas. Mas os moradores de lá, os “americanos da gema”, parecem que não pensam, na sua maioria, assim.

Ainda bem que as instituições democráticas americanas são sólidas. Mas assusta ver um homem tão nervoso e contundente comandar o império e bradar a volta da “grandeza perdida”. Aliás, veja a comparação pertinente:

bomba.jpg

– O Pré Carnaval Carioca e a Turma do Xixi?

Não é que de novo há gente abusando do “direito a fazer xixi” em qualquer lugar?

Neste final de semana, 300 pessoas foram presas por urinar na rua, em público, durante os desfiles pré-carnavalescos no Rio de Janeiro.

Cá entre nós: sabemos que é uma tremenda falta de educação, turbinada por muita bebida. Mas até para ser trouxa tem limite, não?

bomba.jpg

– Umberto irá como treinador ou como assistente?

Umberto Louzer, como adiantado por Adilson Freddo na Rádio Difusora após o jogo contra o Nacional, vai dirigir o Galo na A3 nos próximos jogos. A questão é: para a FPF, ele irá como treinador ou como assistente técnico?

Vai como assistente.

Na prática, não muda quase nada por ser o Umberto. Mas se fosse alguém de fora, o Paulista FC teria problemas. Explico: no regulamento, há a norma de que os treinadores de cada clube devem ser registrados na FPF. Se um time demitir seu treinador, só poderá substituir por outro caso acerte a rescisão trabalhista. Dessa forma, somente após Carlinhos Alves assinar o “tudo ok” / recibo / comprovante de que o Paulista FC nada deve a ele, é que se poderá inscrever outro treinador.

Assim, Umberto vai para o jogo como assistente técnico (de acordo com a arbitragem), fazendo a função de treinador, já que ele inexiste no momento (ou melhor, para a FPF ainda existe: é Carlinhos Alves, até que se pague a multa trabalhista).

Digamos que nesta 3a feira o Galo apresentasse Vanderlei Luxemburgo! Imaginaram? Ele não poderia sentar no banco caso não se desse a “baixa na Carteira Profissional” do Carlinhos, pagando seus direitos trabalhistas.

Portanto, o Paulista irá para o jogo com um integrante a menos da Comissão Técnica, já que Umberto, assistente técnico, fará a vez de treinador (mas registrado como assistente) e ninguém poderá ser o assistente do Umberto (já que não é o técnico efetivo). Claro, isso se o quarto-árbitro estiver afinado com as Regras do Jogo e com o regulamento da Competição. Se passar batido, é bobeada da arbitragem.

Sabe o que o Umberto não poderá fazer? Permanecer em pé na área técnica! Por ser registrado como assistente técnico, ele poderá se levantar do banco, passar a instrução, e deverá voltar para o seu lugar (motivo: somente o treinador pode permanecer de pé na área técnica, à beira do gramado). E se supostamente ele for expulso, alguém da Comissão Técnica fará o mesmo procedimento.

Curiosidade: se todos forem expulsos, nenhum jogador poderá fazer a vez de treinador, pois não são membros da Comissão Técnica, eles são atletas inscritos.

De coração, desejo muito boa sorte ao Umberto, que fez uma campanha maravilhosa na Copa São Paulo e é um sujeito trabalhador, competente e do bem (embora, saibamos, tal missão nesse momento seja inglória).

Ops: importante – no último sábado, na cabine do Jayme Cintra, fizemos via telefone uma consulta à FPF sobre o fato da expulsão do treinador Carlinhos Alves resultar ou não no cumprimento da suspensão automática (já que na CBF está no regulamento a obrigatoriedade da suspensão e na FPF não consta no regulamento). Após algumas conversas, descobriu-se que o caso é omisso e ninguém se houvera atentado para isso! Em 2018, deverá ser melhor redigido e a questão dirimida, segundo a própria FPF.

bomba.jpg

– Que Segundona!

Ufa! Que começo de semana corrido.

Hoje não deu para postar muita coisa, segunda-feira hiper corrida. Mas vale a foto inspiradora do pós- cooper do amanhecer. E viva o sol! Abaixo:

bomba.jpg