– Volumosidade dos Protestos no Brasil: Maneiras e Propósitos

Parece que os Vândalos da Paulista perderam espaço para jovens realmente engajados.

Boa, gostei. São manifestantes legítimos e surpreendentes, pelo fato do povo ser costumeiramente acomodado. Mas o que, especificamente, se pede?

Era pelo ônibus? Depois contra a Copa? Contra 10 anos Petistas na República ou décadas do PSDB em São Paulo? Ou contra tudo e ao mesmo tempo subjetivamente contra nada em específico?

Contra a corrupção é valido, desde que não exista violência. Mas vimos bombas contra a ALERJ e incêndio de carros de cidadãos comuns no RJ; isto é bandidagem. E vandalismo tentando arrebentar portões do Palácio dos Bandeirantes? Sem contar a arruaça na Prefeitura, ontem. Idem sobre isso.

Por quê não se mostrou o processo democrático de protesto não votando em Tiriricas e Genoínos? Fizeram o mesmo contra o Mensalão?

Por quê não se protestou contra a Copa em 2007, quando o Brasil foi escolhido? Depois de pronto, vai demolir tudo? Aí é burrice, pois o prejuízo é maior.

Aliás, será que vivemos um país rachado? Dilma e Lula com popularidade estratosférica, contrapondo-se a manifestações gigantescas de rua. Como entender isso?

De fato, o país está confuso…

As manifestações pacificas e suas causas são justíssimas e faço coro. Nunca quis Copa do Mundo, pois, para mim, o dinheiro deveria ser revertido para a Saúde e para a Educação. Além de quê, detesto essa corja corrupta e demagógica que governa o Brasil. Mas temos que ser coerentes e decentes: quebradeira de bens públicos e críticas tardias de nada valem; ao contrário, maculam.

Vamos mudar o Brasil, pelo voto e com paz. Sem troca de bolsas-assistenciais mas com emprego especifico. Colocando o pão-e-circo do lado e de maneira racional. E, claro, com objetivos claros: sem promoção de grupos pessoais e/ou políticos.

A propósito: viram algumas radicais com bandeiras de partidos nanicos? Sim, elas apareceram com membros de extrema esquerda, misturando-se com jovens intelectuais liberais.

Há de tudo, há todos, há por tudo.

Há os que querem mudar o Brasil. Há os que querem farra. Há os que nem sabem o motivo de estarem lá.

Há, enfim, esperança. Mas que ela venha mansa e objetiva, sem demonstração raivosa ou fanática.

url.jpg

– Os Vovolescentes da Internet

Sabe aquele adolescente que fica fascinado ao descobrir a Internet e o Mundo Virtual? Agora, imagine idosos e idosas que “renascem” ao navegarem na Web!

Eu conheço pessoas queridas como nessa bacana matéria abaixo. E você?

Extraído de: Revista Isto É, pg 82, ed 2274

VELHINHOS CONECTADOS

Eles invadiram as redes sociais, batem papo pelo computador, editam vídeos, enviam fotos, mantêm blogs e formam o grupo que mais cresce entre os usuários de internet no Brasil

Por Juliana Tiraboschi

Eles gostam de aprender coisas novas, recorrem frequentemente ao computador para pesquisar sobre os mais variados assuntos e adoram usar a internet para conversar com os amigos e conhecer gente. Pode parecer, mas esse não é o perfil médio dos jovens da geração X ou Y. Trata-se, na verdade, da descrição de um contingente de usuários da rede que só aumenta: o das pessoas com mais de 50 anos. Divulgada em maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pesquisa “Acesso à internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal” constatou que, entre 2005 e 2011, aumentou em 222,3% o número de brasileiros com 50 anos ou mais de idade que entram na internet. Isso representa um aumento de 2,5 milhões para 8,1 milhões de pessoas no grupo dos conectados maduros. Foi a faixa etária que teve o maior crescimento no período.

