Se a Seleção de Mano Menezes ainda não convenceu de que estará afinada para o Mundial de 2014, ao menos teremos por quem torcer: Wilson Luís Seneme está na eminência de ser o árbitro brasileiro na próxima Copa do Mundo.
Segundo o comentarista da Rede Globo, o ex-árbitro Leonardo Gaciba, fonte fidedigna lhe confidenciou a lista de 10 nomes que a CONMEBOL entregou a FIFA. Para 2014, 5 dos árbitros abaixo trabalharão na competição:
DIEGO ABAL (ARG)
RAUL OROSCO (BOL)
WILSON SENEME (BRA)
ENRIQUE OSSES (CHI)
WILMAR ROLDAN (COL)
CARLOS VERA (ECU)
ANTONIO ARIAS (PAR)
VICTOR CARRILLO (PER)
ROBERTO SILVERA (URU)
JUAN SOTO (VEN)
Pela relação, as especulações de que o Brasil poderia ter 2 representantes se encerram. Em 2002, a briga era entre Carlos Eugênio Simon e Paulo César de Oliveira, e deu Simon. Em 2006, repetiu-se as mesmas especulações. Paulo César estava em melhor fase, mas deu Simon novamente. Em 2010, a briga ficou entre Simon, Sálvio e Gaciba, e Simon fez a trinca.
Para 2014, os nomes pré-selecionados eram Wilson Seneme, Paulo César e Heber Roberto Lopes. Corriam por fora Vuaden, Sandro Ricci e até mesmo Marcelo de Lima Henrique.
Pelas atuações nas competições internacionais, o nome não poderia ser outro: Seneme tem sido escalado com mais frequência nas competições promovidas pela Conmebol. O competente árbitro de São Carlos/SP era a bola da vez e parece confirmar seu favoritismo.
Agora, fica a questão: quem serão os 5 representantes sulamericanos para a Copa do Mundo 2014?
O uruguaio Roberto Silveira e o brasileiro Wilson Luís Senemes são os 2 tops da relação, indiscutíveis. Orosco (da Bolívia), Osses (do Chile) e Roldan (da Colômbia) estão bem cotados, se o Mundial fosse hoje (vide o número de escalas e suas boas atuações). Carlos Vera também tem o nome bem apreciado. O peruano Carrillo, o venezuelano Soto e o paraguaio Arias não seriam unanimidades. E, para surpresa geral, sobraria o argentino Alba, ilustre novato em competições internacionais.
Pelos critérios técnicos, surpreendentemente, poderemos ter uma Copa do mundo sem árbitro da Argentina! Claro que nossos hermanos tem força política. Será ela suficiente para levar seu representante para o Mundial?
Apostem suas fichas! A Copa está a todo vapor no apito…
