– Bandeirinha da Paz acabou com a violência segundo a FPF

Acredite se quiser: a iniciativa da Federação Paulista de Futebol em trocar as flâmulas amarela e vermelha das bandeiras dos árbitros assistentes no Campeonato Paulista, por outras de cor branca, segundo o presidente Marco Polo Del Nero no site da entidade, “reduziu a praticamente zero a violência” nos estádios durante o Campeonato Paulista!

A campanha chamada “Bandeirinha da Paz” visava que o torcedor, ao ver a cor branca nas bandeiras da arbitragem, lembrasse de PAZ e repensasse o comportamento violento. A FPF publicou que a ação foi um sucesso, sendo que:

Durante três meses de campeonato, exceto por dois conflitos em bairros distantes dos estádios, não houve qualquer registro de briga nas arquibancadas ou nas imediações dos locais das partidas. Além de reduzir a praticamente zero a violência, apenas em uma ocasião as autoridades foram obrigadas a impedir a entrada de uma torcida organizada no estádio em 2014, fato que ocorreu 11 vezes em 2013.”

Eu duvido que algum torcedor mudou o comportamento ao ver a cor da bandeira. E você?

Arbitro-Federacao-Paulista-Divulgacao-292x280.jpg

– Felicidade definida pela Ciência

Em uma matéria da Revista Superinteressante (ed Dez/2013, por Karin Hueck e Rafael Quick), há a definição de Felicidade pelo psicólogo (e vencedor de um Prêmio Nobel de Economia) Dr Daniel Kahneman. Segundo ele:

Felicidade não é só um estado de espírito, é também a soma das nossas memórias (…) ser feliz na vida durante cada momento é diferente de ser feliz com a vida”.

A idéia do estudioso é que quando estamos em uma maré de boa sorte, alguns eventos difíceis não derrubam a felicidade das nossas memórias, apenas a felicidade das nossas experiências. Ao final, quando olhamos para os últimos acontecimentos, as lembranças e as experiências caminham juntas, porque são as experiências mais recentes que definem a nossa felicidade.

E aí, concorda com ele ou não?

images.jpg