(por Reinaldo Oliveira)
A cidade de Salto promove no dia 10 de abril, evento com entidades da região para a formação do Comitê do Plebiscito popular. O Movimento Levante Popular da Juventude, Movimento dos Atingidos por Barragens, Pastoral Fé e Política da Diocese de Jundiaí e Sindicato dos Papeleiros de Salto, iniciam organização do Comitê do Médio Tietê do Plebiscito Popular. A proposta é fomentar toda a região, através dos jovens, militantes de movimentos e pastorais sociais, trabalhadores e trabalhadoras organizados (as) em sindicatos e toda a população, para que possam participar, sendo protagonistas do plebiscito que mudará a história do Brasil.
Depois de participar de encontros de formação e do Curso Realidade Brasileira, turma Joãozinho Zinclar, em Campinas, Josuel, Claudinho, Netto e Daniel iniciaram a articulação para formação do Comitê. O Sindicato dos Papeleiros de Salto, através do presidente José Luiz, foi o primeiro a aderir ao Comitê, e ainda, deliberou um diretor, para cuidar somente do Plebiscito. “Desde então, estão sendo convidados outros movimentos comprometidos com o povo”, disse Josuel do Levante Popular da Juventude. Várias outras organizações também manifestaram interesse em participar. “O PT (Partido dos Trabalhadores) de Salto, informou que a Cleusa, do setorial Movimentos Populares, participará do Comitê e o Sergio Mercês do PCdoB informou que o partido também estará participando, quanto ao Psol, a professora Rira Diniz, presidenta, também apoiará, disse Claudinho Nascimento da Pastoral Fé e Politica.
O primeiro encontro cos as organizações será dia 10 de abril, ás 18h30min, no Sindicato dos Papeleiros, onde funciona a Secretaria Operativa. “Os Sindicatos, Movimentos Sociais, Pastorais e Partidos Políticos de toda a região, que desejarem participar, podem entrar em contato com a Secretaria Operativa pelo (11) 4029 2507 ou pelo e-mail: plebiscitomediotiete@gmail.com”, informou Carlos Eduardo do Sindicato dos Papeleiros.

