– E agora, FIFA, quem poderá nos defender?

E Joseph Blatter renunciou. Reeleito para o 5o mandato na última sexta-feira, resolveu abdicar da FIFA 4 dias depois.

O motivo?

Disse que “percebeu que não estava mais governando para a família do futebol”.

Ok, discurso padrão para quem quer sair a fim de não se complicar mais ainda. A pressão é grande e agora surge a tona que o FBI estaria em sua cola também (o que seria lógico).

Se pudesse, tenho certeza que Blatter faria como Marco Polo Del Nero: fugiria para o Brasil abandonando o barco e largando lá o seu par, Marin.

Até as novas eleições da FIFA, Blatter terá algum tempo para esconder algumas coisas que o possam incriminar ainda mais. E depois?

Qual o futuro da FIFA? E do futebol?

O príncipe Ali bin Hussein, seu último opositor, seria um nome natural. Mas não dá receio em colocar o futuro do futebol mundial em suas mãos, em que pese o jordaniano tenha ótimo currículo “extra-campo”?

E Michel Platini? Não nos esqueçamos que o francês, que hoje preside a UEFA, apoiou amplamente a escolha da Copa no Catar e se sugere que, através de negociatas dele, o PSG foi comprado pelo atual endinheirado catariano que preside o clube (irmão do sheik que banca a Copa de 2022).

Quem correria por fora seria Luís Figo? O português era candidato e desistiu na última semana, alegando que as chances seriam mínimas.

Uma quarta via seria algum executivo da inglesa FA, que historicamente (e principalmente com a escolha da Rússia para 2018) está crítica ao extremo com a FIFA.

Por fim: a 5a via, de ontem a tarde, como “zebra”: Zico, que se manifestou em suas redes sociais interessado em discutir a possibilidade de se candidatar. Mas chegará à FIFA sem ter chegado à CBF? Não creio nem um pouco, embora seja um bom nome.

E você: quem sugeriria para Presidente da FIFA?

Em tempo: o triste de tudo isso é ver que o futebol brasileiro só começa a ser repensado por força desses agentes externos. Como dói a incapacidade de auto regeneração nacional…

bomba.jpg

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.