– Vale tudo na reta final das campanhas?

Ofensas na TV, militância na Internet atuando enlouquecidamente, declarações radicais e ridículas de candidatos, promessas que visivelmente não serão cumpridas, apelo emocional de filmetes, e outras tantas coisas deploráveis. 

É a reta final das Eleições no Brasil!

Se todas as denúncias contra todos os candidatos fossem rigorosamente apuradas, teríamos um grande W.O. de presidenciáveis e postulantes ao Legislativo, não?

bomba.jpg

– Emerson Sheik, o demagôgo!

O STJD puniu apenas com uma advertência Emerson Sheik nesta última segunda-feira, no caso das críticas à CBF enquanto saía de campo por expulsão no jogo entre Botafogo X Bahia

O curioso é que na sua entrevista logo após o julgamento, declarou que estava feliz pois:

Apesar de vocês [da imprensa] criarem essa situação, mostrei qual era a verdade“.

Ué! Foi o câmera da Sportv quem correu até ele? Foi algum jornalista quem editou sua fala? Foi tudo montagem e é culpa da imprensa?

Pior do que isso foi ele ter se tornado destaque nas Redes Sociais durante o julgamento ao ser flagrado jogando um aplicativo tranquilamente em seu celular. Claro, não deveria estar preocupado com punição, afinal, segundo ele, a culpa era da imprensa…

Aliás, Emerson Sheik não levou gancho pelas críticas contra a CBF mas foi presenteado pelas ofensas contra o árbitro do jogo citado com 4 partidas de punição, pelo seguinte relato na súmula: 

O referido atleta havia sido advertido anteriormente por reclamação ao proferir as seguintes palavras a mim: ‘apita essa porra!’. Após ser expulso, o mesmo veio em minha direção e proferiu as seguintes palavras: ‘Safado, sem vergonha, você é um merda, vagabundo. Não apita nada!’. Informo ainda que ao se retirar de campo, o mesmo foi em direção à câmera de TV e proferiu as seguintes palavras: ‘A CBF é uma vergonha, uma vergonha!’.

Gente fina esse Emerson, que um dia foi Márcio e hoje defende a moralidade na CBF. 

bomba.jpg

– Dia da Bíblia e de São Jerônimo

Hoje é dia de São Jerônimo, doutor da Igreja que organizou a Bíblia Sagrada (por isso que se celebra neste 30/09 também o Dia da Bíblia).

Conheça sua bela história: 

http://instagram.com/p/tkIdmdnYwW/

Extraído de CancaoNova.com

SÃO JERÔNIMO

Nasceu na Dalmácia em 340, e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. É de São Jerônimo a célebre frase: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.Com posse da herança dos pais, foi realizar sua vocação de ardoroso estudioso em Roma. Estando na “Cidade Eterna”, Jerônimo aproveitou para visitar as Catacumbas, onde contemplava as capelas e se esforçava para decifrar os escritos nos túmulos dos mártires. Nessa cidade, ele teve um sonho que foi determinante para sua conversão: neste sonho, ele se apresentava como cristão e era repreendido pelo próprio Jesus por estar faltando com a verdade (pois ainda não havia abraçado as Sagradas Escrituras, mas somente escritos pagãos). No fim da permanência em Roma, ele foi batizado. Após isso, iniciou os estudos teológicos e decidiu lançar-se numa #peregrinação à Terra Santa, mas uma prolongada doença obrigou-o a permanecer em Antioquia. Enfastiado do mundo e desejoso de quietude e penitência, retirou-se para o deserto de Cálcida, com o propósito de seguir na vida eremítica. Ordenado sacerdote em 379, retirou-se para estudar, a fim de responder com a ajuda da literatura às necessidades da época. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão a Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja na época). Esta tradução recebeu o nome de Vulgata. Assim, com alegria, dedicação sem igual e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal. Saiu de Roma e foi viver definitivamente em Belém no ano de 386, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 420, aos 30 de setembro com, praticamente, 80 anos de idade. A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o “Dia da Bíblia” no mês do seu aniversário de morte, ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna.

São Jerônimo, rogai por nós.

bomba.jpg

– 29 de Setembro será a Nossa Despedida?

O Terra Blog encerra seu serviço de blogs a pessoas físicas nessa data.

O blog “Discutindo Contemporaneidades” passará do antigo endereço:

professorrafaelporcari.blog.terra.com.br

Para:

ProfessorRafaelPorcari.com

O blog “Pergunte ao Árbitro” passará do antigo endereço:

Pergunteaoarbitro.blog.terra.com.br

Para”

PergunteAoArbitro.wordpress.com


/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Table Normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:12.0pt;
font-family:Cambria;
mso-ascii-font-family:Cambria;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Cambria;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;}

Aguardo sua visita!

– Os Árbitros Adicionais não deveriam ser Úteis?

Sem dúvida, a implantação dos Árbitros Assistentes Adicionais (os “AAA”, aqueles que ficam atrás dos gols) foi uma ajuda benvinda pelo árbitro central. Afinal, é mais gente para ajudá-lo.

Teoricamente, um AAA inibe os agarrões dentro da área, socorrem o juizão em lances de penais não observados e tiram a dúvida se uma bola entrou ou não. Quem apita, sabe como esse socorro é importante!

Mas na prática…

Nesse domingo, o árbitro da FIFA Ricardo Marques Ribeiro (que apitou São Paulo x Fluminense no Morumbi no sábado) era o AAA de Heber Roberto Lopes na partida Santos x Goiás. O time goiano chuta uma bola no gol, ela passa a meta, bate no chão e surge a dúvida: entrou por inteiro ou não?

Entrou, e ENTROU MESMO. Porém, Ricardo Marques (mal posicionado, mas isso ainda não justifica o erro crasso) avisa o árbitro que não foi gol…

Veja o lance:

bomba.jpg

Me lembrou muito o lance de Vasco X Flamengo pelo Campeonato Carioca de 2014, onde a bola entrou 33cm e o adicional, bem posicionado, não confirmou o gol.

Lembre o lance:

bomba.jpg

A dúvida é: como é que pode dar uma vacilada dessas, não?

– Empreendedor à Flor da Pele

Há certas pessoas que têm o espírito empreendedor aflorado. O que dizer: o inovador Luiz Possas criou a cerveja Kaiser, a água-de-coco Kero Coco e agora pretende criar Petiscos de Inseto!

Será que ele vencerá a barreira cultural?

Inovador ele é…

Extraído de: Revista Época, Ed 676, pg 78-80

QUER BEM OU MALPASSADO?

Por Daniella Cornachione

O empresário mineiro Luiz Otávio Pôssas Gonçalves, de 69 anos, já criou uma marca de cerveja, outra de água de coco e uma terceira de cachaça. A cerveja é a Kaiser, a água de coco é a Kero Coco e a cachaça é a Vale Verde. Em cada mercado de que participam, essas bebidas ocupam posição de destaque. Por maior que seja o talento de Pôssas para os negócios, é difícil imaginar, porém, que ele vá obter a mesma popularidade com seu recente empreendimento, a Nutrinsecta. Trata-se de uma produtora de insetos. Em março, a empresa deu um passo inédito no Brasil – pediu ao governo de Minas Gerais, ao Ministério da Agricultura e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) certificação de que seus insetos podem ser consumidos por seres humanos. Gilberto Schickler, zootecnista e um dos sócios da empresa, espera que a decisão saia até junho. Ele explica que a produção de insetos para ração continuará como negócio principal da empresa. A autorização do governo para consumo humano serviria como atestado de qualidade para os produtos da empresa – mas pode ser usada para prospectar o novo mercado. “Eu não seria capaz de comer uma barata, mas já experimentei larvas de besouro fritas e achei gostoso”, afirma Pôssas. Quanto a levar baratas à mesa, ele concede que há uma “barreira cultural”.

