– Sem Chuteira Vale?

Vale gol com o jogador descalço, estando sem as chuteiras?

Depende. Thierry Fiedju, atacante da equipe do Horn, fez um gol ilegal na 2a divisão austríaca, mas validado pelo árbitro.

Se um jogador está com a posse de bola e perde a chuteira, pode continuar a jogada (desde que a bola não saia do seu domínio). Mas se ele tocar a bola para um companheiro e recebê-la novamente, não vale. É tiro livre indireto para o adversário.

Veja o curioso lance, em http://mais.uol.com.br/view/14739503

600c6dd9fbc414694acc6fc7f31a8d56.jpg

– Você sabe distinguir a Geração Y?

A geração Y está cada vez mais presente no mundo da Administração de Empresas. É a turma entre os “20 e poucos” até os “30 e tantos” anos que quer mudar o mundo dos negócios. Isso é bom, claro.

Aqui mesmo no blog já escrevi algumas matérias sobre essa geração, mas agora gostaria de compartilhar um texto da Revista América Economia, Ed Janeiro /2011, por Ainá Vietro, onde há um belo resumo das características dessa turma:

ENTENDA A GERAÇÃO Y

A pedido de AmericaEconomia, Daniella Correa, consultora de RH da Catho Online, traçou um perfil dessa nova geração:

– Além de forte ligação com a tecnologia desde a infância, são criativos, curiosos e imediatistas.

– São pessoas multitarefas, ativas, mas que sabem gerir seu tempo.

– Priorizam os próprios interesses e têm necessidade constante de feedback – uma conversa rápida é suficiente para uma injeção de ânimo.

– Querem trabalhar para viver, mas não vivem para trabalhar.

– Aceitam a diversidade, mas têm dificuldade de se relacionar com figuras de autoridade. Esperam ser tratados como colegas, e não como subordinados.

– Reivindicam seus direitos.

– Admiram a competência real e o comportamento ético mais do que o nível hierárquico.

– Desejam contribuir com inovações, receber recompensas e reconhecimento explícito pelo bom desempenho.

– Gostam de trocar conhecimentos em um clima de colaboração e priorizam o trabalho em equipe.

geracao-y.jpg

– Paulistão é Vida e Morte aos Clubes do Interior

A Federação Paulista de Futebol apresentou o Campeonato Estadual de 2014, com 4 grupos de 5 integrantes. Os dois melhores de cada chave se classificam e os 4 piores do torneio caem para a A2. Os clubes não se enfrentam dentro da sua própria chave, só pegam os de fora dela.

Assim, poderemos ter maluquices: uma chave pode ter 4 equipes com pontuação máxima (42) e outra chave com os 4 com nenhum ponto. E se isso acontecer, nas oitavas de final teremos um clube com 42 classificados, e outro sem ponto algum! Ironicamente, os outros 3 com pontuação máxima estariam eliminados…

Gênios os idealizadores, não? Sem contar que o Torneio desagrada gregos e troianos: os clubes grandes que preferem priorizar as datas para Pré-Temporada, Amistosos e Excursões Internacionais não gostaram, já que o número de jogos não foi reduzido a contento. Os clubes pequenos também se prejudicam, pois terão apenas 7 jogos em casa, e se eliminados, encerrarão o ano como aconteceu com muitos (incluindo o nosso Paulista de Jundiaí, que sem disputar o Campeonato Brasileiro, tem que jogar com time misto / Sub 20 a deficitária Copa Paulista).

Será difícil para clubes e para o próprio Estadual sobreviverem. Os times do Interior vivem 3 meses, e depois morrem por 9! Isso é profissionalismo? O ideal, sem dúvida, é otimizar o calendário para que os pequenos joguem mais, numa espécie de campeonato classificatório para enfrentarem, numa fase posterior, os clubes grandes. Dessa forma, eles teriam mais tempo em atividade e os grandes gozariam de mais datas preparatórias.

E você, o que acha da fórmula do Paulistão 2014?

id_33323_Programa-6679.jpg

– Cuidado com o Bisfenol

Você já ouviu falar do Bisfenol (conhecido como BPA)?

Ele é usado principalmente em mamadeiras e copos infantis. Nos EUA, há uma campanha muito grande para se evitar o uso desse produto químico, sob suspeita de causar câncer. Lá, os produtos estão com a inscrição: FREE BPA, a fim de identificar que o produto está ‘limpo’.

