– Santos e a Grana do Neymar

Depois de tanto “disse-me-disse”, se descobriu que o pai do Neymar levou milhões de dólares para fechar na surdina com o Barcelona, sem comunicar o Santos e antes mesmo da definição do negócio entre os clubes.

Reclamamos da má fé de muitos empresários e de clubes de futebol. Por parte dos jogadores, isso também acontece, mas com cifras e modo como foi feito, não é tão comum.

Aqui, o dilema ético: quer dizer que Neymar Jr já tinha embolsado uma grana altíssima do Barcelona dias antes de perder por goleada em Tóquio no Mundial de Clubes?

bomba.jpg

– E Viva a Iniciativa do Outubro Rosa

Outubro é o mês em que historicamente se chama a atenção para a prevenção do Câncer de Mama. Para isso, o “Cor-de-Rosa” é usado para lembrar as mulheres do auto exame.

Aliás, sabe como surgiu a iniciativa?

Abaixo, extraído de: http://www.outubrorosa.org.br/historia.htm

OUTUBRO ROSA

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

bomba.jpg

– Hora de curtir a criançada!

Ufa, após uma jornada cansativa de trabalho, nada melhor do que curtir o dia das crianças com a filhota.

Será que ela curtirá a Barbie do portal Secreto e o Unicórnio Rosa?

O que vale não é o brinquedo, mas o carinho!

Daqui a pouco veremos… Ótimo domingo a todos.

bomba.jpg

– Uma Pseudo Qualidade de Vida em Jundiaí?

Qualidade de vida é isso aqui? Trânsito parado e cidade travada?

Antes de mais nada, sou partidário, mas não apolítico.

Anos de administração pública tucana (seguida da comunista / petista que nada mudou) incentivando os novos loteamentos na cidade, pregando a suposta “qualidade de vida” de Jundiaí, com especulação imobiliária nas alturas, e eis o resultado: cidade com trânsito caótico, terrenos e aluguéis hiper majorados, e insegurança pública gritante. Somos reféns do medo em nossas próprias casas, ilhados pelos congestionamentos e desgostosos da “pseudo-renovação” dos gestores da cidade.

E não me venham postar nhe-nhe-nhém sobre político X ou Y, porque todos eles são responsáveis por esse caos!

#PSDB, #PT, #PMDB, #PCdoB Todos farinha do mesmo saco! Quando estão no poder, mostram quem realmente são. O lindo discurso de campanha vira “dificuldade de implantação na prática”.

Pronto, desabafei. Não me encham a paciência os militantes, aspones e candidatos de plantão.

Ah! Não pleiteio cargo público nem voto algum, sou só um cidadão inconformado com a demagogia dos nobres governantes.

1017127_642967672410565_2009430843_n.jpg

– Pênaltis em Efervescência! Sobre Brasil 2 x 0 Argentina, Botafogo 1 x 0 Corinthians e Palmeiras 2 x 1 Grêmio

Há dias em que os erros de arbitragens se concentram em um único tipo de jogada: por exemplo, numa quarta só lances de “bola na mão”; em um domingo, só jogadas de expulsões; e, nesse sábado, pontualmente tivemos 3 jogos importantes com 3 pênaltis discutíveis.

Vamos comentá-los, além de algumas análises de outras discussões das partidas?

1) BRASIL 2 X 0 ARGENTINA

Superclássico das Américas jogado sobre gritos de torcedores com sotaque Mandarim? É o mundo dos negócios… Gostaria de ver a antiga Copa Roca jogada no Maracanã ou no Monumental de Nuñes, em data FIFA sem prejudicar os campeonatos nacionais. Aliás, imagino a torcida e a diretoria do Santos por pagar um alto salário ao Robinho e vê-lo entrar em campo aos 50m do 2o tempo…

Sobre o jogo: Péssima arbitragem do chinês Fan Qui. Respeitosamente, mas era um juizão “Xing Ling”. Não acredito que com aquele nível técnico possa ostentar o escudo FIFA. Seria legítima a honraria ou produzida em Pequim mesmo? Custa tão caro trazer um juiz europeu ou sulamericano para apitar tal importante jogo?

Aos 6 minutos de jogo, pênalti claro para a Argentina. Agüero é travado por Miranda, e o árbitro manda seguir. A propósito, a todo instante sinalizava vantagem na jogada (até quando não existia falta), abrindo os braços como se fizesse um aviãozinho.

