– Análise da Arbitragem de São Paulo x Corinthians, Recopa, jogo de ida

Péssima arbitragem de Ricardo Marques Ribeiro. Não teve influência nenhuma no resultado, nem errou lances capitais. Mas irritou, amarrou, picou e se acovardou no jogo desta quarta-feira, pela primeira partida da Recopa Sulamericana entre São Paulo x Corinthians.

No jogo, não tivemos polêmica. O problema é que a cada disputa de bola mais forte dos jogadores, o árbitro marcava falta. Não deixou o jogo rolar, considerando tudo como infração. E os jogadores, aproveitando-se da debilidade do árbitro, não colaboraram, tentando tirar proveito disso.

Podemos avaliar o árbitro em 4 tópicos:

1- Tecnicamente, Ricardo Marques foi mal, considerando tranco legal como falta e não distinguindo carrinhos leves na bola com os no adversário (sorte que não tivemos lances faltosos na área).

2- Disciplinarmente, também foi mal, sem critério na aplicação de cartões.

3- Emocionalmente, péssimo, pois ao parar tanto o jogo e ter que “dar satisfação em diversas reclamações aos atletas”, mostrou-se frágil.

4- Fisicamente, ótimo; mas que de nada adiantou.

Isso vem ratificar o que há anos os formadores de árbitros pecam no Brasil: querem atletas que tenham velocidade em campo, não talentosos árbitros que tenham vocação no ofício. A designação dos escudos da FIFA avacalhou-se; há vários árbitros sem condições e que, talvez por motivação política, chegam à honraria.

Falamos dias atrás do risco de má atuação de Ricardo Marques Ribeiro para este jogo no blog do Diário de São Paulo / Rede Bom Dia, em: http://is.gd/RecopaBomDia, e repito a impressão que tenho dele, publicada no post citado, quando soube da sua escala: me surpreendi com a escolha do mineiro Ricardo Marques Ribeiro, já que embora seja da FIFA, não é respeitado como ‘árbitro de ponta’ e nem tem apitado grandes jogos. “.

Infelizmente, a expectativa ruim se confirmou. De bom da arbitragem, somente os bandeiras Kleber Lúcio Gil e Marcelo Van Gassen, perfeitos em suas marcações.

E você, o que achou da partida? Deixe seu comentário:

url.jpg

– Qual é a da Dilma com Plebiscito ou Referendo?

Dilma Rousseff insiste em querer realizar um plebiscito para que o povo decida sobre financiamento público de campanha, voto distrital e outras coisas relacionadas a eleições.

Mas o que se tem visto nas ruas por aí é o povo gritando e pedindo por reforma política?

Claro que não.

Ele grita contra a corrupção dos políticos, e isso independe de reforma política.

Ele grita contra a impunidade e a insegurança pública, como nos casos do bárbaro menino boliviano de 5 anos morto covardemente na última semana.

Ele grita contra o descaso à Saúde Pública, enquanto que pobres se amontoam atrás de leitos e políticos quando adoecem vão aos melhores hospitais do Brasil.

Ele grita contra o esquecimento da Educação, onde professores ganham menos do que deveriam.

Ele grita contra transporte público decente, enquanto deputados viajam de jatinhos e helicópteros.

Reforma política sugerida é enrolação. Na prática, como a presidente vai atender aos pedidos do povo?

url.jpg

– Virtudes de um Pai na Educação dos Filhos

Há algo mais verdadeiro na relação entre pais e filhos?

Duas coisas que os filhos devem obter de seus pais: Raízes e Asas

(Goethe)

Algo a contestar? Perfeito!

url.jpg

– A Democracia Torta do Egito

Em fevereiro de 2012, manifestantes egípcios conseguiram derrubar o governo do ditador Mubarak, empossado há 30 anos no cargo. E na primeira eleição democrática do país, elegeram o presidente Mursi.

Mas quem não está acostumado a regimes democráticos, pode sofrer para entendê-lo. Mursi tomou ações ditatoriais. Por exemplo: criou uma lei que impedia a Justiça de contestar suas decisões. O povo não gostou e saiu as ruas pedindo sua renúncia.

Hoje, o Exército depôs o presidente. Parece que a democracia não durou um ano…

url.jpg

– Trezena de Nossa Senhora do Carmo

Para quem é devoto da poderosíssima invocação de Nossa Senhora do Carmo, hoje é um dia especial: começa nessa 5a feira a Trezena por essa devoção à Virgem Mãe. Serão 13 dias de felizes orações, culminando no dia 16 (data da Festividade).

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós.

url.jpg