– A Confusão e a Mentira do Caso Braguetto na final do Paulistão

Há um ano, o jornalista Daniel Lian entrevistou o árbitro Rodrigo Braguetto, que confirmou ter prestado serviços de arbitragem ao Sport Club Corinthians Paulista (para jogos do seu departamento social). Na oportunidade, Braguetto disse que se fosse vetado em jogos do clube, encerraria a carreira.

O Cel Marinho, procurado na época, não via problemas. A matéria está disponível em: http://professorrafaelporcari.blog.terra.com.br/2012/02/03/o-caso-braguetto-corinthians-arbitro-pode-ou-nao-ter-relacao-comercial-com-clube/

Rodrigo Braguetto é uma pessoa séria. Trabalhou posteriormente a isso em outros jogos do Corinthians (escalado mesmo com a ciência da Comissão de Árbitros). Em especial, a eliminação do próprio Corinthians para a Ponte Preta na quarta-de-final do Paulistão 2012. A empresa de Braguetto também trabalhou para outros clubes (como o Santos e São Paulo), segundo o próprio site da APTO (sua agência de árbitros). Neste ano, Braguetto trabalhou em jogos do Santos.

Para um árbitro de futebol, não basta ser honesto. Tem que se policiar para sempre parecer ser honesto. Ser extremamente ético, no limite mesmo. Ter cuidado com as redes sociais, com vínculos comerciais com quaisquer clubes e até mesmo amizades extra-campo.

Claro que Braguetto não é funcionário da FPF (bem como todo o quadro), mas “prestador de serviço aos clubes mandantes”, como a própria entidade gosta de dizer. Então, seu ganha-pão vem de outras rendas.

Em suma: Rodrigo Braguetto poderia evitar o contrato com clubes profissionais de futebol; ou, se dizer impedido de trabalhar em jogos que os envolvessem. Já tivemos precedentes: o árbitro Anselmo da Costa foi impedido de apitar jogos do Palmeiras pela mesma Comissão de Árbitros por trabalhar no Instituto Wanderley Luxemburgo, enquanto esse era treinador palestrino. Porém, no ano passado, a decisão da CEAF-SP foi diferente no caso Braguetto & Corinthians.

Hoje…

O circo de horrores que se tornou a Federação Paulista aprontou mais uma das suas. A FPF divulgou em seu site que:

O árbitro Rodrigo Braghetto solicitou à Comissão de Arbitragem que fosse dispensado da partida, a fim de evitar qualquer tipo de polêmica que pudesse prejudicar a competição, já que a sua empresa, Apto Esportes, presta serviços ao departamento amador do Sport Club Corinthians Paulista” (link em: http://bit.ly/10yaTKo )

Assim, novo sorteio de árbitros foi realizado e Guilherme Ceretta de Lima apitará a finalíssima.

Porém…

Não é que Rodrigo Braguetto desmentiu a FPF?

Ao Arena Sportv, disse:

“Não pedi para sair. Venho me preparando e concentrado para realizar o grande sonho da minha vida, que seria apitar a final do Paulista. Mas o Coronel Marinho me ligou e disse que era melhor que eu saísse para evitar problemas futuros. Acredito que faria um grande jogo no domingo, mas acho que para o bem do futebol é isso. Estou encerrando a minha carreira como árbitro. O árbitro no Brasil é um abnegado, é sub-humano. Vou ter um filho nesse ano. É muito status, mas profissionalmente não condiz”.

No entanto, a decisão da retirada do nome de Braguetto foi de Marco Polo Del Nero. É o que deu a entender o Cel Marinho ao site Globoesporte.com:

Eu vou consultar o presidente Marco Polo Del Nero, mas pessoalmente não vejo problema algum. A empresa também presta serviço para outros clubes.”

Logo após a consulta, o novo sorteio foi remarcado. Alguma dúvida da interferência do presidente da FPF?

Os erros foram: da FPF em ter feito vistas grossas e incluído Braguetto no sorteio de jogos do Corinthians; e do próprio Braguetto em não entender que, infelizmente, o torcedor não separaria a relação comercial.

Boa sorte ao agora ex-árbitro. Braguetto se formou comigo, trabalhamos juntos e estivemos em 3 pré-temporadas. É honesto e não merecia encerrar a carreira assim. Mas cumpriu o que prometeu: abandonou o apito, caso fosse vetado.

Em tempo: será que Marco Polo retirou Braguetto para evitar novos problemas, como erros de arbitragens involuntários pró ou contra o Corinthians, sugerindo compensação por 4a feira (erros de Amarilla) ou desentendimentos políticos com o time?

Braguetto deveria acionar o Sindicato dos Árbitros. Penso que o presidente do SAFESP, Arthur Alves Júnior, defenda o árbitro pela retirada indevida, já que o site da FPF alegou que ele é quem houvera pedido dispensa (embora não imagino muito sucesso, já que o próprio Arthur Alves Júnior trabalha na Comissão de Árbitros presidida pelo Cel Marcos Marinho).

Guilherme Ceretta será o árbitro da final. Fico em dúvida com o Estatuto do Torcedor: não deveria ser o 4o árbitro – que é o substituto imediato do árbitro, segundo o Regulamento Geral das Competições – a ser o árbitro da final?

Ceretta é ótimo árbitro, mas sofre um certo preconceito de outros por um fato diferente: é modelo, gosta de dar entrevistas e sempre aparece em matérias na TV. Nada que o impeça de realizar boas arbitragens, embora tal comportamento seja visto com maus olhos pela própria FPF. E, para ajudar, nesta semana ele declarou que se convidado, aceitaria posar nu em ensaio fotográfico… (em: http://bit.ly/Z1Jimt).

Xiii… teremos o mesmo blábláblá (dos patrulheiros de plantão, claro) que ocorreu com a competentíssima e belíssima Ana Paula de Oliveira?

Um pitaco final: a Cooperativa e o Sindicato dos Árbitros fornecem apitadores a diversos clubes e associações. Será que se preocuparão em não escalar árbitros da FPF, dando lugar apenas aos não-federados, já que estão tão visados?

(a matéria que trouxe a repercussão do caso originou-se no Blog do Paulinho, e pode ser acessada em: http://blogdopaulinho.net)

url.jpg

– Lula e a Sinceridade Total. Mea Culpa?

Discursando aos jovens, o ex-presidente Lula disse:

Político ético, de comportamento irretocável, não existe

Que senso de auto-crítica! Lembrei-me de outro discurso dele nos anos 90:

Existem 300 picaretas com anel de doutor no Congresso Nacional”.

Perfeito. Para tirar 10, faltou pedir desculpas ao povo por estar neste contexto (junto com Genoíno, Delúbio, Dirceu e tantos outros).

Ah se fosse um mea culpa…

imgres.jpg