Pode parecer estranho atribuir apenas a uma “barreira cultural” a opção por não comer baratas. Mas a verdade é que, no mundo dos insetos produzidos para alimentação, já caíram as barreiras nutricionais ou sanitárias. Os bichos em criação não têm contato com sujeira e comem legumes, frutas e farelo de trigo. Mortos, podem ser processados a ponto de virar uma discreta farinha de proteína para ser usada como suplemento alimentar.

Pôssas chegou aos insetos por causa de seu interesse por aves. Em 2000, ele começou a financiar o trabalho de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais em busca de novas formas de alimentar sua criação. Nesse processo, conheceu a proteína originada dos insetos. “Adicionar insetos na alimentação dos animais aumenta o bem-estar da criação. É uma das melhores fontes de proteína”, afirma a veterinária Flávia Saad, professora da Universidade de Lavras e uma das participantes dos estudos. Com 26 receitas em mãos, Pôssas fundou em 2006 a fabricante de rações MegaZoo. Para abastecer a linha de produção, resolveu criar os insetos ali mesmo, em Betim, Minas Gerais, em sua antiga fazenda. Três anos depois, abriu a Nutrinsecta, que fornece mensalmente 1.400 quilos de moscas, besouros, baratas e grilos, vivos ou processados, para sua empresa-irmã MegaZoo. Há clientes também entre zoológicos e criadores de animais. Os sócios esperam quintuplicar a produção a partir de junho, com a inauguração de uma segunda fábrica. Eles dizem que o aumento de escala permitirá a redução dos preços. Hoje, 1 quilo de inseto custa, em média, R$ 100, embora a empresa tenha apenas sete funcionários. Para ganhar mercado, esses preços precisam cair. Vender insetos como comida para gente seria, nesse contexto, um atestado de limpeza e qualidade, mais do que uma fonte de receitas importante.

Com o mesmo consumo de vegetais, os grilos produzem quatro vezes mais proteína que vacas

Embora o Brasil não enfrente nenhuma crise de produção de alimentos, a demanda do planeta por proteína animal cresce de modo preocupante. No ano passado, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) começou a incentivar, oficialmente, a inclusão de insetos na dieta, hábito chamado de entomofagia. Segundo a FAO, até 2050 o consumo global de carne deverá dobrar, mas esse alimento se tornará mais caro e raro, a ponto de ganhar status de item de luxo. A criação de animais de corte tradicionais já ocupa dois terços das terras disponíveis para produzir alimentos, mas bois, porcos e carneiros não são os sistemas mais eficientes para converter vegetais em proteína. Para produzir 1 quilo de proteína animal, os grilos consomem 1,7 quilo de alimento, bem menos que o frango (2,2 quilos), o porco (3,6 quilos), o carneiro (6,3 quilos) e a vaca (7,7 quilos). Por outro lado, grelhar um filé de grilo deve ser extremamente trabalhoso… Os insetos superam as criações tradicionais também pela concentração de proteínas. “Os insetos têm vantagens sobre animais convencionais, incluindo um alto nível de proteína, vitaminas e minerais. Além de um sabor único”, afirma Arnold van Huis, entomologista da Universidade Wageningen, na Holanda, e um dos principais defensores do consumo de insetos por gente. Junto com outros cientistas, Van Huis publicou em dezembro um artigo demonstrando que, por quilo de proteína produzido, porcos liberam na digestão entre oito e 12 vezes mais amônia do que grilos e 50 vezes mais amônia do que gafanhotos. A amônia é um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

De acordo com a bióloga mexicana Julieta Ramos Elorduy, autoridade mundial no assunto, 3 mil grupos humanos em mais de 120 países comem insetos. A tendência é que o hábito se torne mais difundido. Mas isso não significa que a entomofagia seja para todos. Assim como seus primos crustáceos, insetos podem provocar fortes alergias. Aos que têm alergia a camarão, recomenda-se evitar as novas iguarias.

imgres.jpg

– Dia dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Tenho nome de anjo, embora, logicamente não seja um. Mas tal honraria me faz refletir, meditar, orar… e concluir: os anjos estão presentes na nossa vida, são servos de Deus e tão amigos nossos, e ao mesmo tempo deixamos-os de lado.

Neste dia 29, lembramo-nos dos 3 mais importantes anjos da Bíblia, citados abaixo. Conheça suas histórias (extraído de: Amaivos.uol.com.br)

SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL

São Miguel é o defensor do povo de Deus em tempo de angústia e é também padroeiro da Igreja, pela tradição é quem acompanha as almas dos mortos até o céu.  É também conhecido como o Chefe das Milícias Celestes e é invocado na luta contra o mal.  Considerado Príncipe dos Serafins, seu nome significa “aquele que é semelhante ao próprio Deus.”

São Gabriel é o grande comunicador, sendo responsável pelo anúncio do nascimento de João Batista e, honra maior, pelo anúncio à Maria sobre o nascimento de Jesus Cristo.  É conhecido como patrono de todos aqueles que trabalham com transmissão de informações.  Seu nome significa “homem de Deus” ou, ainda, “Deus mostrou-se poderoso”.

São Rafael é o companheiro de viagem do homem, seu guia e protetor na adversidade.  É considerado protetor dos viajantes e um poderoso intercessor junto ao Pai.  Seu nome significa “aquele que cura”.

Santificando minha vida:  Deus nos concede a proteção dos santos anjos como auxílio em nossa vida.  Costumo lembrar-me dessa proteção e agradeço a Deus por ela?

bomba.jpg

– A Importante Reunião da CBF terá gente que entende da Matéria?

Na próxima quinta-feira, dia 02, os árbitros sorteados para trabalharem na 26A Rodada do Brasileirão e os capitães das 20 equipes do torneio receberão da Comissão de Árbitros da CBF as explicações sobre a questão da “Mão na Bola ou Bola na Mão”. A idéia é que se esclareça a tremenda confusão provocada pelo equívoco da orientação mal feita aos juízes brasileiros quanto a se marcar infração em quase todas as bolas que batessem na mão.

Tenho muita preocupação com esse encontro. Entenda: Sérgio Correa da Silva, o presidente da CA-CBF, durante dias elogiou os pênaltis mal marcados como corretos. Ana Paula Oliveira, diretora da Escola de Árbitros, gravou um vídeo reforçando o “acerto” dos árbitros nos pênaltis equivocados e cobrando, com outras palavras, carrinhos com os braços colados ao corpo, sendo a gravação retirada posteriormente da CBF TV. Na última terça-feira, à Folha de São Paulo, Sérgio absurdamente contrariou a questão da intenção/ mão deliberada (condição sine qua non para se marcar uma falta ou pênalti) justificando quetoda vez que o jogador tiver uma ação e impedir ou bloquear a bola, mesmo tendo naturalidade, a tendência é o árbitro marcar a infração.

Porém, na quarta-feira, ao Estadão, Massimo Bussaca (chefe dos árbitros da FIFA) puxou a orelha do Brasil e lembrou que nada mudou na Regra do Jogo, dizendo que a FIFA só reforçou a questão da mão necessariamente ser deliberada no toque (o que justifica o termo “movimento anti-natural da mão acrescido na diretriz da Regra 12). Textualmente, disse que o que acontecia no Brasil estava sendo “um absurdo”.

Ainda na quarta, à noite, ao Globoesporte.com, Sérgio disse que passou a orientação correta da FIFA, mas os árbitros que não a entenderam. Por fim, ao UOL, alegou que a confusão se deu por uma palestra dada ao instrutor FIFA e ex-árbitro Jorge Larrionda que houvera ensinado errado.