Aqui no Brasil, ninguém falou ainda sobre o assunto. Mas em uma Universidade do Missouri, mais um motivo: o BPA contaminaria hormônios sexuais! Entenda bem a descoberta, abaixo

Extraído de Úlitmo Segundo / IG, em http://is.gd/IuFsuG

BPA BISFENOL USADO EM MAMADEIRA É O RESPONSÁVEL POR FEMINILIZAÇÃO DE RATO

O bisfenol A (BPA), substância controversa usada, entre outras coisas, no revestimento interno de garrafas de plástico e mamadeiras, está associado à feminilização de ratos, segundo estudo publicado esta segunda-feira (27).

A pesquisa, feita por cientistas da Universidade do Missouri, mostram que os ratos machos , expostos enquanto fetos à BPA, se comportam mais como fêmeas, especialmente em suas capacidades para se orientar em seu entorno.

Esta observação leva os cientistas a concluir que no homem este componente químico poderia ter efeitos nefastos no desenvolvimento e nos traços cognitivos próprios de cada sexo, que são importantes para a reprodução.

“Os ratos da experiência expostos ao BPA – guardadas as proporções, em quantidades equivalentes absorvidas pelo homem – parecem normais, mas no entanto são claramente diferentes”, explicou Cheryl Rosenfeld, professora adjunta de ciências biomédicas da escola de medicina veterinária da Universidade do Missouri e principal autora do estudo.

“As ratas não querem acasalar com os machos expostos ao BPA e estes últimos têm dificuldades maiores em navegar espacialmente para encontrar parceiras sexuais”, destacou.

Segundo os autores, este estudo deve estabelecer as bases para futuras pesquisas sobre como o BPA pode afetar diferentemente os comportamentos de meninos com relação ao das meninas.

A pesquisa foi publicada nos Anais da Academia americana de Ciências com data de 7 de junho a 1º de julho.

Enquanto a Agência Americana de Alimentos e Medicamentos notou “inquietações” com relação aos efeitos do BPA e que o Canadá foi o primeiro país do mundo a classificar este produto como tóxico, a falta de acordo entre os cientistas quanto aos seus efeitos em animais e seres humanos persistem.

– Sem Ovos não se Fará Omelete

Gilson Kleina, treinador que herdou o fardo da má campanha de Scolari no Palmeiras, levou o Alviverde para a Primeira Divisão. E poderá ser campeão nos próximos dias! Mas ele deverá ser substituído por alguém “de grife”, como Luxemburgo, Autuori ou Mano Menezes. Ué, vão trocar alguém que deu certo e custa barato por algum demitido de alto custo?

Claudinei Oliveira não permanecerá no Santos e se fala em Tite, Abel Braga ou até mesmo Ricardo Gareca, atual treinador do Velez. Mas quem vai pagar a conta?

O mais gozado é: se contratará por uma fortuna os treinadores, mas os elencos permanecerão os mesmos. E ainda esperam sucesso?

Sem jogador, não há time que competitivo que se forme. Não há prancheta suficiente que se desenhe esquema tático vencedor, sendo que o pé-de-obra é fraco para a execução.

prancheta2.jpg

– Samsung e a Ética

Na última semana, a Samsung foi denunciada (e reconheceu) sobre a atitude antiética de pagar a internautas para postarem comentários positivos de seus produtos, além de criticarem os da concorrência.

Ora, muitos sabem que algumas empresas cometem golpes baixos. O difícil é provar que eles ocorram… por isso, não acreditem no que muitos fóruns de Internet dizem. Aliás, alguns dos comentários podem até ser de pessoas que nem têm os produtos discutidos…

Em tempo: é a segunda vez que a empresa é multada por “atitude anticompetitiva”.

samsung.jpg

– Brasil Sub 17 é eliminado pelos Conceitos de Gallo!

A Seleção Brasileira Sub 17, dirigida por  Alexandre Gallo, foi eliminada do Mundial da sua categoria pelo México. Mas o que chama a atenção é que em Julho deste ano o treinador brasileiro declarou que estava impondo algumas regras para a conduta dos atletas convocados, além de diretrizes para chamá-los a compor o elenco.

Sobre os jogadores, o treinador proibiu o uso de:

– brincos em treinos,

– fones de ouvido na concentração,

– uso de cabelos excêntricos.

Sobre os critérios de convocação, por ordem de importância, foram, segundo ele próprio:

1o: Caráter,

2o: Comprometimento,

3o: Capacidade Técnica.