Entretanto, aos 39 minutos, o árbitro compensou: Danilo disputa a bola com Di Maria, a acerta limpamente colocando-a para escanteio e o árbitro inventa um pênalti. Errou. Na cobrança, um detalhe muitíssimo curioso: Messi bateu, Jeferson espalmou e um argentino pegou o rebote, chutando para fora. Mas o árbitro não deu tiro de meta, ele incrivelmente reiniciou o jogo com um tiro livre indireto!

Falta não houve. Invasão de área tampouco. Não quero crer, mas só posso acreditar que ele marcou IMPEDIMENTO do argentino, que aparece sozinho para o rebote! Ao menos, o gestual foi esse (e nada repercutiu pois os brasileiros comemoravam a defesa do goleiro e os argentinos lamentavam a cobrança). Mr Fan Quin tem que voltar para a escolinha…

A se observar:

  1. a) Dunga ironizando o massagista argentino com um gesto de quem “cheira cocaína”;
  2. b) Messi ignorando a troca de camisas com Kaká num lamentável desprezo; e,
  3. c) Elias xingando o árbitro em português no intervalo de jogo, que respondia com largos sorrisos por nada entender.

Unfair Play total…

2) BOTAFOGO 1 X 0 CORINTHIANS

O Fogão enfrentou o Timão em Manaus, com umidade surreal e gramado ralado. Sem salários pagos, com o presidente internado por culpa de uma crise de labirintite e demissões em massa, teria o time levado o jogo para a Amazônia para a renda não ser confiscada caso o jogo fosse no Maracanã? Talvez sim.

Se no sábado de manhã a arbitragem chinesa foi mal na marcação ou não de pênaltis, a tarde o árbitro goiano André Luís de Castro Freitas acertou na marcação do tiro penal pela mão na bola de Fábio Santos. Nada de “inventar regra” ou “deturpar a orientação” da FIFA: a bola é chutada e o corinthiano pula com os braços de uma forma não convencional – o braço e a mão indo em direção a orelha, meio que desengonçado, sem evitar que a bola bata nele. É esse o perfeito exemplo de movimento antinatural, de intenção disfarçada, que se deve marcar a infração e o pênalti.

Apesar do elogio, fico na dúvida: mérito do árbitro ou do adicional, que estava em boa posição?

A curiosidade desse jogo é que o Corinthians ganha do líder Cruzeiro no Mineirão e perde do lanterna Botafogo com 10 jogadores…

3) PALMEIRAS 2 X 1 GRÊMIO

Nos anos 90, as equipes do Felipão eram recordistas em número de faltas. Lances de matar o jogo, não-violentos mas numerosos. O Grêmio de hoje não foge a risca na quantidade de infrações, mas as faltas estão cada vez mais violentas. Como o Tricolor Gaúcho mete o pé! Pilhado, maldoso e antidesportista: eis o que o time gaúcho mostra em campo pelos jogadores ou dirigentes (e, também, pela sua torcida organizada – vide episódio da morte do Fernandão e do Racismo cometido contra o Aranha).

Aos 9 minutos, a bola é alçada na área e Barcos pula juntamente com Valdívia. O chileno pula e a bola supostamente bate na mão. Vendo e revendo várias vezes, fico na dúvida se bateu na mão ou na cabeça do palmeirense. Mas importante: mesmo se a bola tivesse batido na mão, me pareceu involuntário, diferente do lance de movimento antinatural do jogo do Corinthians. Errou o árbitro Sandro Meira Ricci. E tenho a pulga atrás da orelha: o adicional dele, em frente a jogada, o auxiliou? Não sabemos…

Pior ainda foi a pipocada para a não expulsão de Fellipe Bastos. Como bateu! Árbitro de Copa do Mundo não pode pipocar desse jeito e se acomodar em não expulsar jogador só porque é 1o tempo. Felipão, que não é bobo, sacou o jogador ainda aos 28 minutos para não ficar com 10 jogadores. Segundo grave erro para prejuízo do Palmeiras.

No segundo tempo, Barcos disputa com Cristaldo, vai cometer (ou não) a falta mas o palmeirense se antecipa e se joga. O gremista leva o segundo amarelo e é expulso. Errou de novo, agora, prejudicando o time do Sul.

Nos lances de cartões amarelos em sequência nas faltas em Valdívia, aí sim Ricci acertou. Eram lances para pegar o gringo, tem que receber o cartão. Errados estão os jogadores gremistas em entrar na milonga e darem botinadas.

Por fim, me chamou a atenção que, após o fim de jogo, Valdívia e um diretor do Grêmio estavam em frente ao sexteto de arbitragem falando poucas e boas, ambos reclamando da arbitragem.

