– Mudança de Mando que prejudica o Campeonato

A equipe do Oeste de Itápolis (não importa os motivos) mandou sua partida no Paulistão 2012 contra o São Paulo na cidade de Presidente Prudente. Fará o mesmo no próximo domingo contra o Corinthians.

É claro que na partida já realizada, tanto quanto a que se irá realizar, a torcida do time grande será maior. O estádio Farahzão é excepcional para a equipe visitante.

Já apitei jogos tanto em Itápolis quanto em Presidente Prudente. Não há comparação. No Estádio dos Amaros, as condições são precárias, e a equipe adversária sente muito a pressão. O campo pequeno provoca muitas faltas, o que é ruim para o árbitro. Bem como a qualidade dos vestiários e acomodações gerais ficam a desejar. Já no “Farahzão”, o campo é neutro. Ótimas dimensões, gramado bom, segurança aos times e a arbitragem.

Fica a dúvida: não é inversão de mando?

Querem um exemplo? O Paulista de Jundiaí jogou contra o Oeste em Itápolis: o jogo ficou paralisado por falta de energia; o campo diminuto provocou muito contato físico, levando a excessivas faltas e expulsão de atletas; as dependências estavam em péssimo estado. Até a imprensa sofreu.

Qual seria o resultado da partida caso o Oeste jogasse em Prudente contra o Galo de Jundiaí?

Qual seria o resultado da partida caso o Oeste jogasse em Itápolis contra o São Paulo FC?

São essas coisas que a Federação Paulista precisa explicar…

– Cáritas Diocesana mobiliza Entidades para Formação de Rede Social

por Reinaldo Oliveira

A Cáritas Diocesana, que neste mês comemora 15 de atividades na diocese de Jundiaí, e sob a luz do tema da Campanha da Fraternidade de 2012; “Fraternidade e Saúde Pública” e com o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf Eclo 38,8), iniciou uma mobilização com entidades que assistem os dependentes químicos nas cidades abrangidas pela diocese. O objetivo desta mobilização é de conhecer a realidade do trabalho que estas entidades realizam no sentido de compartilhamento de experiências e união de esforços. No primeiro encontro, realizado dia 29 de março na Cúria Diocesana, estiveram presentes representantes de sete entidades: Comunidade Nascer de Novo da cidade de Salto; Projeto Lázaro da Casa do Senhor Bom Jesus de Campo Limpo Paulista; Comunidade Filhos da Esperança de Itupeva; Comunidade Neftai de Cajamar; Instituto Alerta de Cabreuva; Missão Belém e Comunidade Esperança e Vida; ambas de Jundiaí. Também participaram deste encontro o bispo Dom Vicente Costa, o coordenador da Ação Evangelizadora – padre Geraldo Bicudo Carneiro, o assessor diocesano da Pastoral da Sobriedade – padre Luiz Carlos Aranha e coordenando os trabalhos a Sra. Maria Rosangela Moreti, coordenadora da Cáritas. Durante o encontro o bispo Dom Vicente disse que “o vício é um atentado contra a vida e as entidades e as comunidades são a esperança de um recomeço”. O grupo foi denominado como “Rede da Sobriedade”, fará reunião ordinária a cada dois meses com o objetivo de promover maior integração entre a igreja e as entidades, na busca de soluções e propostas para ações concretas. O próximo encontro será no dia 31 de maio, às 9h, na Cúria Diocesana. Ainda com relação à realidade de dependentes químicos em Jundiaí e região, também o Movimento Voto Consciente de Jundiaí, em sua programação de atividades prepara uma série de entrevistas com autoridades dos municípios da região sobre o aumento assustador do número de ocorrências relacionadas ao álcool e drogas (com informações do http://www.dj.org.br)