E aí, o que você achou da normatização imposta por Gallo: foi errada?

Será que Neymar deixaria de usar brincos nos treinos, abandonaria os fones e mudaria o penteado? E a Capacidade Técnica dele estaria em 3o plano de importância?

Deixe seu comentário:

url.jpg

– Uma Insuportável Jundiaí Rodoviária

Jundiaí está sofrendo com o crescimento desordenado. Segundo o IBGE, em 7 anos a frota de carros cresceu 74%.

Não bastasse isso, inúmeros novos moradores, condomínios verticais em locais que não suportam tanta gente e falta de infraestrutura. E ainda se prega “qualidade de vida”…

Sejamos realistas: a cidade sofre com a insegurança e com outros tantos males. Veja que absurdo: se leva, nos horários de pico, quase 1 hora da região do Eloy Chaves até o Centro, sofrendo com os gargalos da Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, trevo de Itu e acesso da Avenida Jundiaí. E não são mais do que 14 quilômetros…

Em Itupeva, o tempo é maior, pois se já não bastassem os pontos caóticos citados, os moradores devem suportar a Rodovia Hermenegildo Tonolli e o Trevo de Itupeva.

Não adianta falar em transporte público de qualidade para solucionar isso- o problema é maior: excesso de veículos e explosão imobiliária crescente.

Os donos das construtoras que estão ganhando dinheiro nesse vetor da cidade riem. Aliás, quem são aqueles que se beneficiam? E como a Prefeitura libera tanta obra sem pensar nas consequências?

transito-jundiai-01.jpg

– Yayá está certíssimo!

Yayá Touré, natural da Costa do Marfim e atleta do Manchester City, levantou o tema estremamente pertinente: o Racismo no Futebol da Rússia!

Contra o CSKA pela Champions League, o atleta negro sofreu gritos ofensivos das mais diversas formas, e até bandeira nazista foi acenada. Ele quer que jogadores de cor negra boicotem o Mundial de 18.

Ora, como a Rússia poderá sediar uma Copa do Mundo com nações das mais diversas raças e culturas, e ainda permite isso nas suas arquibancadas? Demonstrações preconceituosas no futebol já cansaram e, não nos esqueçamos, isso é crime.

O curioso é: e quantos atletas negros jogam na Rússia? Muitos! São os principais jogadores de lá, e que ganham aplausos dos torcedores das suas equipes. Até o Zenit, tradicional equipe xenófoba, começou a mudar seu conceito (com jogadores da sua equipe).

O que fazer? Punir e educar o povo!

10abr2005---torcedores-da-lazio-da-italia-sao-vistos-com-bandeiras-contendo-suasticas-durante-partida-contra-o-livorno-pelo-campeonato-italiano-1361996808643_615x300.jpg

– Os Erros do Supersticioso Sr X

Eike Batista quebrou e seu império ruiu devido a vários erros e vaidades. Supersticioso, para seu negócio dar certo tinha que abrir a empresa com nome que possuísse a letra X.

A petroleira do grupo só descobriu 17,5% do que houvera dito; até o fornecedor de cafezinho está sem receber (R$ 10.000,00 aproximadamente).

Sobre isso, o humorista José Simão, no Twitter, foi espirituoso: a nova empresa de Eike se chamará “Calotex” e a Xuxa, prevenida, já mudou o nome para “Chucha”…

Faz sentindo!

– Os treinadores TOP estão rendendo como tal?

Enderson Moreira, Vagner Mancini, Marcelo Oliveira, Caio Jr, Renato Gaúcho: são esses os treinadores com maior remuneração salarial no Campeonato Brasileiro?

Claro que não. Mas certamente eles têm o melhor custo benefício. E o detalhe: os chamados medalhões como Luxemburgo, Tite, Mano Menezes, Abel Braga, cujos salários são altíssimos, ou estão mal colocados ou foram demitidos.

Será que não estamos valorizando demais determinados técnicos de futebol? Houve uma inversão nos conceitos de quem é bom?

0,,12101617,00.jpg

– Novembro Azul

Depois da oportuna campanha Outubro Rosa, em busca da conscientização da Prevenção do Câncer de Mama, vem aí outra importante e necessária campanha: a do Novembro Azul, para o combate ao Câncer de Próstata.

É sabido que esse mal pode ser prevenido com o exame preventivo, pois quanto mais cedo detectar, mais fácil a cura. O grande problema continua sendo: o preconceito!

Novembro+Azul.jpg