– Números Surpreendentes da Audiência de Rádio

Fazer um levantamento da audiência de rádio é um grande desafio, devido à rotatividade do ouvinte. E, sejamos justos, nem sempre ter audiência é ter qualidade, já que há uma segmentação altíssima nesse veículo de comunicação.

Não sabia, mas a maior audiência no FM é da Rádio Nativa FM. A maior audiência em AM é da Globo, que corresponde à metade da Nativa, seguida pela Rádio Capital, com 1/4.

Para mim, uma surpresa. E confesso não ouvir nenhuma dessas emissoras líderes.

Abaixo, os outros índices, extraídos de: http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/radio-am-sobrevive-com-ma-qualidade-e-baixa-audiencia-04024E9C3372E4B92326?types=A&

RÁDIO AM SOBREVIVE COM MÁ QUALIDADE E BAIXA AUDIÊNCIA

Nas últimas duas décadas, proprietários de rádios AM fizeram promessas de que, “em breve”, a péssima qualidade sonora de suas emissoras iria desaparecer, e ser substituída pelo alto e bom som digital. Bem, isso não vai ocorrer.

Mesmo assim, em pleno início do século 21, as rádios AM sobrevivem, mas sua audiência caiu ano após ano. A rádio AM mais ouvida de São Paulo (e, portanto, do país), a Globo, tem cerca de 135 mil ouvintes por minuto – o que representa metade da audiência da FM mais sintonizada de SP, a Nativa (271 mil ouvintes por minuto).

No entanto, a soma das 10 rádios AM mais sintonizados não chega a 400 mil ouvintes por minuto. Além disso, dados obtidos pela coluna apontam que, no interior do país, quase 50% das rádios AM estão nas mãos de igrejas – a maioria, evangélicas.

Por quase oito décadas, as AM (amplitude modulation) foram a principal transmissão via rádio, ainda que sujeitas a todo tipo de interferências.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.