O fato é: você, como torcedor, não fica preocupado com o que a CBF vai ensinar ou orientar aos árbitros e jogadores depois dessa lambança?

Lamento que durante todo esse episódio de equívocos da Comissão de Arbitragem, gente que entende do riscado foi desprezada pela própria CBF dentro da sua autossuficiência. E registro como especialistas (jornalistas e ex-árbitros) que alertaram a entidade, sendo Gustavo Caetano Rogério, Carlos Eugênio Simon, Sálvio Spínola Fagundes, Jorge Paulo Gomes, Euclydes Zamperetti Fiori, Flávio Prado, Fernando Sampaio, Mauro Betting, entre tanta gente competente. Todos, entretanto, deixados de lado pela fala de gente que dá mais audiência, como Arnaldo César Coelho.

DESAFIO a CBF a debater e orientar seus árbitros com a presença das pessoas acima citadas.

Claro que ela não debaterá. Infelizmente.

bomba.jpg

– Redes Sociais são Estressantes, segundo pesquisa

Ora, ora… o “Parque de Diversões Virtual” que costuma ser o mundo das redes sociais como Facebook e Twitter, acaba deixando as pessoas mais irritadas do que relaxadas.

Motivo: pesquisa mostra que hoje, com pais, parentes e chefes sendo adicionados e usando tal ferramenta, a pessoa passa a ser mais vigiada e se obriga a tomar muito cuidado ao postar algo.

Vai que a mãe dá um puxão de orelha virtual e todos lêem, ou o chefe implica com alguma coisa?

Extraído de:

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1192600-adicionar-os-chefes-no-facebook-pode-aumentar-estresse-diz-pesquisa.shtml

ADICIONAR OS CHEFES NO FACEBOOK PODE AUMENTAR ESTRESSE, DIZ PESQUISA

Pesquisa feita na escola de negócios da Universidade de Edimburgo mostra que quanto mais círculos sociais uma pessoa conecta em sua vida on-line, mais estresse causam as mídias sociais.

Isso porque quanto mais grupos relacionados ao perfil no Facebook, maior o potencial de esses amigos causarem uma ofensa pública. A ansiedade a esse respeito aumenta ainda mais quando a pessoa adiciona chefes ou familiares.

A apreensão é justificada: pesquisas indicam que mais da metade dos empregadores já deixou de contratar alguém por algo que foi visto nas redes sociais.

Os pesquisadores da Universidade de Edimburgo descobriram que, em média, os amigos de uma pessoa no Facebook pertencem a sete círculos sociais diferentes.

O grupo mais comum é o de amigos off-line, seguido pela família ampliada, irmãos e irmãs, amigos dos amigos e colegas.

O levantamento, que ouviu 300 pessoas, detectou ainda que apenas um terço usa as listas privadas do Facebook para divulgar suas atualizações, ferramenta que permite controlar para quais grupos de amigos vão as informações.

“O Facebook costumava ser uma grande festa para todos os amigos, onde se podia dançar, beber e paquerar. Mas agora, com pais, mães e chefes olhando tudo, a festa se torna um evento cheio de potenciais armadilhas sociais”, disse Ben Marder, autor da pesquisa e professor da Universidade de Edimburgo.

imgres.jpg

– Vale muito mais Scooby Doo!

Hoje assisti, relaxadamente, a Scooby Doo junto da minha filhota e da esposa querida. 

Programa nota 1000! Aliás, bem melhor do que assistir ao futebol na tarde da Globo, tradicional Show de Horrores que tem acontecido com frequência.

Não assisti a Atlético Paranaense x Corinthians, mas certamente foi ruim demais. Nível do Brasileirão, onde jogo bom tem sido coisa rara.

bomba.jpg

– E a Crise da Água?

Chega a ser assustador o caos que algumas cidades passam pela carestia de água. E por mais que se peça para economizar, a falta de chuva é ainda maior. O que fazer?

Mesmo que alguns municípios não tenham se preparado adequadamente para a estiagem, talvez tal situação tenha fugido do controle até mesmo de quem houvera se planejado.

A preocupação é: e os ateadores de fogo, que praticam queimadas especialmente para limparem os terrenos?

Ninguém merece e os narizes lamentam.

104328_Papel-de-Parede-Gota-dagua--104328_1024x768.jpg

– A FIFA quer que jogador pertença ao Clube. E daí?

A FIFA estuda acabar com os fundos de investimentos que são donos de jogadores de futebol. A idéia é que somente os clubes possam ser detentores dos direitos federativos do atleta contratado.

Na prática, isso acabaria com a situação em que determinado jogador tenha hipoteticamente 20% dos seus direitos pertencentes a um empresário, 30% a um investidor, 40% ao clube ou os outros 10% fatiados entre outros “proprietários”.

Mas isso, claro, é paliativo. Aqui no Brasil, onde grande parte dos clubes não tem os jogadores como atletas pertencentes ao elenco, mas sim “colocados para jogarem” por alguém que tenha direito, tornando-se assim a agremiação como uma boa vitrine comercial para os empresários, a coisa ferverá até uma ideal readequação.

E qual será ela?

Simples: a criação de clubes de fachada! É de conhecido público que grandes negociantes como Eduardo Uram, Família Figger e tantos outros compram equipes e lá registram seus jogadores.

A mudança trará algumas implicações, mas no final da conta, os jogadores mudarão de donos que eram fundos para donos que sejam clubes – ATUANTES OU NÃO em campeonatos!

Continuarão como “atletas em prateleiras”, sendo produtos ofertados como já são”.

Fico com a curiosidade: quem terá o maior elenco do Brasil? Tombense, Deportivo Brasil e tantos outros por aí… Aliás, algo assim aconteceu com o camisa 10 Rodrigo Fabri, quando foi vendido da Portuguesa ao Real Madrid via Uruguai.

Teria sido naquela época um “acordo entre cavalheiros”?

bomba.jpg

– A Corrida para Você Nascer!

Veja que bacana: uma matéria entusiasta sobre como já nascemos vencedores! Cada um é um ser único, que antes de vir ao mundo, já venceu outros 300 milhões de outros concorrentes!

Gostei e compartilho, extraído de: http://is.gd/uivcFd

VOCÊ, O ESPERMATOZÓIDE VENCEDOR

Por Carlos Dias

Parabéns, você é um vencedor. Já nasceu com essa condição. Para ser o que é, ganhou a primeira e a mais importante competição de toda a sua existência, uma disputa mais concorrida do que qualquer vestibular. Você contrariou estatísticas, desafiou regras matemáticas de probabilidade e zombou da sorte. Derrotou outros 300 milhões de concorrentes.

Esse é o número de espermatozóides lançados no canal da vagina durante um ato sexual. Todos sabem qual o caminho a tomar. Nadam freneticamente em direção ao útero, onde – durante apenas dois dias por mês – podem encontrar um óvulo à espera da união capaz de gerar um novo ser humano. Não é fácil. Somente um deles é bem-sucedido nessa corrida de obstáculos. Foi um esperma- tozóide específico, de seu pai, que levou a um óvulo de sua mãe as moléculas de DNA que, misturadas ao DNA dela, deram as instruções genéticas para fabricar você. Imagine se ele tivesse morrido na praia. Você não existiria.

Metade de todos os espermatozóides morre rapidamente no interior da vagina, um ambiente, por incrível que pareça, inóspito para eles. Os sobreviventes que chegam à entrada do útero deparam com um muco que só permite a passagem dos espermatozóides quando a mulher está prestes a ovular. Caso contrário, morrem todos. Com a entrada permitida, eles atravessam todo o útero em direção às tubas uterinas (*), os dois estreitos canais que levam aos ovários. É em uma das tubas que vai ocorrer a fecundação. O final dessa corrida é eletrizante. Os espermatozóides usam sua longa cauda para nadar vigorosamente contra a correnteza de um fluido que traz o óvulo.

