– Dilma Preocupada Com os Lucros da Montadora: Com ou Sem Razão?

A presidente Dilma Roussef recentemente reduziu o IPI dos carros nacionais para fomentar as vendas. Agora, ela quer saber sobre as planilhas dos lucros das montadoras. Tudo isso visando baixar o preço.

Porém, por mais que se aplauda a redução do IPI e tal preocupação com os lucros excessivos, a carga absurda de impostos é a verdadeira vilã. Reduzir o IPI é muito pouco, se somarmos o sem-número do que são cobrados.

Aliás, se conseguíssemos acabar com o prejuízo à nação proporcionado pela corrupção, o país inteiro poderia pagar os impostos com menos incertezas sobre sua destinação…

– Rafinha Bastos insiste em Desregrar o Humor?

O comediante Rafinha Bastos, aquele mesmo que faz piadas de extremo mau gosto com crianças, grávidas e etnias, estreou o “Saturday night live” , versão brasileira, com 0,8 de IBOPE.

Apesar de todas as polêmicas, leio na Época, Ed 28/05/2012, por Igor Paulin, mais uma declaração polêmica dele. Disse que:

O comediante Tracy Morgan disse que se seu filho fosse gay, ele o esfaquearia. Foi processado e pediu desculpas. Eu nunca faria isso! (…)”.

O que dizer de um cara desses?

– Felipão e Luxa bem recebidos como visitantes?

Luiz Felipe Scolari foi bem recebido no Estádio Olímpico, no jogo do Grêmio X Palmeiras. Foi aplaudido de pé pelos torcedores gaúchos! Claro, Felipão é ídolo lá, nunca trabalhou por um rival e conquistou muitos títulos. Após o jogo, ele disse que Luxemburgo será recebido da mesma maneira em SP, pela torcida palmeirense.

Luxemburgo é ídolo palmeirense na mesma proporção que Scolari gremista? Conta outra… Ele saiu de lá demitido e questionado!

Nada de questionar a competência, mas sim a simpatia que suas respectivas ex-torcidas têm deles.

– Lula e As Insinuações sobre o Julgamento do Mensalão

Se tudo o que a Revista Veja trouxe, nessa última semana, sobre Lula e o ministro do STF Gilmar Mendes, for verdade, estamos diante de uma nefasta demonstração antidemocrática, desmascarando um ídolo que é de barro para alguns, mas de ouro para outros.

Teria o ex-presidente Lula realmente tentado barganhar uma decisão pró-mensaleiros, junto a Justiça, em troca de benesses em esquemas de encobrimento de corrupção no caso de Carlinhos Cachoeira?

Lamentável…

– Bradesco será o maior Banco do Brasil?

Que a Espanha está em crise violentíssima, não há dúvida. E que as empresas espanholas estão sofrendo também, nada a comentar.

Mas, segundo “O Globo” do último domingo, o Banco Santander estaria pensando em vender suas atividades no Brasil. E o interessado seria o Bradesco!

Imaginaram que gigante financeiro? Lembrando que o Santander, quando chegou ao nosso país, comprou o Banespa, Noroeste, Geral do Comércio e Real, entre outros.

– Azul compra Trip

A Trip namorou com a TAM, compartilha voos com ela, quase aceitou uma oferta da co-irmã, mas sucumbiu à boa oferta da Azul. A empresa, fundada pelo grupo Caprioli (o de ônibus, de Campinas), é forte em aviação regional, ligando as principais cidades de médio porte.

Uma curiosidade: apesar de ter quase 3 vezes mais participação no mercado aéreo, a Azul tem 55 aeronaves e a Trip 58.

A sinergia entre as empresas será excepcional pela filosofia de trabalhos entre as empresas.

– Exagero dos Artistas?

A Peça “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, está prestes a reestrear em São Paulo. Nada demais, exceto pelo fato de que Lucélia Santos e Pedro Neschling se beijarão na boca.

O que tem de curioso?

Eles são mãe e filho!

