– A Sede do Poder…

Caramba, nesta semana se falou sobre o José Serra deixar o PSDB e ir para outro partido concorrer à Presidência da República. Também de Marina Silva montar o seu próprio partido e se candidatar. Aécio já é pré-candidato, Eduardo Campos ou sairá ou negociará com Dilma, que pode se reeleger ou abrir mão para o Lula.

Amigos, estamos em Janeiro de 2013 e a Eleição é em Outubro de 2014! Ué? Esses políticos trabalharão ou discutirão estratégias de alcance ao poder?

eleicao1.jpg

– Regis Bittencourt é o Exemplo…

…Mas um exemplo de descaso e falta de vontade política.

A principal via de ligação entre São Paulo e o Sul do país está de fato abandonada. Leio agora que o término da sua duplicação poderá se dar em 2017!

Há quanto tempo tempos visto acidentes ali? A obra na rodovia deveria ser feita bem antes, é assustador imaginar que ela virou o século sem ser segura.

Parece brincadeira, mas dizer que ainda deve-se esperar 4 anos para a duplicação é assombroso.

imgres.jpg

– Desfile de Cavaleiros em Itupeva para São Sebastião

por Reinaldo Oliveira

No próximo domingo, dia 13 de janeiro, acontece mais um Desfile de Cavaleiros em Itupeva. O evento faz parte da já tradicional Festa de São Sebastião – que terá a celebração de um Tríduo nos dias 17, 18 e 19, com encerramento no dia 20, com missa solene presidida pelo bispo Dom Vicente Costa.

O desfile tem início às 10h30 na Praça de Eventos da Pedreira, passando por diversos pontos da cidade e, chegando à igreja Santo Antonio por volta das 12h. Ali, na chegada os cavaleiros recebem a bênção e a seguir no salão de festas muita macarronada, bebidas, frutas, doces, e durante a festa o grande leilão de prendas. Participe você e sua família.

imgres.jpg

– A Polêmica Reclamação dos Cursos Reprovados pelo MEC

O MEC reprovou 38 cursos de 21 instituições por nota baixa em sua avaliação, composta pela estrutura da instituição de ensino, qualidade do corpo docente e notas dos alunos. Porém, com boicotes de alunos em algumas avaliações, os resultados podem ser distorcidos. PUC e Mackenzie, de qualidade reconhecida no Ensino Superior, estão nesta lista. Agora essas instituições não podem ampliar o número de vagas, tampouco receber recursos do FIES.

Aloísio Mercadante disse que as universidades terão que assinar um protocolo de comprometimento de melhorias a esses cursos, e que não abrirá exceções, mesmo as que possuem quase a totalidade de mestres e doutores (e que a nota resulta da não-realização de provas dos alunos).

Em São Paulo, as instituições foram:

  • Mackenzie: Arquitetura
  • PUC (SP): Geografia, História
  • PUCCAMP: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Engenharia Civil, Letras, Química
  • UniAnchieta: Engenharia da Produção
  • UniPinhal: Ciências Biológicas
  • UniSalesiano: Educação Física

imgres.jpg

– A Fragata da Dona Cris

Cristina Kirchner vem se notabilizando por ser uma presidente extremamente antidemocrática e de discursos demagogos. Brigada com a imprensa e amiga da censura, tem feito muita confusão no seu mandato.

Agora, vemos que ela convoca a população para festejar a volta de uma fragata da Marinha, que estava retida na África.

Quem vê o cartaz abaixo, pensa que é algum resgate heróico com marinheiros aprisionados. Que nada! Era uma embarcação que ficou presa por falta de pagamento!

Populista a dona Cristina ou não?

– Messi para Rossel, Pelé para o Kaiser

Sou do tempo em que se discutia “Pelé ou Maradona”. Minha geração viu a magia que Maradona fez ao transformar o Napole em equipe vencedora e encantar o mundo, com aquele esquadrão com Careca e Alemão.