Passaram-se, até aqui, apenas cinco minutos. Muitos chegam ao óvulo – uma célula desproporcionalmente grande, a única do organismo humano que pode ser vista a olho nu. Todos lutam desesperadamente para forçar a sua entrada. Quando o vencedor consegue, o óvulo desencadeia imediatamente uma reação bioquímica e altera sua composição externa, fechando definitivamente a passagem para os demais. É o fim da corrida. Mais quatro dias e o óvulo fecundado, chamado ovo, chega ao útero. Nove meses depois, nascerá mais um bebê, o resultado desse irresistível processo biológico que hoje espalha mais de 5 bilhões de vencedores sobre a superfície do planeta Terra.

(*) Pela nova nomenclatura anatômica, este passa a ser o nome das trompas de Falópio

espermatozoide-vencedor.png

imgres.jpg

– Reclamações Preventivas funcionam no Futebol?

Após o jogo entre São Paulo 2 x 2 Flamengo, jogadores como Alecsandro e Muralha choraram as mágoas no Twitter, dizendo que “o apito derrubará o Flamengo para a série B”.

Mas eles não assistiram ou não jogaram contra o Corinthians no Maracanã? Ou tampouco contra o Coritiba pela Copa do Brasil? Não foram jogos com erros pró-Mengão?

Aliás: o Corinthians foi prejudicado contra o Flamengo e depois beneficiado contra o São Paulo, que foi beneficiado contra Flamengo. Saldo zero de reclamações em 15 dias a esses 3 clubes com os erros se compensando.

Por fim: nesta reta final, vale o chororô preventivo, usado como desculpas pela incompetência. Claro que não se pode esconder os erros, mas tal declaração leva a crer em má fé! E Luxemburgo que o diga: quem o ouve e não conhece o treinador, compra o discurso.

bomba.jpg

– O que custa colaborar?

Descobriu-se que há 7 meses o ex-presidente Lula está enrolando a Polícia Federal para depor a respeito do Mensalão.

E não se faz nada?

Que medo é esse?

Blindagem mítica?

Infelizmente, nesses grandiosos casos de corrupção, parece sempre existir envolvimento de políticos de toda linha ideológica e popularidade.

bomba.jpg

– Profissionalismo e Tecnologia repudiados pelo Chefe de Árbitros da CBF.

É de se lamentar a declaração do Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF Sérgio Correa da Silva à Sportv durante a semana, depois do infeliz episódio sobre a orientação equivocada de bola na mão, cuja “orelha foi puxada” pela FIFA.

Em tom de desabafo (e até mesmo de arrogância), falando sobre as condições dos árbitros do Brasil, criticou a Profissionalização, reclamando que se fossem profissionais,

não poderia mandar o sujeito que errar embora”.

Cômodo, não? Vejam alguns árbitros que há ANOS fazem lambanças folclóricas e ainda assim continuam nas escalas (e não são profissionais). Um árbitro profissional, que a grosso modo seria um membro FIFA, de elite e de excelência, caso errasse em um jogo importante, teria demissão sumária? Claro que não. Há alguns que apitam muito bem e nunca chegam a elite, sumindo aos poucos do quadro de árbitros. E há outros que começam a apitar no Maracanã e nunca se firmam, mas a bolinha é incansavelmente sorteada.

Pior é o discurso para a não utilização dos sistemas tecnológicos no futebol. Declarou Sérgio que:

Vai acabar com a discussão e o futebol vai ficar muito chato. Vai tornar o futebol mais justo, mas vai perder a graça.

Meu Deus! Se falamos cada vez mais em legitimar os resultados dentro de campo, e a tecnologia de ponta nos permite isso, por que rumar contra a maré?

Isso é um verdadeiro 7×1 do apito no futebol…

bomba.jpg

– Universo de Maurício de Souza e suas Origens

Eu e minha filha adoramos “revistinhas”. Os gibis da Turma da Mônica fazem parte das viagens imaginárias que fazemos ao mundo dos quadrinhos. E eis uma postagem legal: Maurício de Sousa posa com sua filha Mônica (a inspiradora) e o coelhinho Amarelo, o que originou posteriormente o Sansão.

Aliás, recentemente foi publicada a história originária dele. Muito legal!

19d45e8b-335e-47a3-8c79-f9b3686c6507.png

– Os 10 maiores Salários dos Atacantes Brasileiros

Os clubes de futebol não podem reclamar da situação financeira que passam. Ao menos, é o que se verifica ao ler o Blog do Perrone no UOL, do jornalista Ricardo Perrone.

Veja quanto os artilheiros ganham:

· Fred, Fluminense, 8 gols no Brasileirão, R$ 900 mil

· Alexandre Pato, São Paulo, 8 gols no Brasileirão, R$ 800 mil

· Kléber, Vasco, 4 gols na Série B, R$ 650 mil

· Robinho, Santos, 2 gols no Brasileirão, R$ 620 mil

· Luis Fabiano, São Paulo, 4 gols no Brasileirão, R$ 550 mil

· Emerson Sheik, Botafogo, 6 gols no Brasileirão, R$ 520 mil

· Nilmar, Internacional, pelo menos R$ 500 mil (salário e luvas)

· Leandro Damião, Santos, 3 gols no Brasileirão, R$ 500 mil

· Rafael Moura, Internacional, 5 gols no Brasileirão, R$ 415 mil

· Guerrero, Corinthians, 7 gols no Brasileirão, R$ 300 mil (deve passar a ganhar R$ 500 mil)

Avalie: esses “matadores” valem quanto ganham?

Bola-dinheiro.jpg

– Personalidade e Caráter

Hoje, nos nossos encontros da Catequese do Crisma, falaremos sobre #Personalidade e #Caráter!
Nascemos com nossas caraterísticas pessoais, mas o caráter pode ser moldado. O seu é (ou foi) formado por quem ou onde?

A Pureza é uma das suas manifestações!
bomba.jpg

– Debate de Governadores precisa ser Repensado

Assisti ao debate dos candidatos ao Palácio dos Bandeirantes pela TV Record.

Uma decepção

O que vi?

Um vacilante Padilha, um Skaff aproveitador e um Alckmin cauteloso. Além, claro de, inúmeros candidatos nanicos que nada acrescentaram para um verdadeiro debate.

Onde estavam as propostas? As idéias para melhorar o Estado de São Paulo? As feridas cutucadas e com soluções apresentadas pelos que realmente têm chances de ganhar?

Do jeito que foi, dá sono assistir e não acrescenta nada para a democracia.

bomba.jpg

– Você acredita em Greve de Árbitros por Respeito?

Você acredita em greve dos árbitros de futebol? Já passaram por tanta coisa e nunca nada foi feito…

Agora, a ANAF quer uma mobilização da categoria. Veja o comunicado:

A Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) ameaça paralisar o Campeonato Brasileiro em protesto contra a falta de respeito ao árbitro. Na opinião da entidade, as críticas e reclamações de jogadores, treinadores e dirigentes visam esconder a crise técnica do futebol brasileiro, transferindo a culpa do mau futebol à arbitragem.A proposta de paralisação defendida pela Anaf será discutida em assembleia-geral, caso não houver uma ação enérgica da CBF e do STJD, punindo com rigor as ofensas. ‘Os árbitros estão indignados e querem parar o campeonato. O nível técnico da competição é baixíssimo e querem jogar a culpa da derrota no árbitro. Isto é um desrespeito à figura do arbitro, que tem o papel de comandar a partida’, afirma o presidente da Anaf, Marco Antônio Martins.

