Em nossos encontros semanais para a Catequese do Crisma, neste sábado, trabalharemos com os crismandos sobre como a Oração do “Pai Nosso”, deixada por Jesus à nós, é nada mais do que a meditação e o pedido para o cumprimento dos 10 Mandamentos da Lei de Deus, revelados a Moisés. Abaixo:
OS 10 MANDAMENTOS E A ORAÇÃO DO PAI NOSSO
Fontes: Extraído de: Padre Zezinho “Porque Deus me chamou…” (Ed. Paulinas. S. Paulo, 1986. (p.73-74) e de : http://paroquiadesolanea.blogspot.com.br/2012/06/pai-nosso-e-os-10-mandamentos.html
Não sei se você já percebeu que na Oração do Pai Nosso que se encontra em Mt 6, 9-14 Jesus repassa os dez mandamentos da Lei. Coincidência ou não, o fato é que quando Jesus é solicitado pelos discípulos para que lhes ensine a rezar, praticamente rezou um por um os dez mandamentos. Era como se dissesse:
Recorde os 10 mandamentos:
1o – Amar a Deus sobre todas as coisas.
2º – Não usar o Santo Nome de Deus em vão.
3º – Santificar domingo e festas de guarda.
4º – Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).
5º – Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo)
6º – Não pecar contra a castidade
7º – Não furtar
8º – Não levantar falsos testemunhos
9º – Não desejar a mulher do próximo
10º- Não cobiçar as coisas alheias
Agora, medite:
1 – Digam a Deus, a quem se deve amar acima de tudo e a quem não se pode nem sequer imaginar, PAI NOSSO, QUE ESTAIS NOS CÉUS.
2 -Digam a ele, que não quer que se desrespeite seu santo nome com juramentos inúteis, SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME.
3 – Digam a ele, que exige respeito que se reserve um dia de descanso, especialmente para que haja mais tempo para a oração, VENHA A NÓS O VOSSO REINO.
4 -Digam a ele, que exige respeito pela pessoa dos pais como seus representantes na terra, SEJA FEITA VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU.
5 e 6 – Digam a ele, que exige respeito à vida e ao corpo, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU.
7 – Digam a ele, que proíbe o roubo, ENTÃO, PAI DAÍ-NOS HOJE O PÃO NOSSO DE CADA DIA.
8 -Digam a ele, que não admite que se manche a honra do próximo e manda que se respeite o nome dele, PERDOAI-NOS NOSSAS OFENSAS ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS OS NOSSOS DESAFETOS.
9 e 10 -Digam a ele que proíbe até o desejo mau, tanto com relação às pessoas já comprometidas quanto com relação aos bens dos outros, E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO. MAS LIVRAI-NOS DO MAL”.
Como vê, o Pai-nosso é uma oração de maturidade. É como se Jesus ensinasse no Pai-nosso que cada um de nós dissesse ao Pai: “que vossos mandamentos sejam respeitados, Pai. Ensinai-nos a viver de acordo com eles”.
