– Análise Pré-Jogo da Arbitragem de São Paulo x Santos – Rodada 10 (jogo 96)

Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza apitará o SanSão deste domingo no Morumbi.

Ótima escolha. Marcelo está em seu melhor momento na carreira e, particularmente, penso que é o árbitro com o maior rendimento no Paulistão 2014.

Conversei com ele dias atrás e senti algo que ajuda o bom desempenho: CONFIANÇA. E assim irá para o clássico de hoje. Fisicamente está bem; disciplinarmente também e tecnicamente melhor ainda. O avaliei na Rodada 1 no jogo Paulista x Audax (vide em: http://is.gd/MarceloApdo) e o que me deixou impressionado é que não tem medo de expulsar, seja no primeiro tempo ou por carrinho leve. Que os atletas não joguem com o bumbum no chão.

Emerson Aparecido Augusto e Marcelo Van Gassen serão os bandeiras. Tudo bem, são ótimos, incontestáveis, FIFAs de elite e que irão à Copa do Mundo. Mas… em 100% dos clássicos eles foram escalados. Não há outros? Como renovar assim? Nenhum nome alternativo competente?

Disparadamente são os assistentes mais escalados. Gostaria de que outros nomes também tivessem oportunidade.

Eu espero boa arbitragem e um grande jogo. E você?

images.jpg

– PM Ninja contra a Violência?

A Polícia Militar resolveu abandonar as armas e colocou para enfrentar os truculentos Black Blocs oficiais treinados em artes marciais.

Mas e as bombas, os bandidos, rojões, facas e estiletes? Serão desarmados com as mãos?

Quer dizer que os “anjinhos mascarados” – e que comprovadamente são financiados para promoverem arruaça em protesto pago – não podem se machucar. Mas os policiais, pais de família trabalhadores, podem?

Bola fora do comando…

montaokay.jpg

– Trabalho e Remuneração mundo afora

Você sabia que o brasileiro é um dos trabalhadores cuja remuneração tem menos poder de compra comparando-se com a carga horária entre países desenvolvidos?

Observe a sequência abaixo:

País – Jornada de Trabalho – Salário Mínimo Mensal em Dólares

Coréia do Sul – 55h – 904

EUA – 40h – 1257

Alemanha – 38h – Não há

França – 35h – 1855

Brasil – 44h – 306

(Extraído de Superinteressante, Ed 289-A, Verdades Inconvenientes, Março/2011, pg 57).

imgres.jpg

– Pré-Análise da Arbitragem de Paulista x Atlético Sorocaba – Rodada 10 (jogo 97)

Para o importante confronto entre o Galo da Terra da Uva e o Galo Sorocabano, apitará Marcelo Rogério, tendo como bandeiras Daniel Luís Marques e Patrícia Carla de Oliveira. Seus adicionais serão Vinícius Gonçalves Dias Araújo e Regildênia Buarque de Holanda. O quarto-árbitro será Cristiano De Lazzari.

Marcelo é rodado, com vários clássicos apitados em sua carreira. Bem condicionado (tem o melhor preparo físico de todo o quadro de árbitros), é filho do ex-diretor da escola de Árbitros da FPF e instrutor FIFA Gustavo Caetano Rogério. Mas aqui um adentro: sempre esteve escalado pelos próprios méritos, sendo até cobrado em excesso pela competência do pai. Rigoroso, não costuma bater boca com jogadores nem fazer média. É o árbitro que todo time quer para apitar seu confronto como visitante.

Daniel Luís Marques começou muito jovem na FPF, ainda menor de idade. Tem muitos jogos no seu histórico, sem problema algum.

Patrícia Carla de Oliveira é prima dos árbitros Paulo César e Luís Flávio de Oliveira. Não tem atuado muito bem ultimamente. Torçamos para uma boa apresentação.

Duas curiosidades com os AAA (árbitros assistentes adicionais): teremos a competente Regildênia pela 3a vez em Jundiaí como Adicional2, e o Adicional1 será o mesmo árbitro que apitou Comercial 3 x 0 Paulista na última 5a feira, Vinícius Gonçalves. Fico pensando: sorte que David Batista não jogará, pois imagino como o árbitro o encararia 3 dias após não expulsá-lo pela cusparada no goleiro ribeirãopretano, cujo vídeo rodou o Brasil.

Por fim, Cristiano De Lazzari estreará como 4o árbitro na série A1. Dará conta de segurar os ânimos (que logicamente estarão aflorados) de Márcio Bittencourt e Roberto Cavalo (treinadores de Paulista x Sorocaba)?

O jogo, teoricamente, é difícil para a arbitragem, devido à situação delicada na tabela de ambas equipes. Façamos nossas preces para uma grande partida.

