– A inevitável comparação do Paulista FC com as equipes sorocabanas.

Muito mais tradicional que o Atlético, em Sorocaba, é o time do São Bento. Mas ambos têm similaridades com o nosso querido Paulista de Jundiaí. Veja só:

Cenário 1) – O São Bento disputará o Campeonato Paulista, a Série C do Brasileirão e a Copa do Brasil em 2017. Poucas equipes do Interior conseguiram ter as 3 competições em seu calendário (o Paulista foi uma delas na década passada). Mas há alguns anos o Bentão caiu da A1 para a A2 e depois para a A3 (também como o Paulista!). Com um ótimo trabalho de marketing e as forças vivas da sociedade sorocabana trabalhando em conjunto, a equipe voltou à elite do futebol estadual com sucesso (como esperamos que aconteça com o Paulista).

Cenário 2) – O Atlético Sorocaba conseguiu no final dos anos 90 um suporte financeiro relevantíssimo, com a injeção de dinheiro coreano do Reverendo Moon, que assumiu o Galo Sorocabano (assim como o Paulista conseguiu recursos da Lousano e da Parmalat). A ascensão à série A1 foi uma consequência desse suporte (idem ao Paulista), com boa estrutura administrativa e muito planejamento (como em Jundiaí). Mas com a morte do religioso da Coréia do Sul (Moon fundou a Igreja Messiânica Johrey), as verbas minguaram até o dinheiro acabar e refletir no desempenho do time dentro de campo (conhece algo por aqui assim?). O Galo de lá caiu para a A2 e depois para a A3 (como o Galo de cá). A diferença é que o Atlético pediu licença e não disputará a Terceirona, enquanto que o Tricolor Jundiaiense já confirmou presença no certame.

A questão é: com os rumos tomados (a chegada do supervisor Juninho, do treinador Carlinhos Alves e a reformulação do elenco), O Paulista Futebol Clube estará mais próximo do desfecho sorocabano do cenário 1 do São Bento ou do cenário 2 do Atlético?

Particularmente, pelos trabalhos iniciais, penso que se não subir, ao menos não cairá. Mas no meu íntimo acho que como o Galo é o time grande da divisão, e que a obrigação moral tem que ser a conquista do acesso e como campeão (assim como o Vasco da Gama na série B do Brasileirão).

O que você acha da preparação do Galo da Japi para a série A3?

bomba.jpg
(foto do campo do Estrada, onde o Atlético disputava seus jogos na “fase mais humilde”).

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.