– Jogo de Torcidas Organizadas é febre na Internet

Enquanto uns querem (talvez e infelizmente de maneira utópica) acabar com a violência nos gramados, outros lucram e se beneficiam dela.

Leio com pesar a interessante matéria do Blog do Ricardo Perrone, no UOL (citação em: http://is.gd/AJWRk8) sobre o sucesso do GTA (jogo violento eletrônico) das torcidas brasileiras. Imbecis propagam pela Internet o game onde torcedores do São Paulo, Corinthians e Palmeiras, todos armados, armam emboscadas para os adversários! Vence quem lutar / bater mais.

Apologia à violência não é crime no Brasil?

É triste ver que a luta pela paz nos estádios parece inglória.

Repare, na ótima reportagem do jornalista (abaixo), que os personagens do jogo vestem camisas dos clubes estampando antigos patrocinadores (LG, Pirelli e Samsung). Fico imaginando: o quê importantes empresas ficam pensando, através de seus departamentos de marketing, quando observam suas marcas associadas a bandidos armados e cenas de irresponsabilidade social? Provavelmente, devem pensar mais de uma vez quando decidirem patrocinar o futebol…

Pior são os clubes, que nada fazem sobre isso, dando de ombros e achando que não é com eles…

NA CONTRAMÃO DE COMBATE À VIOLÊNCIA, JOGOS FAZEM SUCESSO COM EMBOSCADAS DE TORCIDAS

Ao mesmo tempo em que se discute o fim da violência entre uniformizadas, bomba na internet o GTA de torcidas organizadas. O GTA é uma série de jogos violentos para computadores com sucesso mundial.

A versão com as torcidas na maioria das vezes simula emboscadas. Tem para todos os gostos, Gaviões da Fiel x Independente, Mancha x Gaviões, colorados contra gremistas, brigas entre torcedores com a camisa do clube, estampando o patrocinador, e até confrontos entre torcidas de Estados diferentes, como um duelo com fãs de Bahia e Coritiba.

Os gritos de guerra são os mesmos entoados nos estádios e os enredos dos jogos seguem  o que se vê nas brigas, como  roubos de faixas e ciladas pra lá de traiçoeiras. A violência virtual é uma cópia fiel da brutalidade real, já fora de controle. Abaixo, imagens disponíveis na internet.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.