Quem trabalha no meio não fica surpreso com esses números. “Os idosos têm muita fome de conhecimento”, diz Sérgio Contente, presidente de uma empresa de softwares e mantenedor da fundação que leva seu nome e promove cursos de informática para jovens carentes e para o público da terceira idade. Para ele, os membros desse grupo que ainda estão fora da rede gostariam de aprender a navegar pela internet e a usar softwares, mas têm receio de incomodar os familiares. Com base nos vovôs que frequentam os cursos, o incômodo seria mínimo. O que eles mais desejam é aprender a trocar e-mails, receber e enviar fotos, editar vídeos caseiros e usar o Facebook e o Skype para se comunicar com parentes e amigos.

Esse é o perfil de Luiza Soares Ribeiro, 88 anos. A dona de casa começou sua experiência com novas tecnologias ao ganhar um tablet de presente de uma de suas sete filhas em dezembro de 2012. Luiza aprendeu a dominar as funções básicas do aparelho e a utilizá-lo para colocar em prática seu passatempo favorito: jogar games de caça-palavras. Mas ela queria mais e, no início deste ano, soube de um curso básico de informática por meio de uma vizinha. Decidiu se matricular e aprofundar seus conhecimentos sobre navegação na internet. Gostou tanto que convenceu duas filhas – Mafalda Ribeiro, 68 anos, e Zoraide Trofino, 67 – a fazer o curso. Luiza frequenta um clube da terceira idade e diz que, apesar de uma ou outra dificuldade, aumenta o número de amigos que sabem lidar com as novas tecnologias. “Acho o Facebook um pouco difícil, a gente aprende mais devagar. Mas o que aparecer eu quero aprender”, afirma Luiza, que acabou de participar de uma oficina para conhecer as ferramentas da rede social.

Além dos laços afetivos, um grande impulso para a inserção dos idosos no mundo da computação vem da automatização de serviços como a declaração do Imposto de Renda e a movimentação de contas bancárias. A necessidade de estar em dia com esses avanços tecnológicos traz um efeito colateral benéfico. “É importante saber usar a internet, abre a nossa cabeça”, diz Mafalda, que gosta de usar o Facebook, ler notícias sobre novelas, pesquisar receitas e procurar informações sobre artesanato.

A bióloga aposentada Neuza Guerreiro de Carvalho, 83 anos, já é uma veterana na lida com os computadores. Começou a desvendar os segredos da informática em meados da década de 1990. “Meu filho e netos conversavam entre eles sobre o assunto e, para mim, era como ouvir chinês. Mas nunca fui de ficar por fora, então quis aprender”, diz. Sua principal motivação naquele momento foi usar o computador para registrar toda a história de sua família. “Não existia mais máquina de escrever, e não dava para escrever à mão”, afirma.

A familiaridade com o computador cresceu a ponto de, em 2008, a aposentada lançar o “Blog da Vovó Neuza”, que reúne textos sobre temas como cultura, arte, viagens e música clássica, seus hobbies favoritos. Para ela, o blog não é um passatempo, mas um trabalho. “Eu pesquiso, às vezes passo uma manhã inteira para escrever um post”, diz. Neuza comemora o fato de mais idosos estarem na rede, mas acha que eles ainda se contentam com pouco: “Tem gente que faz curso, compra computador e fica restrito a receber e-mail e repassar correntes de mensagens. Não sabe trabalhar uma foto, criar conteúdos ou fazer uma pesquisa.”

A psicóloga Andréa Jotta, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática, da PUC/SP, tem percebido um aumento tanto no interesse dos idosos em acessar a internet quanto na oferta de portais com informações e serviços voltados para esse público. “Geralmente, eles se adaptam bem aos tablets, por conta da tecnologia touch screen e da facilidade em acessar aplicativos das redes sociais”, diz. Criados num tempo em que ainda dava para confiar na palavra, eles têm dificuldade para se adaptar às medidas de segurança necessárias para navegar tranquilamente. “Os idosos caem mais facilmente nesses golpes que chegam por e-mail”, diz Andréa. Por isso, muitos têm medo de usar serviços de acesso online às contas bancárias.

