– Auro, o bom menino e os pares ideais!

Leio que o jovem lateral direito Auro, recentemente promovido do time Sub 20 do São Paulo para a equipe profissional, é um garoto exemplar. Dá todo o dinheiro do seu salário aos pais e fica com apenas R$ 500,00 de mesada, suficiente, segundo ele, para o seu dia-a-dia de vida modesta e regrada.

Seus planos são: conseguir a tão sonhada casa própria aos pais, casar, constituir família e não perder os laços de boa amizade na sua cidade natal, Jaú.

Tal declaração é um sonho de consumo para qualquer clube de futebol em meio a atletas que, ainda em formação, se acham craques, caem nas tentações, baladas e maus aconselhamentos, se perdendo no caminho.

Impossível não falar sobre tal assunto e não lembrar da necessidade dos clubes promoverem seus jogadores com educação e assistência social. E mais: pessoas corretas orientando a vida desses jovens. Recordo-me das histórias sobre o treinador Telê Santana, que contam como ele aconselhava seus comandados a respeito do que comprar e como investir o salário, além de dicas sobre a vida. Dizem que Muricy Ramalho, seu adepto, faz o mesmo.

E pensar que hoje alguns treinadores cobram “pedágio” mensal de jogadores para serem contratados, bem como negociam como se fossem empresários extorquindo deles parte do soldo das transações…

Enfim, que os garotos se espelhem em Auro. E ao mesmo tempo que escrevo isso, me vem a mente a declaração do pai do atacante Jô, que tem faltado aos treinos do Atlético Mineiro e foi flagrado em baladas no Rio de Janeiro:

Tomara a Deus que meu filho não esteja se tornando um novo Adriano [Imperador]”.

Um bom atleta depende muitas vezes de um bom clube, uma estrutura que o torne responsável como esportista e cidadão, e, claro, de boas companhias. Nesse momento, um treinador do bem transforma a via de qualquer menino.

bomba.jpg

– E quem contesta o curriculum de Thomas Edison?

Hoje é o dia em que foi inventada a lâmpada elétrica, em 1879, por Thomas Edison.

O que seria de nós sem as lâmpadas, não? Mas não é sobre isso que falaremos, e sim sobre gênios!

Leonardo Da Vinci é famoso por sua genialidade e inúmeras invenções revolucionárias (além, claro), da Mona Lisa, sua pintura marcante. Mas Thomas Edison não fica atrás, veja suas invenções (extraído da Wikipedia):

THOMAS EDISON

Thomas Alva Edison (Milan, Ohio, 11 de Fevereiro de 1847West Orange, Nova Jérsei, 18 de Outubro de 1931) foi um empresário dos Estados Unidos que patenteou e financiou o desenvolvimento de muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. O Feiticeiro de Menlo Park (The Wizard of Menlo Park), como era conhecido, foi um dos primeiros a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção.

Na sua vida, Thomas Edison registrou 2.332 patentes. O fonógrafo foi uma de suas principais invenções. Outra foi o cinematógrafo, a primeira câmera cinematográfica bem-sucedida, com o equipamento para mostrar os filmes que fazia. Edison também aperfeiçoou o telefone, inventado por Antonio Meucci, em um aparelho que funcionava muito melhor. Fez o mesmo com a máquina de escrever. Trabalhou em projetos variados, como alimentos empacotados a vácuo, um aparelho de raios X e um sistema de construções mais baratas feitas de concreto.

Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada elétrica incandescente, o gramofone, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone. Edison é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX. Teve também um papel determinante na indústria do cinema.

Em 1969 foi incluído no Automotive Hall of Fame.

bomba.jpg

– O Oscar do Chelsea e o Oscar do Brasil

O jogador Oscar foi decisivo na partida do final de semana do Chelsea contra o Crystal Palace, pelo Campeonato Inglês.

Leia que interessante: em 20 de setembro de 2013 (9 meses antes da Copa do Mundo do Brasil), José Mourinho, seu treinador, em entrevista oficial ao site do clube, logo que chegou ao time inglês disse:

Oscar é o meu camisa 10 e se alguém não me disser que ele não foi o melhor jogador da temporada eu terei que discordar”.

Hoje, 20 de outubro de 2014, o mesmo Mourinho disse em coletiva:

“Oscar não é só um camisa 10. As evoluções que ele teve física e mental o permitem ser um jogador fantástico (…) Ele olha para os lados, para trás para frente e analisa o jogo, vendo aonde o time precisa dele para movimentar a bola e criar equilíbrio”.

Sem dúvida, na dificílima e empolgante Premier League, o meia brasileiro está muito bem. Mas e na Seleção Brasileira?

Puxa… com a camisa Canarinho ainda não se tornou um talento louvado pelos torcedores e por parte da crítica. Seria a posição em campo, a qualidade dos companheiros ao seu lado, ou a falta de treino e a fase do Escrete Brasileiro?

Faça a sua reflexão. Aliás… quem são os jogadores aptos para aquela função? Deixe seu comentário:

bomba.jpg

– A Solução para a Crise dos Combustíveis no Brasil é um Novo Problema?

É assim que se resolve? Como a Gasolina está cara (e deve ter o preço majorado após o processo eleitoral), o Governo deseja aumentar a quantidade de Álcool Anidro no produto para 27,5% a fim de segurar o preço.

Gasolina pura é mito na frota brasileira. E pense: será que os veículos estão preparados para mais uma elevação do percentual?

Lembre-se: o Álcool da mistura é o Anidro, não o Etílico, que é o Etanol que abastecemos na bomba.

Mais do que isso: com o aumento do consumo desse tipo de Álcool, a oferta diminui e o preço sobe. Ou seja: a Gasolina se mantém como se não tivesse mais Anidro e o Etanol sobe.

Ô medida ineficaz e demagógica… nós, consumidores, que preparemos o nosso bolso.

bomba.jpg