– Quando a Fase não ajuda… O erro de Botafogo X Corinthians

Ótimo árbitro em péssima fase, que quando não erra, erram por ele… já escrevemos isso algumas vezes para falarmos de Sandro Meira Ricci, neste 2012.

 

O bom árbitro, que nos 2 anos que precedeu o ingresso ao quadro da FIFA era o melhor do Brasil, foi decaindo nas suas atuações paulatinamente. Hoje, sempre acontece um erro relevante nos seus jogos. Claro que não deve ter desaprendido a apitar, mas que a fase é ruim, isso é claro.

 

Vejamos ontem: no Engenhão, na partida Botafogo X Corinthians, Romarinho finaliza para o gol. No rebote, Martinez sofre pênalti. Tudo ok, caso Martinez não estivesse impedido quando recebeu a infração.

 

Se um jogador está em impedimento ativo, o jogo deve ser paralisado. Se neste ínterim (o do soar do apito ou da percepção do árbitro de que seu assistente está com a bandeira levantada até a marcação) ocorrer uma infração, seja falta de jogo ou até mesmo uma agressão, nada está valendo. Portanto, deve-se marcar impedimento e não pênalti.

 

No lance, Sandro Meira Ricci não teve culpa do erro, pois foi levado a crer que Martinez estava legal na jogada pelo erro do bandeira. Assim, errou por tabela!

 

Já imaginaram se o botafoguense desse um carrinho violentíssimo por trás no argentino, ao invés da infração cometida e que gerou o pênalti? O atleta carioca seria expulso, e o jogo recomeçaria com tiro livre indireto A FAVOR do Botafogo (já que, apesar de não valer marcação técnica, as marcações disciplinares continuam a valer normalmente nessas situações).

 

A propósito, vários lances polêmicos na rodada: vide Fluminense X Náutico (disponível aqui: http://is.gd/QoTRhH) ou Ponte Preta X Vasco da Gama, com péssima atuação de Francisco Carlos Nascimento (Fifa/AL). Penso que o Cel Aristeu vai ter que trabalhar muito no seu cargo frente a CA-CBF…

 

Ops: não posso deixar passar batido- Jorge Nicola, em sua coluna nesta segunda-feira no Diário de São Paulo /Bom Dia, diz que a indisposição da torcida Mancha Alvi-Verde com o presidente palmeirense Arnaldo Tirone começou exatamente a partir do momento em que ele se recusou a bancar o Carnaval 2013 da agremiação… Ineditismo ou rotina na relação Dirigentes & Organizadas?

 

Anúncios

2 comentários sobre “– Quando a Fase não ajuda… O erro de Botafogo X Corinthians

  1. Nao ficou so nisso nao. O lance do primeiro gol a cabeçada desviada do beque do botafogo encontra o jogador do corinthians, na esquerda, à frente da zaga, logo IMPEDIMENTO.
    Como V. tem ese blog, deve ter uma estatistica do mais ajudado. Sei que vai dar TIMETEUAMAO ou melhor timao. V. pode confirmar minhas impressoes sobre o mais ajudado!

    Curtir

  2. Não é assim que funciona. Erros se diluem ao longo de um campeonato. Tabelas “sem erro de arbitragens” são infundadas, pois, quem disse que um impedimento marcado resultaria em gol? Ou que o atleta expulso faria diferença? Ou que o pênalti entraria? As relações causa-efeito não funcionam no futebol…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s