A ANAF deveria protestar, acima deste propósito, também contra os dirigentes da arbitragem da CBF, contra as condições de trabalho ruim, contra o rigoroso teste físico, contra as “geladeiras”, contra as péssimas instruções e contra a não profissionalização. É necessário dar-se o respeito para ter-se o respeito. DUVIDO que aconteça uma greve de árbitros no Brasil sem o aval da CBF.

Repito: não acredito que teremos greve se não tiver permissão da CBF. Há quantos anos você vê as Associações, Sindicatos ou Cooperativas de Árbitros, tanto Nacional quanto Estaduais, sempre de braços dados com a CBF ou Federações Regionais?

É um relacionamento de sinergia plena, não discordante, sem desavenças e níveis nulos em atritos.

Para mim, essa história de greve é “diálogo flácido para acalentar bovino”. Ou, se preferir, conversa mole para boi dormir!

bomba.jpg

– Como você se refere à Dilma?

Estamos em ano eleitoral. Ocorrerá a reeleição da presidente Dilma em 2014 ou não?

Aliás: depois de 4 anos de governo, você se refere a ela como “a presidente” ou “a presidente”?

Eu não aderi a esse modismo de presidenta. Simples: existe “presidento”?

Palavras que terminem com “nte”, se refere “aquele que faz”. Presidente, é aquele ou aquela que preside, portanto, é comum de dois gêneros. Estudante, amante e tantas outras palavras estão na mesma situação.

E aí, insistirá empresidenta”?
url.jpg

– MIGRAÇÃO

Amigos, os antigos endereços dos 2 blogs que estavam na base do TerraBlog serão desativados pela descontinuidade do serviço do provedor. Assim, eles estão migrando para o WordPress.

O blog de atualidades, cujo endereço era professorrafaelporcari.blog.terra.com.br, passará a ser encontrado como Discutindo Contemporaneidades”, em ProfessorRafaelPorcari.com . Nele serão inseridos os novos posts e paulatinamente os antigos, assim que o TerraBlog liberar a exportação dos arquivos.

O blog de discussão sobre arbitragem de futebol, cujo endereço era pergunteaoarbitro.blog.terra.com.br, passará a ser encontrado como Pergunte ao Árbitro”, em: PergunteAoArbitro.wordpress.com . Os dados desse blog já foram atualizados.

Grato,

Rafael Porcari

bomba.jpg

– Richarlyson falando bobagem da Regra

Nesta quinta feira, o jogador do Vitória Richarlyson, após derrota para o Palmeiras, parafraseou Emerson Sheik e o imitou nas câmeras: criticou a arbitragem de Wilton Sampaio dizendo: “Vergonha, vergonha”.

Ele reclamou do bate boca protagonizado por ambos durante a cobrança de um lateral fora da posição em que a bola saiu. Ricky chiou muito por ter sido dada a reversão e levou Amarelo. Disse:

Vergonha, vergonha. Vergonha o amarelo dele (árbitro). Quando você cobra o lateral para trás, você pode cobrar em qualquer lugar. Eu tinha dois amarelos, foi o meu terceiro“.

Richarlyson deveria é ter VERGONHA ao falar tal bobagem e desconhecer a Regra do Jogo. Quem foi que disse a ele que um Arremesso Lateral não pode ser cobrado metros a frente mas sim metros atrás?

Se ele estudasse mais a Regra, saberia que a reposição de bola deve ocorrer próximo ao local de sua saída, sem essa história de que “mais a frente não pode e mais atrás pode”. A reversão se dá pela cobrança em local não devido ao que a bola saiu.

Ficou feio, garoto. Valeria a pena voltar às câmeras e pedir desculpas pela burrice.

f_269578.jpg

– A Piada do STJD no recurso gaúcho

Se o Grêmio tivesse vencido o Santos por ½ x 0, estaria vivo na Copa do Brasil e não seria punido pelo Racismo. Ao menos, é a mensagem que o STJD deixa a entender após o julgamento do recurso nessa 6a feira.

Petros havia sido suspenso por 180 dias e teve a pena reduzida para 3 jogos. O Grêmio, excluído da Copa do Brasil, teve a pena reduzida para a perda de 3 pontos. Como o resultado do jogo de ida foi derrota por 0x2, o time está com -3. Mas e se tivesse vencido o jogo de ida? Teríamos o jogo de volta!

Coisas dos togados do RJ!

aranha-santos-2014-08-28-size-598.jpg

– Alongar Ajuda ou Atrapalha o Atleta?

Leio uma reportagem que fala sobre Alongamento de Atletas. Ora, alongar e aquecer são discussões antigas. Sobre aquecimento, todo mundo acha necessário. Mas sobre alongamento, se tem dúvidas.

Para alguns, é importante alongar antes e depois. Para outros, só antes ou só depois. Para outros ainda, alongar é dispensável.

Eu preciso alongar antes e depois, não abro mão. Mas muitos amigos não… É algo particular demais.

Vejo (vide abaixo) uma corrente de estudiosos que diz: alongar pode ser prejudicial aos atletas!

Só faltava essa…

Extraído de: Revista Veja, ed 10/04/2013, pg 90

NÃO AJUDA EM NADA

Todo mundo faz alongamento antes dos exercícios. Novos estudos mostram que isso reduz o desempenho dos esportistas

Por Fernanda Allegretti

Quem pratica atividades físicas costuma estar atento à importância dos alongamentos. Nas academias, invariavelmente, a orientação é fazer uma série deles antes do primeiro exercício. As posições devem ser mantidas por pelo menos vinte segundos a fim de reduzir o risco de lesões e deixar os músculos mais fortes e preparados para o impacto dos pesos, da corrida ou do jogo de futebol. Infelizmente, o resultado pode ser o oposto.
Dois estudos recentes concluíram que alongar-se antes dos exercícios reduz a potência e a força muscular, além de aumentar o risco de lesões.

O mais surpreendente desses estudos foi conduzido pela Universidade de Zagreb, na Croácia. Os cientistas reuniram 104 pesquisas que analisavam o desempenho de voluntários em modalidades como natação, corrida e musculação logo depois de realizar alongamentos estáticos. O cruzamento desses dados revelou que os exercícios de flexibilidade prejudicavam o desempenho ao reduzir a força dos músculos em 5,5%, a capacidade de produzir contrações em 2% e a aptidão para treinos de explosão em 2,8%.

Outro estudo divulgado neste mês pela publicação especiarl’zada americana The Journal of Strength and Conditioning Research mostrou que homens jovens que se exercitaram frequentemente levantam 8,3% menos peso quando fazem movimentos de flexibilidade antes da musculação. O motivo pelo qual o alongamento prejudica o desempenho ainda não é totalmente conhecido, mas autores de ambos os estudos sugerem que a atividade relaxa a musculatura e os tendões, deixando-os menos dispostos a estocar energia e à ação.Os alongamentos podem favorecer lesões porque relaxam e estressam a musculatura. O neurofisiologista Paulo Correia, coordenador do Laboratório de Neurofisiologia e Exercício da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), endossa as pesquisas. Diz ele: “Os exercícios de flexibilidade são úteis para melhorar a performance, mas devem ser feitos em um dia reservado apenas para eles ou pelo menos duas horas após o treino de força ou resistência”. A melhor alternativa antes de qualquer exercício é fazer um aquecimento. “Sugiro aos meus pacientes começar com movimentos similares àqueles que serão realizados, mas sem carga ou impacto excessivo”, diz o ortopedista Moisés Cohen, da Unifesp. Polichinelo, elevação de pernas e rotação de braços são boas opções.
bomba.jpg

– Os Anti Intelectuais

O antiintelectualismo é perigoso porque poderá facilmente se transformar num movimento contra a classe média, contra os ‘com-diploma’, começando com jornalistas e aqueles ‘que escrevem artigos em jornais’”

Refletiram a opinião acima? É do Consultor em Administração Stephen Kanitz, uma das mentes mais brilhantes do Brasil. Ele fala sobre o ódio de alguns sobre uma elite intelectual, a caça à classe média e a perseguição pelos órgãos de imprensa.