1723332_724986354208696_153658846_n.jpg

– Pré-Análise da Arbitragem de Paulista x Atlético Sorocaba – Rodada 10 (jogo 97)

Para o importante confronto entre o Galo da Terra da Uva e o Galo Sorocabano, apitará Marcelo Rogério, tendo como bandeiras Daniel Luís Marques e Patrícia Carla de Oliveira. Seus adicionais serão Vinícius Gonçalves Dias Araújo e Regildênia Buarque de Holanda. O quarto-árbitro será Cristiano De Lazzari.

Marcelo é rodado, com vários clássicos apitados em sua carreira. Bem condicionado (tem o melhor preparo físico de todo o quadro de árbitros), é filho do ex-diretor da escola de Árbitros da FPF e instrutor FIFA Gustavo Caetano Rogério. Mas aqui um adentro: sempre esteve escalado pelos próprios méritos, sendo até cobrado em excesso pela competência do pai. Rigoroso, não costuma bater boca com jogadores nem fazer média. É o árbitro que todo time quer para apitar seu confronto como visitante.

Daniel Luís Marques começou muito jovem na FPF, ainda menor de idade. Tem muitos jogos no seu histórico, sem problema algum.

Patrícia Carla de Oliveira é prima dos árbitros Paulo César e Luís Flávio de Oliveira. Não tem atuado muito bem ultimamente. Torçamos para uma boa apresentação.

Duas curiosidades com os AAA (árbitros assistentes adicionais): teremos a competente Regildênia pela 3a vez em Jundiaí como Adicional2, e o Adicional1 será o mesmo árbitro que apitou Comercial 3 x 0 Paulista na última 5a feira, Vinícius Gonçalves. Fico pensando: sorte que David Batista não jogará, pois imagino como o árbitro o encararia 3 dias após não expulsá-lo pela cusparada no goleiro ribeirãopretano, cujo vídeo rodou o Brasil.

Por fim, Cristiano De Lazzari estreará como 4o árbitro na série A1. Dará conta de segurar os ânimos (que logicamente estarão aflorados) de Márcio Bittencourt e Roberto Cavalo (treinadores de Paulista x Sorocaba)?

O jogo, teoricamente, é difícil para a arbitragem, devido à situação delicada na tabela de ambas equipes. Façamos nossas preces para uma grande partida.

1723332_724986354208696_153658846_n.jpg

– Para evitar a Cocaína, comece evitando o… Cigarro!

É isso mesmo. Para chegar até a Cocaína, há elementos que contribuem, e a Nicotina, segundo comprovação científica, é um deles. Abaixo, extraído da Science Translational Medicine.

Em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5450641-EI8147,00-Nicotina+pode+abrir+a+porta+para+consumo+de+cocaina+diz+estudo.html

NICOTINA PODE ABRIR A PORTA PARA CONSUMO DE COCAÍNA, DIZ ESTUDO

A nicotina provoca mudanças no cérebro que podem abrir a porta para o consumo de cocaína, revela um estudo publicado nesta quarta-feira na revista Science Translational Medicine.

Estudos anteriores relacionaram o consumo de álcool e tabaco com o uso progressivo de outras drogas, como a maconha, mas agora o professor Amir Levine, da Universidade de Colúmbia, analisou a base biológica deste efeito e descobriu em um estudo com ratos que a nicotina aumentou a resposta à cocaína.

A resposta do animal foi mais positiva para cocaína quando os ratos que foram “pré-tratados” com nicotina depois receberam doses de nicotina e cocaína ao mesmo tempo.

Os pesquisadores sugerem que a nicotina aumenta a habilidade da cocaína para aceder e aumentar a expressão do gene FosB, que codifica uma proteína que é um fator de transcrição, ou seja, que regula muitos outros genes por sua vez envolvidos na resposta conductual perante a cocaína, explicou à Agência Efe Ruben Baler, do Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos Estados Unidos.

Baler apresenta também junto com a diretora deste Instituto, Nora Volkow, um estudo em perspectiva relacionado com o de Lavine, centrado nas mudanças epigenéticas (processos genéticos que não envolvem mudanças na sequência de DNA do animal) da nicotina.

Baler indicou que o tema geral tem a ver com a teoria de que as drogas são usadas em sequência, “primeiro as pessoas começam a usar uma droga que seja mais leve e pouco a pouco tendem a usar drogas mais pesadas, mais perigosas”.

Segundo o pesquisador, porém, “não está claro por que há uma sequência, se acontece por uma mudança morfológica que vai ocorrendo no cérebro e torna a pessoa ser mais vulnerável ao uso de drogas mais pesadas, ou se simplesmente a pessoa usa o que é mais acessível no início e depois usa outra coisa mais pesada”.

Para Baler, “possivelmente é uma combinação de ambos os fatores”, já que há evidências de que ocorrem mudanças estruturais funcionais em vários níveis no cérebro, de modo que o animal é mais sensível à cocaína.

“O que este estudo mostra de maneira bastante contundente em um modelo animal é que o uso crônico da nicotina durante sete dias de exposição muda basicamente parâmetros muito importantes no cérebro, o que faz com que o animal seja mais vulnerável e sensível aos efeitos da cocaína”.

url.jpg