Quando jogou no Barcelona, Maradona passou batido. Mas é indiscutível que suas atuações no Campeonato Italiano e pela Seleção Argentina são excepcionais. Don Diego foi o melhor que vi, mas não ouso dizer que foi o melhor de todos os tempos, já que vi Pelé somente em vídeos e o que assisti me convence que o Negão é o no 1.

A geração que viu Pelé jogar nem discute: o brasileiro foi maior que Maradona. As mais novas, apaixonadas por Messi, tem nele uma unanimidade.

Será que se Maradona e Pelé tivessem o aparato midiático de hoje, as colocações seriam diferentes? Difícil dizer, já que Lionel Messi está há anos acima da média e quebrando recordes atrás de recordes… Por isso, corroboro com o ótimo artigo do jornalista da Jovem Pan em seu blog no UOL, Fernando Sampaio, que escreveu sobre isso: é difícil comparar gerações! (Link em: http://blog.jovempan.uol.com.br/fernandosampaio/messi-tem-razao-falta-a-copa-do-mundo/)

Friedereich, Puskas, Di Stéfano, Leônidas, Pelé, Maradona, Messi… cada um em seu tempo. O futebol de 1863 é diferente do de 2013. Em 150 anos de esporte, das regras aos esquemas táticos, muito mudou!

Me chamou a atenção o seguinte fato: Sandro Rossell, presidente do Barcelona, declarou na Festa da FIFA (na última segunda-feira, no “Bola de Ouro”) que Messi era melhor do que Pelé. Porém, o kaiser alemão Beckenbauer disse: “Rossel não deve ter visto Pelé jogar”.

E você, o que pensa sobre isso? Quem foi (ou é) o melhor de todos os tempos? Deixe seu comentário:

imgres.jpg

– MP atrás de Lula

O Ministério Público Federal vai investigar o ex-presidente Lula, devido as declarações de Marcos Valério.

Vai mesmo? E se for, vai pra valer?

Luís Inácio, que sempre disse que nada sabia, será investigado pelas acusações de que:

– Sabia do Mensalão;

– Avalizou os empréstimos ao PT;

– Usou o dinheiro para pagar contas pessoais;

– Recebeu dinheiro da Portugal Telecom, entre outras.

E aí: você acha que vai dar alguma coisa ou não?

imgres.jpg

– Escola Nacional de Árbitros e a Incoerência da CBF

O jornalista Marcelo Damato, em sua coluna “De Prima” no Jornal Lance (08/01/2013, pg 02) divulgou que a CBF criará a Escola Nacional de Árbitros, sendo os responsáveis Sérgio Correa da Silva e Dionísio Roberto Domingos.

A bola dentro e a bola fora:

Nós vemos diversos estilos de arbitragem e péssimas formações desses juízes. Cursos de árbitros que variam em carga horária, orientações e propósitos. Nesse ponto, a CBF acertadamente ataca um sério problema: a não-padronização/uniformatização de critérios.

Porém, não foi o próprio José Maria Marin que anunciou mudanças na arbitragem brasileira, remanejando Sérgio Correa na CBF e colocando o Cel Aristeu? Agora, Sérgio vira a solução?

Penso que a Escola Nacional deve ser mais forte e mais influenciadora do que as Escolas Estaduais, pela questão óbvia: ela deve ser a capacitadora-mãe de todas as demais, já que responde pelo país.

Me impressiono com o detalhe: que força tem o Dionísio Domingos! Malquisto pela maioria dos árbitros pela pouca simpatia e carisma, contestado pelos seus métodos, trabalha na Comissão de Árbitros, atua também como delegado nos jogos e agora em mais um cargo.

Se é para renovar os árbitros e melhor formá-los, por que não gente nova? Há quanto tempo esse pessoal está como dirigente? Com a palavra, Marin, o mais velho deles…

imgres.jpg