– Não existe favorecimento para o Palmeiras ser campeão.

O ex-árbitro Marçal Mendes é um batalhador. Foi corajoso e peitou o poderoso Jorge Rabello no Rio de Janeiro, que usava na FERJ o mesmo expediente que muitos usaram na FPF: a Comissão de Árbitros Carioca, presidida por Jorge Rabello, estava muito próxima do Sindicato dos Árbitros (presidido por Rabello também) e irmanada com a Cooperativa dos Árbitros, do próprio Rabello.

Já na CBF, infernizou Sérgio Correa da Silva. Tudo o que fez foi de maneira praticamente solitária e sem grande apoio. Marçal Mendes (não confunda com Marcelo Marçal, proprietário do site de arbitragem Apitonacional.com) criou o Sindicato dos Trabalhadores da Arbitragem Esportiva do Estado do Rio de Janeiro, uma espécie de “entidade paralela”.

Admiro e respeito demais o trabalho de Marçal, embora tenha algumas respeitosas divergências quanto o seu posicionamento político de extrema-esquerda (insisto: respeito, pois na democracia todos podemos gostar ou não de determinados partidos e ideologias). Mas não concordo com a declaração que deu na audiência pública de estudos sobre o futebol retratada pelo UOL. Ele disse que:

Se o árbitro erra contra o Palmeiras, lá dentro [do estádio do clube], fica fora da escala [para outros jogos]. Duvido que seja indicado para uma vaga da Fifa (…) Todo mundo sabe o motivo. Sabe que Marco Polo é sócio benemérito do Palmeiras.

Aqui, discordo. Ricardo Teixeira é flamenguista, Marco Polo é palmeirense, José Maria Marin é são paulino. Esses senhores não pensam no clube (o único que abertamente faz isso é Eurico Miranda, que extrapola a ação ética em vários momentos). Teixeira, Marin e Marco Polo pensam nos seus umbigos e nos seus bolsos, não no bem do futebol brasileiro. Quando estava na FPF, Marco Polo Del Nero e o “escalado de árbitros” Cel Marcos Marinho sofreram com a invasão da Mancha Verde na sede da entidade. Erros aos montes aconteceram contra e a favor do Palmeiras (e ao Santos, ao Corinthians, ao Flamengo, ao Fluminense…).

A verdade é: erra-se por assédio moral a favor de time grande, não por intenção deliberada ou a mando de Marco Polo. A camisa dos grandes pesa, e quando o árbitro é fraco e mal preparado (como a maioria), tende-se a errar. As geladeiras (verdadeiras ou as de mentirinha) sempre existiram.

Cá entre nós: qualquer time de massa que vença contentará Del Nero, que tem muitos outros milhões e negócios a lidar do que com que vai ser campeão brasileiro. Ou você acha que Del Nero está com a camisa alviverde debaixo do paletó dentro de seu bunker? As preocupações dele são outras…

Enfim: quando o erro é a favor do Corinthians, é porque a CBF e os árbitros promovem o “apito amigo”. Na semana seguinte o discurso é do Flamengo, na outra do Internacional, e assim vai. Esqueça o blablabblá de torcedor, pois tudo isso é ruindade mesmo da juizado mal formada.

Volto a repetir: nessa, o amigo Marçal Mendes “viajou”. O campeonato não está direcionado a um time, pois quem quer que seja o campeão (Atlético, Flamengo, Santos ou Palmeiras), terá sido pelos méritos dos seus jogadores e comissão técnica.

bomba.jpg

– Brasil x Argentina é sempre imperdível

Antipatia ou não pela Seleção Brasileira, o certo é que toda partida desse clássico sul-americano (talvez o maior do mundo) é sempre alardeado com grande expectativa.

Apesar do horário, não dá para deixar de assistir. Neymar ou Messi, quem vai jogar mais no Mineirão? Tite ou Bauza, quem montará um esquema melhor?

Sinceramente, acho que o Brasil conseguirá uma boa vitória pois não vejo a Seleção Argentina bem dirigida nesse momento. Porém, vale o velho chavão do “poeta” Jardel: clássico é clássico e vice-versa.

Em tempo: Murici Ramalho comentará o jogo pela Globo. Antes de ouvi-lo, já sei que será melhor que Ronaldo Fenômeno.

bomba.jpg

– O Regulamento do Cariocão é desrespeitoso?

Gostaram da nova forma de disputa do Campeonato Carioca 2017, com os grandes entrando mais à frente?

Time grande, praticamente, não cairá mais no Estadual do Rio de Janeiro. Quem subiu da segunda divisão brigará numa fase preliminar para tentar jogar com os grandes. Quem escapou do rebaixamento tentará novamente fazer esse feito antes do campeonato em si começar.

Queremos encurtamento de alguns torneios, mas mudar o regulamento de um ano para outro sem prévio aviso é válido?

Tudo isso seria interessante para 2018, a fim de não prejudicar a moral do torneio e a conquista das equipes no ano passado, que creram em algo e jogarão outra coisa.

bomba.jpg

– Dá-lhe, bela 3a feira em 4 cliques.

Um bom dia em 4 cliques:

Sem perder tempo, vale a pena acordar cedo e ir correr! Foto 1:

bomba.jpg

Rezando durante o treino pedindo a intercessão de Nossa Senhora do Carmo, a Virgem Mãe, Esposa e Serva de Deus. Foto 2:

bomba.jpg

Alongando na alvorada, de céu inspirador. Foto 3:

bomba.jpg

Indo trabalhar curtindo a beleza das flores. Viva nossa produção de girassóis. Foto 4:

bomba.jpg

Ótima 3a feira a todos nós.