O que aconteceu com Sandro Ricci? Depois de um irretocável Mundial está apitando como novato. É péssima fase ou mudança de estilo? Desejo muito a volta aos gramados do Ricci aspirante a FIFA, com a faca entre os dentes e apitando muito.

E você, o que achou dos jogos? Deixe seu comentário:

bomba.jpg

– Proibição de Cobrança de Diploma Universitário Vingará?

Há um interessante projeto de lei que proíbe as Universidades de cobrarem pelo Diploma dos alunos.

Coerente. Aliás, a incoerência é a cobrança. Se o discente estuda 4 anos e se forma, por quê o documento que atesta sua capacitação deve ser pago a parte?

Extraído de: http://is.gd/sWCZpu

PROJETO PROÍBE FACULDADES DE COBRAR POR DIPLOMAS E OUTROS DOCUMENTOS

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3866/12, do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), que proíbe faculdades e universidades de cobrar pela primeira emissão e registro do diploma de curso superior ou pela primeira via de documentos acadêmicos.

Entre os documentos gratuitos, o projeto cita: declarações acadêmicas e escolares em geral, certidões para estágio, planos de ensino, certidões negativas de débito na escola e na biblioteca, certidões sobre disciplinas cursadas, documentação para transferência ou colação de grau, certificado de conclusão de curso, pedido de segunda chamada de prova por motivo justificado e atestados de natureza acadêmica ou escolar e assemelhados.

Bornier argumenta que o Ministério Público já entrou na Justiça em diversos estados contra a cobrança de taxa para a emissão desses documentos. Mesmo assim, explica o deputado, as instituições de ensino continuam cobrando taxas para a expedição de qualquer tipo de documento acadêmico.

Segundo Bornier, a situação é ainda mais grave no caso da primeira emissão e registro do diploma de ensino superior. O Ministério da Educação já decidiu que o diploma não pode ser taxado em separado, mas a determinação não tem sido cumprida.

“Apesar das várias decisões do MEC contrárias à cobrança e do fato de o Código de Defesa do Consumidor proteger o cidadão de pagamentos abusivos, essas taxas estão sendo cobradas”, justificou.

imgres.jpg

– Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e dos Árbitros de Futebol

Poucos sabem, mas na década de 90, em eleição entre os árbitros de futebol, Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi escolhida como padroeira da categoria. Motivo: sendo que Maria é Mãe de Cristo, seria de bom grado a sua benção e invocação para os juízes de futebol (cujas mães são tão lembradas em campo). Assim, tornou-se também a Mãe dos Árbitros.

Há quase 12 anos, por indicação do Padre Ton Ferreira, o então bispo de Jundiaí, Dom Amaury Castanho (que se tornou conhecido nacionalmente por suas cartas à imprensa defendendo radicalmente os valores cristãos), aprovou e reconheceu oficialmente a Oração do Árbitro de Futebol, que não existia até então, direcionada ao Filho de Deus por invocação de Nossa Senhora Aparecida.

Abaixo, reconhecida pelo Vaticano, a oração aos árbitros de futebol devotos de Maria, neste dia onde ela é lembrada não só por ser padroeira do Brasil, mas também como patrona dos Árbitros de Futebol.

ORAÇÃO DO ÁRBITRO DE FUTEBOL

Senhor Jesus Cristo,

Tu, que conheces o íntimo de cada um de nós, tem piedade de todo o teu povo.

Pedimos tuas bênçãos para todas as pessoas que estão envolvidas na prática esportiva: árbitros e jogadores, torcedores e policiais, gandulas e jornalistas, fiscais e dirigentes das nossas federações.

Nós te amamos, mas sabemos de nossas fraquezas. Humildemente, te suplicamos a proteção, visando não as vitórias ou honrarias humanas, mas a um bom, honesto e seguro trabalho. Acima de tudo, que seja feita a tua santa e bendita vontade.

Tudo isso te pedimos por intercessão de Maria Santíssima, a quem carinhosamente temos por mãe, invocada como Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e Patrona dos Árbitros de Futebol.

Amém.

COM APROVAÇÃO ECLESIÁSTICA DO SR BISPO DA DIOCESE DE JUNDIAÍ, DOM AMAURY CASTANHO, EM 04/12/2002

imgres.jpg

– A Irresponsabilidade em meio a Seca

Cada vez mais a falta de água assola o paulista devido a estiagem. E, na mesma proporção, a qualidade do ar fica péssima.

Um domingo tão belo como esse, e criminosos têm coragem de atear fogo no mato para “limpar” os terrenos.

Tenha dó… Estragaram o amanhecer do sol com a fumaça!

bomba.jpg