Por mais que sejam artistas profissionais, para mim, é de mau gosto e constrangedor imaginar mãe e filho atuando como namorados e se beijando na boca.

E você, o que pensa sobre isso? Poderia-se evitar?

– A Pinga Bilionária: Ypióca é vendida por quase 1 bilhão!

A Diageo (dona da Smirnoff, Johnie Walker, entre outras) comprou a Ypióca (atual líder em cachaças no Brasil) por 900 milhões de reais.

Grande negócio, mas com valor alto demais. A empresa faturou R$ 170 milhões no ano passado. Isso quer dizer que o investimento é a longo prazo.

Dias atrás se cogitou o negócio, mas a proposta não havia agradado aos antigos controladores brasileiros. Desde que desbancou a 51 (Muller), a Ypioca, vem crescendo cada vez mais.

– Cristofobia?

A Revista Época dessa semana fala da perseguição sobre cristãos no mundo árabe. Vez ou outras os jornais trazem tais manchetes.

A verdade é que as minorias não têm sido respeitadas por aquele lado. Nos países mais radicais, as autoridades em nada protegem a fé diferente dos que não são maioria. Ser católico, evangélico ou judeu nesses lugares é um risco à própria vida.

Diferentemente, aqui no Brasil, a diversidade religiosa pode viver em harmonia. Árabes andam com judeus, cristão, budistas ou hindus. Isso sim é ecumenismo e respeito à cidadania / civilidade.

– HQ: Politicamente Correto ao Extremo?

O Mundo dos Quadrinhos busca o Entretenimento, correto?

Ao mesmo tempo, se adapta aos tempos. Porém, tenho receio quando se deturpa um personagem. O Superman, por exemplo, é o baluarte da Justiça. O Batman tem suas características próprias. E por aí vai.

Leio que o Lanterna Verde, para ser um herói mais atualizado, passará a ser homossexual.

Nada contra a orientação sexual do personagem. Mas não gosto de heróis que mudam suas características originais. É como reescrever as origens e o histórico dele.

Imaginaram se, de repente, outro herói fosse construído num personagem antigo? Não gosto.

Se querem um herói homossexual, que possa surgir um novo integrante da Liga da Justiça, não alterar o que já existe, forçosamente.

– Brasileirão até Agora: o que Vi da Arbitragem?

Duas rodadas do Brasileirão da Série A e já podemos observar algumas coisas em relação ao apito. Vamos lá:

1- Alguns árbitros estão tendo dificuldade de se posicionar com a implantação dos árbitros adicionais. Apenas uma questão de costume, mesmo não existindo necessidade de mudança radical na sua corrida dentro de campo.

2- Arbitragens com jogos sem dificuldades, com equívocos pontuais. Talvez, devido ao início do torneio, as partidas estão fáceis para se apitar. Momento propício para se renovar o quadro, lançando jovens a campo.

3- Erros de entrosamento: devido à miscigenação de estados e estilos, muitos erros por falta de entrosamento entre os árbitros, assistentes e adicionais. Alguns mais significativos, outros não.

4 – Ponto forte: a questão disciplinar. Os árbitros estão bem criteriosos na aplicação dos cartões (claro que um ou outro erro aconteceu, em proporção menor do que em outras oportunidades). Mas algo que preocupa: muitos cartões por indisciplina, já que o número de reclamações e atitudes inconvenientes tem sido alto, e punidos corretamente. Os exemplos da semana: André (Atlético Mineiro), Fábio Santos (Corinthians) e Luís Fabiano (São Paulo). Será que os clubes aceitam cartões tão bobos recebidos por seus atletas e não os orientam corretamente?

Muitas suspensões por cartões poderiam ser evitadas com instruções de arbitragem aos jogadores. Mas, infelizmente, os clubes nada investem nesse tipo de orientação.

– A Festa do Divino Espírito Santo

Ontem foi dia de Pentecoste, domingo que se recorda a descida do Espírito Santo sobre a Virgem Maria e os Discípulos, quando estavam reunidos em oração.

