– Quem é o melhor jogador da Copa das Confederações até agora?

A FIFA divulgou a lista dos concorrentes ao prêmio de melhor jogador da Copa das Confederações, a se encerrar no domingo. Os 6 jogadores são: Pirlo, Suarez, Iniesta, Neymar, Paulinho e Sérgio Ramos.

Fico pensando… exatamente na metade do ano, caso tivéssemos que escolher hoje o melhor jogador do mundo, quem seria ele? Messi ainda reina absoluto no Mundo da Bola?

Deixe seu comentário: Quem você escolheria como melhor da Copa das Confederações e quem é o melhor do Planeta hoje?

url.jpg

– Vagões Seletivos para Mulheres no Metrô Paulistano?

O Metrô de SP estuda colocar vagões exclusivos a mulheres. No Rio de Janeiro, isso já existe nos horários de pico. Em algumas cidades do mundo, idem. A idéia é evitar o assédio sexual.

Caramba… precisamos de uma providência dessas? Que selvageria! Separar homens e mulheres no transporte público é típico de gente má educada, de vândalos e animais, que agem por instinto e não sabem se comportar. Me envergonho de uma sociedade que precisa fazer isso.

Revoltante!

O que você pensa sobre isso? Deixe seu comentário:

url.jpg

– O que esperar do árbitro holandês na final da Copa das Confederações?

A FIFA se tornou previsível. Na última semana, em nossa coluna no Bom Dia / Diário de São Paulo (post de 24/06), fizemos a projeção dos árbitros para as semifinais e final da Copa das Confederações. E neste exercício de lógica, acertamos (vide em: http://is.gd/ArbitrosBomDia).

Utilizamos a expectativa de que a FIFA não arriscaria nas escalas devido a má atuação do árbitro uzbeque na partida entre Brasil x Itália. Assim, colocaria árbitros que conhecessem as equipes nas semifinais. Dessa forma, o chileno Enrique Osses foi escalado para o clássico sulamericano e o inglês Howard Webb para o confronto europeu; tal escala já os eliminariam da finalíssima. Como a decisão entre Brasil x Espanha não pode ser um jogo para testar, o árbitro argelino estaria fora. O representante português idem, após arbitragens apagadas. E como o japonês Nishimura não correspondeu às últimas atuações, sobraram o árbitro argentino Diego Abal e o holandês Bjorn Kuipers. Como o juizão da Argentina não é do mesmo nível do seu colega da Holanda, deu Kuipers.

O árbitro deste domingo tem muitos jogos importantes em seu curriculum recente: trabalhou na semifinal entre Mazembe x Internacional no Mundial de Clubes 2010; apitou vários jogos da Champions League em 2011, 2012 e 2013; esteve na final da Eurocopa entre Itália x Espanha em 2012; foi o árbitro da final da Europa League entre Chelsea x Benfica em 2013 e estará atuando na sua segunda final de competição internacional deste ano em sua carreira. Na Copa das Confederações, apitou Uruguai 2 x 1 Nigéria. Ou seja: vem credenciadíssimo.

Suas características são excelentes: é bom fisica, tecnica e disciplinarmente. Mas algo chama a atenção: é um “Colina às avessas” no relacionamento com os atletas. Para quem não lembra, Pierluigi Colina, árbitro da final da Copa do Mundo de 2002, se notabilizava por conversar bastante com os atletas, muitas vezes até em excesso, explicando suas decisões. Esbanjava simpatia. Já o holandês Bjorn Kuipers é sisudo; apita os lances e dá as costas para o jogador que tenta conversar com ele; se ele dá a atenção para o atleta, é para punir por reclamação.

Será que a FIFA ficou preocupada com o comportamento dos atletas nas semifinais? Penso que sim em relação a Brasil x Uruguai, mas não foi isso que determinou a escala de domingo, mas a competência do árbitro da Holanda.

Fica a dica aos brasileiros: sem catimba, simulação ou reclamação excessiva, pois serão infrações punidas. Além do que, como a Seleção costuma fazer faltas táticas em excesso no meio de campo (característica de toda equipe dirigida por Luís Felipe Scolari), o risco de cartões é alto. Mais: lembremo-nos que o comportamento dos atletas espanhóis foi exemplar na partida entre Espanha x Itália; portanto, que a Seleção Brasileira procure apenas jogar futebol.

url.jpg

– O que esperar do árbitro holandês na final da Copa das Confederações?

A FIFA se tornou previsível. Na última semana, em nossa coluna no Bom Dia / Diário de São Paulo (post de 24/06), fizemos a projeção dos árbitros para as semifinais e final da Copa das Confederações. E neste exercício de lógica, acertamos (vide em: http://is.gd/ArbitrosBomDia).

Utilizamos a expectativa de que a FIFA não arriscaria nas escalas devido a má atuação do árbitro uzbeque na partida entre Brasil x Itália. Assim, colocaria árbitros que conhecessem as equipes nas semifinais. Dessa forma, o chileno Enrique Osses foi escalado para o clássico sulamericano e o inglês Howard Webb para o confronto europeu; tal escala já os eliminariam da finalíssima. Como a decisão entre Brasil x Espanha não pode ser um jogo para testar, o árbitro argelino estaria fora. O representante português idem, após arbitragens apagadas. E como o japonês Nishimura não correspondeu às últimas atuações, sobraram o árbitro argentino Diego Abal e o holandês Bjorn Kuipers. Como o juizão da Argentina não é do mesmo nível do seu colega da Holanda, deu Kuipers.