Quando ser inteligente torna-se repugnante (para alguns)…

A ONDA ANTIINTELECTUAL

por Stphen Kanitz

Por que o PT odeia tanto o PSDB, se ambos têm o mesmo ideário e adotam basicamente os mesmos programas?

Por que Lula rompeu com a ala intelectual de sociólogos, filósofos, antropólogos, historiadores e economistas de seu partido que lhe deram apoio total?

Quando Lula critica as elites, ele se refere à elite intelectual, não à elite empreendedora que ele admira. Quanto mais o PSDB batia na tecla de que Lula não tinha diploma, mais ele subia nas pesquisas eleitorais.

Tudo isso são sintomas de um perigoso antiintelectualismo que cresce na América Latina. A eleição de Hugo Chávez e Evo Morales mostra o mesmo fenômeno. O povo latino-americano se cansou do silêncio, da soberba e da incompetência de sua elite intelectual, que pouco cria e só copia teorias como Inflation Targeting, por exemplo.

Essa onda antiintelectual não é resultado do obscurantismo nem do populismo, como acham alguns. É resultado dos mirabolantes planos elaborados às pressas por professores de fala difícil que nunca pisaram num chão de fábrica (ao contrário de Lula), que nunca ouvem ninguém e tanto sofrimento e confusão trouxeram à nação. A classe média, normalmente responsável pelo crescimento de uma nação, foi alijada do poder por intelectuais de gabinete, e por isso ela vota maciçamente no PT.

Na China, os intelectuais foram ativamente perseguidos durante a famosa Revolução Cultural. As universidades permaneceram fechadas por praticamente dez anos, para o desespero deles. Hoje, o povo chinês acredita que foi justamente isso que colocou o país no eixo. “Os intelectuais foram obrigados a fazer algo que nunca fizeram, a trabalhar no campo como nós”, disse-me um porteiro de hotel em Beijing. “Os líderes de hoje são justamente aqueles que por dez anos não foram educados por intelectuais”, comentou nosso taxista em Xangai. A história do mundo está repleta de “revoltas das massas”, queimando livros e intelectuais.

Nos Estados Unidos, a intelligentsia é malvista, como gente que somente usa o intelecto e nada mais, que só critica e nada produz de prático ou pragmático.

Definir-se como “intelectual”, como muitos fazem, é visto como uma atitude elitista e arrogante. Afinal, todo ser humano, por mais humilde que seja, tem de usar o intelecto para desempenhar sua função, desde o porteiro do prédio até o motorista do ônibus escolar de seu filho.

Essa é a verdadeira questão por trás da atual crise do PSDB. Desde 2004, há uma divisão declarada no partido entre “os que trabalham e os que escrevem artigos de jornal”, como disse em público um de seus mais destacados membros do baixo clero.

Quais as conseqüências práticas de tudo isso?

Em primeiro lugar, a América Latina não está dando uma guinada para a esquerda, como acreditam alguns, mas uma perigosa guinada contra a intelligentsia nacional, ou seja, justamente o contrário. É o feitiço virando contra o feiticeiro, o que tantas vezes ocorre na história, a começar pela Revolução Francesa.

Em segundo, os investidores internacionais percebem que não correm perigo na América Latina, tanto que o risco Brasil nunca esteve tão baixo, justamente porque eles acreditam que Lula não fará loucuras em seu segundo mandato presidencial, se for reeleito. Eles têm certeza de que ele não usará teorias heterodoxas nunca antes testadas, e sim o bom senso, na medida do possível.

O antiintelectualismo é perigoso porque poderá facilmente se transformar num movimento contra a classe média, contra os “com-diploma”, começando com jornalistas e aqueles “que escrevem artigos em jornais”. Seria o fim da imprensa como a conhecemos.

Deixar de lado os intelectuais, como muitos países fazem, obviamente não é a solução. Exigir que sejam mais pragmáticos, mais realistas, menos dogmáticos é uma forma mais acertada de resgatar a verdadeira função deles.

Toda nação precisa de centenas de milhares de pessoas que analisem seus problemas corretamente e apresentem não dogmas do passado, mas soluções para o futuro. Mas, se essa onda sair do controle, quem irá defender nossos intelectuais contra um movimento que muitos deles ajudaram a iniciar?
bomba.jpg

– Dia de São Cosme e Damião

Hoje, 26 de setembro, é dia de festa para a Comunidade Católica: Dia de festejar os santos irmãos gêmeos Cosme e Damião, considerados por muitos protetores das crianças.

Porém, como o Brasil é um país de imenso sincretismo religioso, algumas crenças africanas lembram desses dois santos como divindades de sua fé, celebrando no dia 27, amanhã.

Compartilho a história de vida e santidade deles, extraída de CancaoNova.com

SÃO COSME E SÃO DAMIÃO

Eram #irmãos #gêmeos#médicos de profissão e #santos na vocação da #vida. Viveram no Oriente e, desde #jovens, eram habilidosos médicos. Com a conversão passaram a ser também #missionários, ou seja, aproveitando a #ciência com a confiança no poder da #oração levavam a muitos a #saúde do #corpo e da #alma. Viveram na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano, no ano 300 da era cristã, foram presos pois eram considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista esta acusação, a resposta deles era sempre:
“-Nós curamos as doenças, em nome de #Jesus#Cristo e pelo Seu poder!”
Diante da insistência, quanto à adoração aos deuses, responderam:
“-Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o #Criador do #Céu e da #terra!”
Jamais abandonaram a #fé e foram decapitados em 303. São considerados os padroeiros dos #farmacêuticos, #médicos e das faculdades de #medicina.
São #Cosme e São #Damião, rogai por nós!

bomba.jpg

– Enfim a FIFA se manifesta nos absurdos casos de bola na mão no Brasil

Fim da polêmica: a Comissão de Árbitros de futebol brasileira, que insistentemente vem defendendo os absurdos pênaltis de mão na bola imputando a culpa na nova orientação da Regra, está ERRADA segundo o discurso da FIFA.

Em entrevista a Jamil Chade do Estadão, o chefe de árbitros da entidade criticou a orientação dada no Brasil. Segundo ele,

Um jogador precisa de sua mão e de seu braço para correr, se equilibrar e saltar. Não se pode jogar sem a mão. O árbitro precisa fazer a leitura correta do lance. Não se pode dar falta a qualquer toque na mão. Isso é um absurdo. O árbitro deve ver se a mão estava no local de forma natural ou não-natural. Tem que ser avaliado se o toque (da mão na bola) foi intencional ou não. Quando um jogador tenta fazer seu corpo maior usando a mão, isso deve ser punido. O juiz não pode só pensar como juiz e aplicar o que está escrito. Precisa se colocar no lugar do jogador para entender o movimento”.

Coitados dos clubes que tiveram prejuízos com essas marcações até então. Pobre futebol brasileiro… está difícil até aula de compreensão de texto.

Em tempo: há pouco, para a Folha de SP, Sérgio Correa declarou que ensinou o correto aos árbitros. O problema é que ELES entenderam errado…

Ah, tá… link em: 
bomba.jpg

– Preocupar-se com o que vale a pena!

São tantas as vezes que não achamos tempo para distração.

Quer algo melhor do que curtir a família?

Aliás… Por quê as filhas se alegram tanto em fazer maluquices com os papais?

Minutos preciosos para serem curtidos ao máximo!

bomba.jpg

– O Fim da Bola na Mão no Futebol é Oficializado pela CBF

Não tenho mais dúvidas: nesta quarta-feira dia 24 de setembro, oficialmente, a CBF acabou com a interpretação de “mão na bola no futebol” e facilitou a vida dos árbitros para a marcação de pênaltis.

