– A Cusparada de R$ 20.000 do Flamengo. Justo?

Para se refletir: na partida contra o Sport-PE, um torcedor flamenguista cuspiu contra o árbitro, quando este saia do gramado. A Sportv flagrou o ato e o torcedor foi identificado.

Citado em súmula, o fato foi a julgamento e o clube será obrigado a pagar R$ 20.000,00 de multa por “não tomar providências de segurança”.

É justo?

A diretoria alegou que irá processar o torcedor, que foi identificado. Mas… esse seria o modo correto de punição? Que o clube tenha responsabilidades diversas sobre seus torcedores, ok. Mas a este ponto?

Vale discutir… E você, concorda ou não com o STJD, que impôs a multa?

Abaixo, a foto da cusparada e o torcedor em destaque:

bomba.jpg

– E agora, FIFA, quem poderá nos defender?

E Joseph Blatter renunciou. Reeleito para o 5o mandato na última sexta-feira, resolveu abdicar da FIFA 4 dias depois.

O motivo?

Disse que “percebeu que não estava mais governando para a família do futebol”.

Ok, discurso padrão para quem quer sair a fim de não se complicar mais ainda. A pressão é grande e agora surge a tona que o FBI estaria em sua cola também (o que seria lógico).

Se pudesse, tenho certeza que Blatter faria como Marco Polo Del Nero: fugiria para o Brasil abandonando o barco e largando lá o seu par, Marin.

Até as novas eleições da FIFA, Blatter terá algum tempo para esconder algumas coisas que o possam incriminar ainda mais. E depois?

Qual o futuro da FIFA? E do futebol?

O príncipe Ali bin Hussein, seu último opositor, seria um nome natural. Mas não dá receio em colocar o futuro do futebol mundial em suas mãos, em que pese o jordaniano tenha ótimo currículo “extra-campo”?

E Michel Platini? Não nos esqueçamos que o francês, que hoje preside a UEFA, apoiou amplamente a escolha da Copa no Catar e se sugere que, através de negociatas dele, o PSG foi comprado pelo atual endinheirado catariano que preside o clube (irmão do sheik que banca a Copa de 2022).

Quem correria por fora seria Luís Figo? O português era candidato e desistiu na última semana, alegando que as chances seriam mínimas.

Uma quarta via seria algum executivo da inglesa FA, que historicamente (e principalmente com a escolha da Rússia para 2018) está crítica ao extremo com a FIFA.

Por fim: a 5a via, de ontem a tarde, como “zebra”: Zico, que se manifestou em suas redes sociais interessado em discutir a possibilidade de se candidatar. Mas chegará à FIFA sem ter chegado à CBF? Não creio nem um pouco, embora seja um bom nome.

E você: quem sugeriria para Presidente da FIFA?

Em tempo: o triste de tudo isso é ver que o futebol brasileiro só começa a ser repensado por força desses agentes externos. Como dói a incapacidade de auto regeneração nacional…

bomba.jpg

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem de São Paulo x Santos, Rodada 5

Thiago Duarte Peixoto apitará no Morumbi o clássico São Paulo x Santos. Ele trabalhou em todas as Rodadas do Brasileirão neste ano (Fluminense 1x 0 Joinville Figueirense 0 x 0 Vasco da Gama, Atlético Paranaense 1 x 0 Atlético Mineiro) exceto no último domingo (provavelmente, poupado para este San-São).

Educador Físico em Barretos, há muito tempo Thiago está na labuta, apesar da juventude. Mas neste ano conseguiu maior destaque ao ser escalado para a semifinal do Campeonato Paulista entre Corinthians x Palmeiras, com atuação ruim no 1o tempo (perdendo lances de vantagem e sentindo a pressão de tal jogo importante), mas melhorando bastante no 2o tempo (provavelmente tendo ganhado confiança). Para ler a análise daquela partida, clique em: http://wp.me/p55Mu0-px.

Claro, sabemos que apitar uma partida pelo porte da que ele apitou é difícil, ainda mais por ter sido questionado antes do jogo por conta de uma foto com a camisa do Corinthians, onde uma ação solidária que praticou quase o complicou. Vide esse caso em: http://wp.me/p55Mu0-pl.

Thiago corre bastante, é forte fisicamente e tem abdicado de conversas dentro de campo. Vide sua postura, em certo ponto questionável, na partida entre os Atléticos Paranaense e Mineiro. Após expulsar um atleta, ficou com pose, parado e nariz empinado o escutando. Não gostei de tal ato, o árbitro deve dar o cartão e fazer o jogo seguir. Pareceu-me um teatro desnecessário, que irrita o jogador.

Enfim: tecnicamente é razoável/bom e disciplinarmente está bem. É uma aposta da CBF, que já o indicou como Aspirante ao quadro da FIFA.

O que me preocupa – e que não aprecio – é o questionamento do presidente do Santos FC, Modesto Roma, pressionando a arbitragem antes dela entrar em campo, repetindo o que fez durante as finais do Paulistão: assim como almoçou com a cúpula da FPF numa 3a feira na semana da final contra o Palmeiras (sendo amplamente divulgado que o assunto era ARBITRAGEM e ele esteve assistindo o sorteio dos árbitros), dessa feita, segundo o Jornal Lance de hoje, Modesto almoçou ontem com Marco Polo Del Nero sendo “discutido o mesmo menu”: QUALIDADE DOS ÁRBITROS!

Imagino que do ponto de vista santista, ele está corretíssimo. Do ponto de vista dos juízes, isso é ruim.

No contraponto de tudo isso, o delegado do jogo será Roberto Perassi, instrutor FIFA da FPF e CBF, que juntamente com o Cel Nilson Monção deram palestras de “regras e comportamento para com os árbitros” aos jogadores do São Paulo FC na semana passada; Perassi esteve em Porto Alegre como Delegado da CBF no jogo contra o Internacional-RS no último domingo e estará na mesma função no Morumbi nesta 4a feira também.

Boa sorte ao árbitro e que a única preocupação seja aplicar as Regras em campo!

Em tempo: independente do resultado da partida, o placar será creditado nas estatísticas a Osório (que já trabalha há 3 dias no SPFC mas não pode sentar no banco em decorrência do visto de trabalho) ou para Milton Cruz?

bomba.jpg

– Bom dia que anima!

Amanhecer nublado?

Que chato…

Mas há de ser uma boa 4a feira mesmo assim, pois com ou sem sol, vale a beleza da criação!

Bom dia aos amigos!
bomba.jpg