– Clubes e Liga querem bom comportamento do torcedor nos EUA

O New York Red Bulls, da Major League Soccer (a 1a divisão de futebol dos EUA) quer pagar 500.00 dólares às suas 3 torcidas organizadas, a fim que elas não xinguem a torcida adversária. E se por 4 partidas seguidas os torcedores demonstrarem o bom comportamento, o clube pagará um bônus de 2,000.00 dólares!

Outro clube, o Real Salt Lake, já proíbe faixas ofensivas às equipes visitantes, bem como punições a torcedores que transgridam o comportamento respeitoso.

Mas uma curiosidade: a iniciativa do fair-play nas arquibancadas não surgiu dos clubes, mas da MLS. No ano passado, a Liga resolveu multar atletas que simulassem faltas, a fim de não elevar os ânimos da torcida (independente da decisão do árbitro estar correta ou não). E mais: a partir da próxima temporada, irá punir os clubes que pressionarem os árbitros antes, durante ou depois das partidas, incluindo jogadores, comissão técnica e representantes das equipes, seja por reclamações durante os jogos ou manifestações de seus torcedores nas arquibancadas.

O propósito já declarado pela Major League Soccer com essas medidas é: atrair mais público, pois um esporte bem educado é desejado pelo torcedor norte-americano, já acostumado com a rigidez das regras impostas pelo baquete e pelo futebol americano, através da NBA e NFL.

Detalhe: lá a média de público da última temporada foi a 8a maior do mundo: 18.845 pagantes. Aqui no Brasileirão, foi de 12.971 (a 18a).

Parece que os EUA, embora sem tantos títulos como o Brasil, está andando no caminho certo do futebol. E nós, onde a cultura do futebol em xingar o árbitro e encarar o torcedor adversário como inimigo parece estar intrínseca em alguns pobres de espírito: o que fazer?

(informações extraídas de ESPN.com , Sports Illustrated e MLSSoccer.com)

url.gif