Não recomendo o TERRA a ninguém. Para se ter acesso à Internet, utilize UOL, IG, Globo.com, R7 ou qualquer outro. E digo isso com dor no coração, pois (ainda) sou cliente (desde o tempo em que existia o ZAZ.com.br) e me sinto feito de trouxa!
Digo isso devido ao péssimo atendimento do suporte. Pura enganação. Veja o meu caso abaixo e diga: não é revoltante?
Abaixo, ao Terra:
Abaixo:
Possuo dois blogs no serviço Terrablog.
Um é o “Pergunte Ao Árbitro” (pergunteaoarbitro.blog.terra.com.br).
O outro, é o Blog do Professor Rafael Porcari (professorrafaelporcari.blog.terra.com.br).
Porém, nos últimos dias o Terra divulgou na sua página de blogs (blog.terra.com.br) que o serviço iria deixar de existir em 30 de setembro de 2014. Assim, os proprietários de blogs deveriam exportar seus dados a fim de que não os perdessem.
Imediatamente ao comunicado, 15 dias antes, fiz os procedimentos recomendados ao Blog Pergunte ao Árbitro – na parte da Administração do Blog fui em Gerenciar, em seguida Exportar e salvei meus dados (já inseridos em um outro Blog, novo, criado para a migração). Eram aproximadamente 430 posts redigidos em artigos didáticos por 4 anos.
Entretanto, os mesmos procedimentos para o “Blog do Professor Rafael Porcari – Discutindo Contemporaneidades” não resultaram em êxito, realizando os mesmos procedimentos. A lógica aparente era que por ser um arquivo maior a ser gerado (afinal, eram 8400 posts publicados e aproximadamente 150 agendados, ao longo de 6 anos), existiria uma dificuldade maior.
Usei outra conexão mais potente e não deu certo também. O arquivo não se concluía e a página parava, travava, ficava estática. Tentei pelo Safari, Internet Explorer e Google Chrome por máquinas diferentes. Também em vão.
Liguei ao telefone de suporte, e fui atendido por uma pessoa que não sabia da existência do serviço TerraBlog, sendo que minhas lamentações foram em vão. Liguei uma segunda vez e, após repetir a mesma história, fui informado que o serviço seria descontinuado e não poderia fazer nada, numa resposta “padronizada”. Liguei uma terceira vez e aí fui melhor atendido. A pessoa ouviu pacientemente o histórico relatado e aconselhou falar com o Terra Empresas, pois o pessoal de lá daria suporte. Como tenho conta no Terra tanto como pessoa jurídica e pessoa física, não houve problema. Liguei pela 4a vez e o atendente acompanhou em sua máquina os procedimentos, e verificou que realmente havia um problema pelo tamanho e que o Terra precisava dar uma solução, mas que ele não poderia fazer muita coisa pois os Blogs Gratuitos (mesmo o serviço Terra sendo pago) era problema do atendimento Residencial. Reclamei que estava sendo direcionado de um para o outro, e me aconselhou a entrar em contato por email, pois pessoas mais especializadas me atenderiam.
Através do suporte via email, no endereço clienteterra@terra.com.br, fui informado que deveria limpar o histórico e outras coisas básicas (que eu já tinha feito e que refiz). Nada. Redigi novamente todos os meus problemas novamente (portanto, foi o 6o contato) e recebi uma resposta padronizada de que o procedimento correto era aquele. Nesse momento, tive a impressão de que tudo o que eu houvera escrito não foi lido e nem dado a atenção.
Reclamei e fiquei sem resposta. Então, liguei (7o contato) ao atendimento residencial pedindo para reclamar do não solucionamento do meu problema, e ao contar o histórico, a atendente desligou no meio das minhas queixas. Fiz nova ligação (8a) e pedi um supervisor, que com muito custo me atendeu, insisitindo que não havia pessoal técnico para isso e que o suporte era só por email. Foi gerado um protocolo de número 2933555.