Não por culpa da FIFA, que há tempos divulgou uma mudança na orientação da Regra (sobre ela, leia em: http://is.gd/SStoSM), mas sim pela interpretação particular da Comissão de Árbitros da CBF.

Na Folha de São Paulo de hoje, na entrevista dada ao jornalista Marcel Rizzo (pg D2 no Caderno de Esportes), Sérgio Correa da Silva, o chefe dos árbitros brasileiros, declarou:

“Não é a CBF que cria as regras, seguimos determinações. O que estão fazendo com a arbitragem [em relação às críticas] é sacanagem. Toda vez que o jogador tiver uma ação e impedir ou bloquear a bola, mesmo tendo naturalidade, a tendência é o árbitro marcar a infração”.

Ora, a CBF não cria regras e deve seguir realmente as determinações da FIFA. E a determinação é que o árbitro fique atento aos movimentos ANTI-NATURAIS, ou seja, que um atleta não disfarce a intenção de que a bola bata nele num movimento de corpo de maneira forçada, diferente do desvio por um reflexo natural. Exemplificando: se a bola vai bater em seu braço e há tempo do desvio, ao invés de desviar, deixa que a bola bata nele. Porém, me assusta o discurso tupiniquim que SE DEVA MARCAR A INFRAÇÃO MESMO QUE O MOVIMENTO TENHA NATURALIDADE, como citado por Sérgio Correa.

Assim, fica claro que a CBF entendeu que não existe mais a bola na mão, e sim somente mão na bola. Portanto, precisamos mandar nossos instrutores à Europa para corrigir os árbitros da Inglaterra, da Alemanha, da Itália, de Portugal, da Espanha e de todo o restante do mundo, já que eles entenderam tudo errado… é essa a nossa “revanche do 7×1”: interpretamos na vanguarda as mudanças que eles não entenderam.

Ironias a parte, lamento que tal discurso esteja sendo ainda vendido e não corrigido. Se eu fosse dirigente de clube de futebol, pediria que a FIFA realizasse uma intervenção no Brasil para esclarecimentos.

Que até surja o momento de um mea culpa da Comissão de Árbitros brasileira, os zagueiros pratiquem carrinhos com o braço colado, dividam as bolas com a mão para trás e, se puderem, enfaixem os braços junto ao corpo. Ser prudente não será exagero demais!

antonio-carlos.jpg

– Na Campanha Eleitoral todos têm razão!

Ouço as críticas que Dilma Rousseff faz a Marina Silva e a Aécio Neves. Sou obrigado a concordar que elas têm certa razão de existirem.

Também ouço as críticas que Marina Silva tem feito a Dilma Roussef e Aécio Neves. São justas, concordo.

Por fim escuto as críticas de Aécio Neves a Dilma Roussef e a Marina Silva. Todas coerentes.

Portanto, quando ouço os candidatos se criticarem uns aos outros, concordo com todos eles. É por isso que está difícil escolher um bom candidato. Todos têm seus defeitos!

1º-debate-tem-ataques-entre-Dilma-Marina-e-Aécio.jpg

– A Agonia AlviVerde!

O Palmeiras está agonizando em pleno ano do seu Centenário. Uma pena.

Time grande não pode cair para a 2a divisão. Se cair uma vez, tem que subir no ano seguinte como campeão. Se cair uma segunda vez, é vexame incomensurável. Cair uma 3a vez apequena qualquer gigante e vira “io-iô”.

E o que deu errado?

Tudo! A começar pela Presidência: na Era Mustafá, quando havia dinheiro da Parmalat, o time foi bem. Perdeu a grana e Mustafá levou o time para a Segundona. Já o seu sucessor, o respeitado economista e professor Luiz Gonzaga Beluzzo, ficou apenas no anseio de uma gestão profissional. Trouxe Valdívia e deixou essa herança indesejada. Arnaldo Tirone foi um verdadeiro mico, amargando um segundo rebaixamento.

Paulo Nobre?

Pois é… parecia-me a boa opção. Jovem, com dinheiro e cheio de vontade. Tentou cortar o vínculo umbilical com marginais organizados, trouxe José Carlos Brunoro como gestor (aqui, fico na dúvida se foi acerto ou erro), inovou em salários por produtividade, tentou mudar o parâmetro tático do time trazendo o emergente Gareca…. e tudo deu errado!

Será que o Allianz Park, ao invés de um pomposo amistoso Palmeiras x Seleção da Itália ou até mesmo em um jogo da Seleção Brasileira, será entregue em um jogo como Palmeiras x Luverdense (e digo isso com todo respeito que se deve)?

Parece que para dar certo no futebol o cara não pode deixar de ser malandro, infelizmente!

Em tempo: ouço que em meio a essa grave crise, o escolhido para a entrevista coletiva foi… Nathan, jovem de apenas 19 anos e que estreou recentemente no profissional.

Onde estão as pessoas que devem dar a cara para bater?

imagem_20_original.png

– O Purgatório de ser cliente Terra

Os blogs do serviço “Terra Blog” deixarão de existir. Por isso, tenho feito a migração para esse bom serviço da base WordPress.

Entretanto, para baixar os arquivos via importação do de lá para cá, tem sido um martírio. Ninguém se entende por lá, o cliente sofre para resolver o problema e só se pede para enviar email.

Lamentável…

Aos poucos, vou atualizando o blog.
bomba.jpg

– 9 anos da Máfia do Apito e os Bastidores que vivi!

Há exatos 9 anos temos à triste lembrança o episódio da Máfia do Apito que escandalizou não só os amantes do futebol, mas toda a sociedade. Na ocasião, muito foi comentado e especulado. As consequências aconteceram, como a anulação de alguns jogos, embora não se tenha observado erros de arbitragem e má intenção nas partidas.

Gostaria de aproveitar esse espaço para contar o que eu, como árbitro participante do grupo de 40 juízes em Pré-temporada no ano do ocorrido com os pivôs Edilson Pereira de Carvalho e Paulo José Danelon, viu, viveu e soube sobre todo o imbróglio. Publicamente nunca falei sobre esses bastidores e o faço pela 1a vez (sem nenhum componente explosivo ou polêmico, mas puramente para a curiosidade dos leitores), motivado pela data.

Na sexta-feira do dia 23 de setembro de 2005, dia da prisão do Edilson, eu fui escalado para ser o árbitro-reserva dele no domingo seguinte. Na manhã desse dia, nada se sabia publicamente. Trabalharíamos numa semifinal da série A3, entre Palmeirinha de Porto Ferreira x Santacruzense. Para minha surpresa, na tarde do mesmo dia, Edilson saiu da escala no site da FPF e em seu lugar apareceu Phillipe Lombard.

Quando foi à noite… Muitos se assustaram com a capa da Revista Veja na Internet, e o pouco que se sabia era impressionante.

E os dirigentes da CBF e da FPF?

– Sumiram de imediato!

E aqui havia alguns componentes: Edilson Pereira de Carvalho sabia apitar, mas fisicamente tinha graves problemas no joelho. Enrolava para treinar, preferia ficar no hotel fazendo fisioterapia na Pré-Temporada com a anuência dos cartolas. Sim, parecia ser protegido pela chamada “República do Vale do Paraíba”, nome dado informalmente pelos árbitros ao grupo de pessoas oriundas dessa região do estado e que administrava o Futebol, em especial o presidente da CEAF José Evaristo Manuel, Reinaldo Carneiro Bastos (vice da FPF) e Sérgio Correa da Silva, presidente do Sindicato. Edilson era amigo deles.