Nesta festa, se recorda os dons que recebemos e a necessidade de buscarmos os frutos da ação do Espírito Santo em nossa vida.

Como o Espírito Santo, segundo a Igreja, sopra quando e onde quer, questionamo-nos: sabemos produzir boas coisas iluminados pelo Espírito Santo? Estamos abertos a essa gloriosa manifestação?

Vale a reflexão.

– O “Tudo bem” do Ministro Aldo Rebello

Quer dizer que o Ministro Aldo Rebello, ao ser questionado sobre o fato de 40% das obras prometidas para a Copa do Mundo ainda não terem sido iniciadas, retrucou que tudo está bem e que isso é “coisa de crítico”?

De duas, uma: ou ele confia nos terríveis e nefastos contratos emergenciais, ou o seu otimismo está verdadeiramente mesmo desregulado…

A propósito: 97% das obras dos estádios são financiadas pelo Governo… A Copa está estatizada ou não?

E Ricardo Teixeira disse que a iniciativa privada bancaria o evento. Tem gente que acreditou…

– Bullying nas Escolas e Políticos, no Encontro Diocesano de Jundiaí

por Reinaldo Oliveira

No dia 24 de maio, das 8h30 às 11h, na Cúria Diocesana foi realizado o 3º Encontro Diocesano com os políticos representantes das 11 cidades que compõem a Diocese de Jundiaí: Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Itu, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Pirapora do Bom Jesus, Salto, Santana de Parnaíba e Várzea Paulista. O encontro teve como tema “O Bullying nas escolas” e contou com a assessoria da psicopedagoga Taísa Gasparini, da cidade de Salto. Também de Salto, foi apresentado pelo prefeito José Geraldo Garcia, um projeto social na área de segurança escolar que está sendo implantado com sucesso na cidade. Dom Vicente falou sobre a atuação da Igreja de Jundiaí no processo eleitoral, entregou aos representantes de cada cidade um exemplar das Orientações Diocesanas sobre Fé e Política,  e desejou a todos os que vão concorrer a cargos públicos nas próximas eleições “que sejam encorajados a participar da política, vivenciando sua vocação e missão, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária”. O evento foi coordenado de Claudinho Nascimento, da Pastoral Fé, Política e Cidadania teve a participação de 50 pessoas entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e agentes de pastorais paroquiais. Um momento marcante do encontro foi quando o padre André Labrossi informou estar completando 40 anos na Diocese de Jundiaí, e que durante este tempo participou ativamente de ações políticas – ele pediu licença do ministério sacerdotal e durante anos foi Secretário Municipal da Fundação Municipal de Assistência Social (FUMAS), de Jundiaí e que a atuação política, quando praticada com ética e justiça dignifica o homem. A Pastoral Fé e política comunicou que no dia 15 de junho promoverá uma palestra aos candidatos a vereador das 11 cidades da diocese, sobre a Lei da Ficha Limpa e será na igreja Santa Teresinha, na Vila Rio Branco, e no dia 22 de junho outra palestra sobre a Lei 9840 – que fala sobre a compra de votos e corrupção eleitoral e será na sede da OAB-Jundiaí. O próximo encontro entre com os políticos ficou agendado para o dia 22 de novembro. A cidade de Cabreúva apresentará um projeto sobre Qualificação Profissional e a Pastoral Fé, Política e Cidadania apresentará resultados dos trabalhos da 5ª Semana Social Brasileira.

– Segunda-Feira de Bom Agouro!

Poucas vezes eu consigo folgar aos domingos. Como consegui descansar neste último final de semana, dediquei-me integralmente à curtição da família, em intensa atividade recreativa!

Confesso que não liguei a televisão ontem. E não fez falta! Programas de auditório não me interessam; futebol, que eu gosto e muito, está ainda sem graça nesse começo de Brasileirão; filmes, com o sol que fazia? Esquece.

O problema é que segunda-feira chega muito rápido… Em todo caso, tal alvorecer nos entusiasma para uma boa semana, não?

Deus capricha ao inspirarmos!