O árbitro deste domingo tem muitos jogos importantes em seu curriculum recente: trabalhou na semifinal entre Mazembe x Internacional no Mundial de Clubes 2010; apitou vários jogos da Champions League em 2011, 2012 e 2013; esteve na final da Eurocopa entre Itália x Espanha em 2012; foi o árbitro da final da Europa League entre Chelsea x Benfica em 2013 e estará atuando na sua segunda final de competição internacional deste ano em sua carreira. Na Copa das Confederações, apitou Uruguai 2 x 1 Nigéria. Ou seja: vem credenciadíssimo.

Suas características são excelentes: é bom fisica, tecnica e disciplinarmente. Mas algo chama a atenção: é um “Colina às avessas” no relacionamento com os atletas. Para quem não lembra, Pierluigi Colina, árbitro da final da Copa do Mundo de 2002, se notabilizava por conversar bastante com os atletas, muitas vezes até em excesso, explicando suas decisões. Esbanjava simpatia. Já o holandês Bjorn Kuipers é sisudo; apita os lances e dá as costas para o jogador que tenta conversar com ele; se ele dá a atenção para o atleta, é para punir por reclamação.

Será que a FIFA ficou preocupada com o comportamento dos atletas nas semifinais? Penso que sim em relação a Brasil x Uruguai, mas não foi isso que determinou a escala de domingo, mas a competência do árbitro da Holanda.

Fica a dica aos brasileiros: sem catimba, simulação ou reclamação excessiva, pois serão infrações punidas. Além do que, como a Seleção costuma fazer faltas táticas em excesso no meio de campo (característica de toda equipe dirigida por Luís Felipe Scolari), o risco de cartões é alto. Mais: lembremo-nos que o comportamento dos atletas espanhóis foi exemplar na partida entre Espanha x Itália; portanto, que a Seleção Brasileira procure apenas jogar futebol.

url.jpg

– Você acredita nas Frases espalhadas no Facebook?

Pedro Bial, Jô Soares e outras tantas personalidades habitam o mundo de frases de impacto no Facebook. Já repararam?

Mas será que eles realmente disseram o que você lê?

Olha que curioso, sobre falsas frases e personalidades improváveis. Tem até frase de Raul Seixas, com foto de Renato Russo e atribuída ao Cazuza, Ed Murphy por Will Smith… e por aí vai!

Veja as melhores em: http://tecnologia.uol.com.br/album/2012/04/03/internautas-fazem-montagens-envolvendo-frases-falsas-e-personalidades-fora-de-contexto.htm?abrefoto=3

url.jpg

– Rádio ESPN no Dial voltará!

Que boa notícia! Leio que a Rádio ESPN voltará. Depois de anos como Estadão ESPN (em parceria com a Eldorado 700 AM), a rádio ficou só na Web. Agora, estará voltando no dial da Rádio Capital 1040!

Tomara que os profissionais da Capital sejam incorporados. Ou será que haverá demissões?

url.jpg

– Conde Francisco Scarpa e suas histórias

O que acha de viajar para a Europa e levar a própria vaca para tirar leite fresco aos filhos? Ou se gabar de ser o pioneiro em cerveja em lata no Brasil? Ou ainda ter Rolls-Royce e Picasso em casa?

Isso é para pouquíssimos… fiquei impressionado com as histórias dos Conde Francisco Scarpa, falecido semana passada. Compartilho abaixo:

Extraído de Veja SP, ed 26/06/2013, pg 32

UMA VIDA MUITO RICA

Além de fortuna, Francisco Scarpa, morto aos 103 anos, tinha estilo, gosto e boas histórias para contar

O conde Francisco Scarpa, que contava ter recebido esse títulodo papa Pio XII, preferia que os amigos o chamassem de Chico.Apesar de apreciar a informalidade no tratamento, era um cavalheiro requintado. Tinha em casa Picasso e Rolls-Royce. Adorava festas. Durante décadas, quando ia a Paris, hospedava-se numa suíte do luxuosíssimo Plaza Athénée.

Nos anos 50, viajavacom a família para a Europa de transatlântico e levava junto umavaca leiteira, que era ordenhada no porão sempre que os filhospequenos pediam a mamadeira. Paulista de Sorocaba, herdou afortuna do pai, o imigrante italiano Nicolau Scarpa, criador daCervejaria Caracu. Foi também dono da Skol e orgulhava-se dehaver lançado a primeira cerveja em lata do Brasil.

Segundo seufilho-playboy, Chiquinho Scarpa, ele chegou a ter quarenta fazendas, além de usina de açúcar, metalúrgica e fábrica de tecidos. Francisco estudou química na Alemanha, onde em 29 desetembro de 1938 testemunhou uma cena histórica: a chegadados líderes das maiores potências europeias da época para a assinatura do Pacto de Munique, que redundou na entrega da Checoslováquia aos nazistas. Do lado de fora, em meio a bandeirascom suásticas, ele conseguiu fotografar, infelizmente de costas,Hitler, Mussolini e o primeiro-ministro inglês Neville Chamberlain.

Viúvo desde o ano passado, morava em companhia de Chiquinho, da antiga criadagem e de uma cacatua no palacete queconstruiu em 1949 na praça batizada com o nome de seu pai,nos Jardins. As duas filhas, Renata e Fátima, residem em casascontíguas. Até poucos meses atrás, ainda jogava paciência nocomputador. Foi ali que ele morreu na última terça-feira (18), decomplicações de um AVC sofrido em dezembro. Tinha 103anos. “Nasceu rico, viveu rico e morreu rico”, resumiu o advogado da família, Marco Antonio Fanucchi.

00403242_8f2i1i5b0c.jpeg