O tempo passava e eu, em todas as ligações, reclamava de que no dia 30 o blog sairia do ar e nada eu poderia fazer! Sempre alertando os atendentes: tenho 8400 artigos e 6 anos de trabalho nele, não poderia perder tudo isso.
Escrevi de novo ao suporte por email (9o contato) citando o protocolo e não obtive resposta inteligente, a não ser que eu deveria fazer o download pois o serviço seria expirado.
Tentei o suporte via chat (10o contato), sem sucesso. Ao citar que era a respeito do Terra Blog e começar a contar a história, a atendente fugiu da conversa e a conexão “caiu”.
No 11o contato, agora pelo Terra Empresas, registrei o protocolo 2933814, e ali sim fui bem atendido. Mas, infelizmente, não conseguimos uma solução pois a idéia era fracionar o envio do arquivo, assim aliviaria o tamanho dos 8400 posts e tal ferramenta não estava disponível a ele.
Assim, 12o contato com o suporte no clienteterra@terra.com.br e a atendente Greice (ufa, felizmente ela) não só discutiu alternativas comigo, como ligou para fazermos testes! No nosso 13o contato, ela observou que eu, como cliente, não conseguiria fazer a exportação dos dados pelas ferramentas disponibilizadas pelo Terra, e que a solução seria que o departamento de tecnologia tentaria dividir em 10 lotes de arquivos para que eu pudesse recebê-los, já que a própria Greice testemunhou o problema.
No dia 29 de Setembro, véspera do término do serviço, recebi a seguinte mensagem (14o contato) assinada por Cristiane Rodrigues:
Em análise aos registros de atendimentos, verificamos que a questão apresentada em sua mensagem está em tratamento pela equipe de (Apoio à Ouvidoria, Diretoria, Relacionamento com o Cliente, Cobrança) através de contato direto com a Gestão (Setor Técnico), a fim de viabilizar a solução da questão.”
No dia 30 de setembro, as 18h30, após o desligamento do serviço, escrevi novamente ao clienteterra@terra.com.br, (15o contato) aos cuidados das atendentes Greice e Cristiane, aguardando uma resolução do meu caso. Eis que recebo a seguinte mensagem no dia 03, assinada por Lisiane Cidade (16o contato):
Prezado Rafael,
“O produto Terra Blog foi desligado e não está mais disponível.
Depois da referida data de 30 de setembro de 2014, os conteúdos ficaram indisponíveis, não sendo possível sua recuperação.”
“Prezado Rafael,
Reiteramos , que o produto Terra Blog foi desligado e não está mais disponível.
Depois da referida data de 30 de setembro de 2014, os conteúdos ficaram indisponíveis, não sendo possível sua recuperação.”
Caros amigos, imaginem o tempo perdido nas cansativas ligações; na redação de e-mails e horas dispensadas a isso!
Estou tentando amigavelmente resolver essa situação, em todos os canais disponíveis do Terra, aguardando uma ligação telefônica de qualquer departamento competente. É impossível que não exista alguém que resolva uma coisa tão simples: dividir em 10 lotes os 8600 posts aproximadamente e enviá-los a mim!
O problema não me parece de competência técnica, mas de atendimento, infelizmente.
Insisto que tenho 6 anos redigidos ali, com material de suma importância pessoal e profissional, e que não posso perdê-los simplesmente por mal atendimento.
Tenho hoje duas opções:
1- aguardar o Terra resolver o problema; ou
2- entrar na Justiça pedindo indenização pelos danos morais do material “perdido” (ou melhor, não disponibilizado), além da indenização pelos transtornos ocasionados nos últimos dias e o constrangimento em ser horrivelmente atendido. Tenho tudo arquivado e meu advogado garante que a causa é boa! Aliás, meus alunos da área de Administração de Empresas já aguardam um belo estudo de caso nas disciplinas de Marketing, Comportamento do Consumidor e outras afins que leciono, exemplificando como “não tratar bem um cliente”
Atenciosamente,
Rafael Porcari