Mas o número de vovôs que dominam informática cresceu tanto que algumas empresas colocam cabeças grisalhas para trabalhar em seus computadores. Especializada em serviços de call center, a TMKT, de São Paulo, contratou 100 pessoas acima de 50 anos desde março de 2012. “Essa faixa etária apresenta um pouco de lentidão na digitação e no aprendizado de abrir as telas do computador, mas a disciplina, a força de vontade e o comprometimento fazem com que vençam essas dificuldades”, diz Sulamita Miranda, gerente de RH da empresa. Mara Pereira da Silva, 60 anos, voltou a trabalhar no call center depois de se aposentar como secretária há quatro anos. Para a profissional, com um bom treino as pessoas mais velhas podem trabalhar de forma tão eficiente quanto gente mais nova. “É estimulante trabalhar junto com os jovens. A gente sente que está no mesmo nível de conhecimento deles”, diz. Sinal de que, além de conectar os idosos com o mundo, os computadores funcionam como um virtual elixir da juventude.

mi_581701447466236.jpg

– O Bairro Medeiros Clama por Ajuda!

O Bairro Medeiros, aqui em Jundiaí, está realmente abandonado pelas autoridades. A insegurança tomou conta dos moradores. O crescimento desordenado fez com que a bandidagem voltasse os olhos para cá, e os residentes dessa esquecida região não tem muito o que fazer.

Apesar de existir um batalhão da PM no bairro, o trabalho dos soldados é inglório, já que por mais esforçados que sejam, eles têm poucas viaturas a disposição e atendem a Eloy Chaves, Ermida, Jardim Tannus, Residencial Jundiaí, Parque Almerinda Chaves, Fazenda Grande, Parque Industrial e Grande Retiro!

Assim, na semana que vem, ocorrerá uma pacífica manifestação de moradores durante os trabalhos da Câmara Municipal. O evento está sendo organizado via Rede Social, e pode ser encontrado no Facebook na Comunidade “Bairro Medeiros e Região – Jundiaí”.

Aqui, o convite pela postagem do moderador da Comunidade, Glauco Arduíno. Participe!

MANIFESTO POR MAIS SEGURANÇA EM NOSSA REGIÃO

A manifestação pedindo mais segurança para nossa região, está com data marcada para: Terça-feira (25/06) às 18:30, na Câmara Municipal de Jundiaí.

Lembremos: Estaremos em uma “Casa de Leis”, portanto, a manifestação deve ocorrer de forma pacífica, respeitosa e consciente.

Como será realizada a manifestação?

Os manifestantes devem levar cartazes com pedidos de “PAZ, SEGURANÇA, POR MAIS POLICIAMENTO POR PARTE DA PM, POR RONDAS E UMA BASE DA GM (PROMETIDO EM CAMPANHA)”. Os cartazes serão expostos durante a sessão da Câmara Municipal de Jundiaí.

Em que momento serão expostos os cartazes?

Meu amigo Cleofas e eu (Glauco), levantaremos nossos cartazes e demais manifestantes devem levantar seguidamente, mantendo-se sentados e em silêncio, obedecendo a ORDEM DA CASA.

Observando que: A manifestação tem como objetivo trazer segurança para nossa região, portanto, não será permitido levantar bandeiras de cunho partidário!

Conto com a participação e colaboração de todos!

6504_523171207730336_419127789_n.jpg

– Tem Rodada hoje da Copa das Confederações?

Depois de tanta confusão e noticiário monopolizado dos protestos Brasil afora, quase me esqueci: hoje temos dois jogos pela Copa das Confederações!

Mas aqui uma polêmica: em Fortaleza, no jogo Brasil x México, teremos protestos da população. Além dele, há a possibilidade da Polícia do Ceará decretar greve em apoio!

Xiii…

url.jpg