Porém, apesar dele ter amizade com eles e alguns privilégios (cobranças menores nos testes físicos, jogos importantes nas escalas e “pouca fiscalização sobre ele” – vide a história da sua documentação irregular para apitar), para mim foi nítido que Edilson traiu a todos os seus amigos! Foi literalmente uma bola nas costas.

E tudo começou com Paulo José Danelon, árbitro de Piracicaba, que nada mais era do que o inverso de Edilson em questões de relacionamento. Edilson era fechado, ruim de conversa, introvertido e mal humorado. Danelon era aberto, piadista, e gostava de ajudar a Comissão de Árbitros realizando palestras para juízes mais jovens e elaborando apresentações sobre Regra.

Ninguém – ninguém mesmo – imaginaria que dois árbitros tão opostos entre si e que nem se conversavam poderiam ter “negócios em comum”.

O problema foi o seguinte: Danelon resolveu arregimentar árbitros para favorecer um grupo de apostadores de jogatinas eletrônicas capitaneados por um tal de Gibão (Nagib Fayad). Combinava-se quem ganharia/perderia a partida e se faria o palpite na jogatina. Edilson topou. O árbitro Romildo Correa houvera sido sondado mas ele próprio alegou estranhar uma visita de sujeitos suspeitos e não entendeu que era uma tentativa de explorá-lo, sendo que nunca mais os viu. Paulo César de Oliveira, segundo as gravações da Polícia, foi descartado com a célebre e honrosa afirmação de Danelon: “Esse não dá, é honesto e se souber vai contar tudo”.

Logo após o ocorrido, na sede da FPF, houve uma reunião com os árbitros da Pré-Temporada daquele mesmo ano com o pessoal do Gaeco. O Dr José Reinaldo Carneiro (homônimo do dirigente da FPF), dissertou sobre as investigações. Me recordo quando alguém perguntou se ali estava algum árbitro que pudera ter sido grampeado, e o Dr Reinaldo não titubeou: “todos os senhores aqui presentes poderiam sim ter sido grampeados e investigados durantes o processo. Muitos foram.”.

A prisão de Edilson – e isso pra mim foi clara – só se deu pelo fato da Revista Veja “furar” a Polícia. A Editora Abril já tinha informações de investigações sobre o caso e plantou uma jornalista na vida de Edilson que se passou como “estudiosa das novas profissões”, desejando fazer uma matéria sobre esse assunto e que “ser árbitro de futebol” era uma das atividades profissionais do futuro. Ele acreditou… E Edilson vivia do dinheiro da arbitragem, era técnico de comunicações mas se passou como empresário, pedindo a um amigo para lhe “emprestar” uma fábrica de pelúcias a fim de dizer como conciliava o árduo trabalho e o futebol (na foto da revista, era uma bonequinha Hello Kitty exposta; dias depois, processou-se a empresa pois a dona dos direitos da marca descobriu que era uma firma que pirateava os brinquedos).

Com a iminente publicação, a Polícia teve que prendê-lo. Mas me pareceu que, naquele período em que as prisões de personalidades estavam acontecendo de maneira espetaculosa, aguardava-se uma escala do Edilson em um jogo como Fortaleza x Flamengo as 16h ao vivo pela Globo. Já pensaram em uma prisão com transmissão em tempo real?

Depois disso, Edilson escreveu um livro e cobrava para dar entrevistas depois do escândalo. Foi (e talvez ainda seja) gerente de bar em Jacareí. Danelon virou instrutor de auto-escola e não sei se continua trabalhando nisso.

Conheci e trabalhei com os dois. Particularmente, acho que Danelon deve estar arrependidíssimo. Edilson nem tanto. Mas pensem: perderam os amigos, foram escrachados (eles e seus familiares) e viveram um inferno. Entretanto, chamo a atenção para o seguinte: nenhum dos jogos envolvidos foram, de fato, manipulados. Assistam as partidas! Nenhum deveria ser anulado por ação ilícita dos árbitros, só que foram porque o Sveiter, presidente do STJD na época, estando acuado pelo jornalista Milton Neves em seu programa ao vivo, disse que os anularia pela questão moral.

Me pareceu, sinceramente, que os árbitros acabaram dando um golpe nos apostadores: repararam que nem todas as partidas tiveram os resultados combinados? Nos arquivos gravados, ouviam-se desculpas, como no jogo Juventude x Vasco: “Pô, o Edmundo jogou muito, não dava para fazer nada”. Aliás, nenhuma zebra nas partidas tampouco lances polêmicos. Há quem diga que o próprio Edilson vendia o serviço para um vencedor e apostava em outro, para se garantir com o dinheiro alheio.

Claro, não é defesa deles, mas constatação esportiva: os resultados deveriam ser mantidos pois aparentemente não foram manipulados. Mas isso é outra discussão.

Meu último contato com Paulo José Danelon foi em um jogo como 4o árbitro pela série A1: América x Ponte Preta em São José do Rio Preto, onde, embora já se estava no período “suspeito” e investigado pelas autoridades, tudo ocorreu muito bem. Com Edilson Pereira de Carvalho foi como colega de quarto na sua última pré-temporada. Ele foi um companheiro horrível, de difícil conversa. Me recordo que estávamos assistindo ao sorteio da abertura do Campeonato Paulista de 2005: deu Seneme como árbitro, Ana Paula de Oliveira e Aline Lambert como bandeiras e eu como 4o árbitro, na estréia da súmula eletrônica (Internacional x Palmeiras). Edilson se revoltou por ter sido sorteado para Marília x Corinthians na rodada 2 e se trancou no quarto, abandonando os trabalhos da pré-temporada daquela noite. Não pude compartilhar minha felicidade pela escala que recebi com ele, afinal, ele era “estrela”…

Passado algum tempo, é impossível não pensar e ao mesmo tempo ironizar: Edilson guardava uma imagem de Nossa Senhora Aparecida no bolso do Cartão Amarelo, e a beijava como num ritual de início do jogo. Muitos diziam que no verso havia um bilhete de loteria…

Mas como blindar o surgimento de novos Edilsons e Danelons, não só árbitros mas dirigentes e jogadores?

Marco Polo Del Nero encheu a Federação Paulista de Futebol de gente da Polícia em vários cargos: Comissão de Arbitragem, Corregedoria, Ouvidoria e em outros departamentos técnicos. Mas os cartolas amigos de Edilson, todos continuam militando no meio do futebol, pois, afinal, foram considerados honestos. Só que se as partidas foram anuladas por ética, mesmo tendo sido apitadas honestamente, incoerentemente as coisas caminharam com os dirigentes.

Por fim: encerro com um pensamento do excepcional e experiente jornalista Cláudio Carsughi, ítalo-brasileiro a quem tanto admiro por sua sapiência:

Se Deus, na sua tão grande magnitude não privou nem sua própria Igreja de corrupção, por que o faria a um determinado segmento como o futebol? E em especial aos árbitros?

Disse tudo. Mas confesso que se pudesse conversar novamente com eles (e já houve oportunidade mas não era uma prioridade) pediria a eles para deixar um testemunho do que hoje pensam e sentem sobre tudo o que aconteceu.

Lamento que tudo isso manchou esportivamente o Brasileirão daquele ano. Nada de dizer que foi premeditado ao Corinthians, mas por pura vaidade do STJD (muitos criticam que as decisões na Justiça Desportiva favoreceram o time paulista). A propósito, a fiscalização sobre os árbitros-operários continua feroz desde então, mas sobre os dirigentes, presidentes de sindicatos, membros de comissões e outros cartolas mais graduados é nula. Por isso é válido afirmar: o sistema é falho. Afinal, se o próprio Presidente da CBF José Maria Marin embolsou uma medalha de jogador Sub 20 como souvenir na surdina, ao invés de pedir, o que se pode esperar?

mafiadoapito.jpg