– Tentando entender a Sulamericana na visão da CBF

Que tipo de prestígio a Copa Sulamericana tem perante a entidade que administra o futebol brasileiro, a CBF?

A idéia original é que a Sulamericana deveria ser uma espécie de 2a divisão da Libertadores, ou seja, ser a antiga Copa Conmebol (assim como a Liga Europa está para a Champions League em nível de importância). Mas ao invés do segundo pelotão dos melhores clubes, aqui no Brasil a indicação dos times é curiosa:

– Para a Sulamericana 2014 (que começa no segundo semestre), entrarão o campeão da Copa do Nordeste mais as equipes eliminadas até a terceira fase da Copa do Brasil-14 (e que estiveram melhores colocadas no Campeonato Brasileiro de 2013).

Achou curioso?

Veja para 2015: a CBF afirmou que tirará uma das vagas dos eliminados da Copa do Brasil e a dará para o Campeão da Copa Verde-14. Isso mesmo! O atual campeão desse torneio (que reúne as equipes do Norte, Centro-Oeste e Espírito Santo) é o Brasília FC (não confunda com o Brasiliense), e só disputará a competição daqui há um ano e meio. Mas o Sport, campeão da Copa Nordeste-2014, jogará nesse ano.

E aí vai a curiosidade: se reclamamos de times que estão na segunda divisão do Brasileirão disputarem a Libertadores (como foi o caso do Santo André, Paulista e Palmeiras, que se classificaram pelo caminho da Copa do Brasil), poderemos ver uma equipe que nem estará em atividade profissional classificada! Em 2014 ou 2015, pelas regras do Campeonato Brasileiro, o Brasília FC pode não disputar a 4a divisão nacional (mas jogará a Sulamericana)!

Coisas da politicagem no futebol…

TotalSudamericana650x402.jpg_1360585586.jpg

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.