– Sobre o Árbitro “Bêbado” em Batatais

As aspas são propositais. Sem querer defender ou acusar o árbitro José Roberto Marques, que ganhou notoriedade pelo episódio de que estaria bêbado às vésperas de um jogo no Paulistão A3 e que suas peripécias teriam afetado seu desempenho em campo, mas ficam algumas dúvidas:

1- O árbitro foi ouvido? Muitos o ironizaram, mas não ouvi nenhuma entrevista dele. Só do acusador.

2- Palavra de dirigente vale mais do que a do árbitro?

3- O que o relatório do observador da partida relatou sobre o árbitro?

4- Qual a palavra da entidade de classe (sindicato e cooperativa) que devem defender o árbitro até o fim?

Tomara que os dirigentes sindicais/cooperados lutem pelo árbitro, pois a FPF o puniu. Mas será que terá defesa? Quem são os que o pune, e quem são os que o defendem?

Hum… vale a pesquisa. Coitado do árbitro. Sem corporativismo, pois se errou, tem que haver punição e paciência. Mas as pessoas envolvidas no seu julgamento dentro das Federações / Entidades de Classe são quem?

– Curiosidades dos Jogos Olímpicos!

A Revista Galileu, Ed Março 2012, trouxe por Tarso Araújo uma matéria bacanérrima sobre curiosidades, fatos e números das Olimpíadas. Vamos a alguns relatos:

Em 1896, o Barão de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos Modernos, não permitiu que as mulheres participassem pois achava que elas atrapalhariam as provas!

Até 1932, não havia pódio para o 3º colocado, e o vencedor levava a Prata; o vice, Bronze. O ouro para o 1º colocado só veio depois.

Na primeira Olimpíada, os campeões da Ginástica eram alemães – todos de bigode. Em 2008, quem monopolizou a prova foi a China. Mudança total da geografia e dos costumes.

O primeiro vencedor da Maratona foi um grego que conseguiu o tempo de 2h58m. O último, um queniano que atingiu 2h06m. Diferença “sutil”, não?

Na Natação, em Pequim, o francês Alain Bernard usou um polêmico maiô tecnológico para quebrar todos os recordes possíveis. Mas nos primórdios, o húngaro Alfréd Hajós passava sebo para esquentar o corpo e superar os adversários!

O que teremos de novidade em Londres-12? Certamente, mais recordes quebrados pelos avanços tecnológicos.

– E a Crise da Davene?

Me recordo das grandes propagandas na TV da Davene, do “leite de Aveia Davene”, e de tantas outras coisas!

Pois é: a gigante dos cosméticos e higiene pessoal está em uma grande crise, a beira da concordata!

Extraído de: Exame, Ed 21/03/12, pg 20

TEMPO RUIM PARA A DAVENE

Por Marcelo Onaga

A Davene, uma das mais importantes empresas do mercado brasileiro de cosméticos e de produtos de higiene pessoal, entrou em processo de recuperação judicial. Com dívidas superiores a 200 milhões de reais, boa parte delas com vencimento de curto prazo, a companhia controlada pelo empresário Mauro Morizono não vinha conseguindo equilibrar suas contas desde o ano passado e, em dezembro, entrou com o pedido de recuperação, aprovado no final de fevereiro. Entre os principais credores da Davene estão os bancos Daycoval, Bic, Santander e Bradesco. Além disso, a empresa é devedora da Receita Federal por não recolhimento de tributos. O advogado Nelson Garey foi indicado pela Justiça para assumir a administração da Davene durante o processo de recuperação e tem até o fim de abril para apresentar um plano de reestruturação.

– Motoristas Pagarão para Ciclistas?

Calma, é quase isso o que o título sugere. O Governo do Estado de SP (segundo a Folha de SP, Cidades, pg C3) estuda a cobrança de uma taxa de R$ 25,00 aos motoristas para financiar novas ciclovias e ciclofaixas.

Ué, para que serve o dinheiro de tantos impostos que a gente já paga?

Vá se catar. Obras com o povo financiando é fácil. O duro é reduzir o salário dos políticos e usar essa verba em prol da população!

– Fé Mercantilista virou Franquia mesmo?

Xiii… parece que nem todo aquele que “fala de Deus” age como Ele gostaria… Olha só o que Lauro Jardim (Revista Veja), publicou no Radar.com: Edir Macedo reduz o valor de faturamentos àqueles que querem abrir franquias de seus templos.

Senhor!!! A fé virou negócio, ao pé da letra!

FRANQUIA MAIS BAIXA

Até recentemente havia uma regra não escrita na Igreja Universal: o bispo Edir Macedo só deixava que um novo templo fosse aberto se tivesse certeza de que poderia arrecadar ali um mínimo de 150 000 reais por mês. Menos do que isso, não valia a pena. A concorrência nos calcanhares, sobretudo da Igreja Mundial do Poder de Deus, do bispo Valdemiro Santiago, obrigou a Universal adotar uma nova estratégia de franquia. Agora, basta o candidato provar que o templo faturará 50 000 reais por mês, no mínimo, e tem a autorização para que abra as portas.

– Crianças que sofrem Preconceito por culpa da AIDS

Chegamos a um tempo onde a falta de noção e desrespeito às condições mínimas de dignidade deveriam ter sido extirpadas do planeta. Mas em algumas nações, o preconceito ridículo ainda ocorre. Veja só nessa matéria da BBC (http://is.gd/Y4aX5S) a absurda situação: na Tanzânia, país que sofre com a epidemia de Aids, as crianças são obrigadas a se identificarem como portadoras do HIV nas escolas, vestindo-se diferente!

Estúpido, não?

ESCOLAS DA TANZÂNIA OBRIGAM ALUNOS COM AIDS A USAREM UNIFORMES COM ETIQUETA

Ativistas de direitos humanos na Tanzânia denunciaram a prática adotada por algumas escolas de obrigar alunos portadores do vírus HIV a usar etiquetas vermelhas em seus uniformes.

A ativista Rebecca Mshumbusi, diretora de um grupo local que luta pelos direitos dos portadores do vírus HIV, descreveu a prática como um abuso de direitos humanos e disse que é ilegal obrigar uma pessoa a revelar seu estado de saúde.

Diretores de escolas na Tanzânia, porém, defendem a prática. Segundo eles, estudantes com a etiqueta no uniforme são poupados de tarefas mais pesadas, que poderiam prejudicar sua saúde.

– Coca-Cola Virtual em Créditos para a Internet, pelo Refil da Felicidade?

Vem aí o “Refil da Felicidade”. E sabe o que é isso? Um refil para carregar CRÉDITOS DE INTERNET da Coca-cola.

Funcionará assim: você baixa um aplicativo da Coca-Cola, vai aos quiosques de “refis de felicidade” que a empresa espalhará, recarrega créditos para usar nas redes sociais (passando pelo site da Coca-Cola) e se diverte a vontade.

Moderno demais?

Pode ser. Mas é uma jogada de marketing sensacional e oportunista. Nos próximos meses, a Coca-Cola montará as primeiras máquinas. Se terá sucesso, só a prática confirmará! Aguardemos.

– Por mais que eu me esforce, os Brazucas da F1 ficam devendo…

Torço, torço, torço… mas não dá! Assistir a Fórmula 1 hoje e torcer para brasileiro, é dose! Saudades dos pegas entre Piquet e Ayrton…

O Massa, mesmo com a torcida ufanista do Galvão Bueno na Globo, não consegue superar o Alonso nem com o Alonso errando. Já o Bruno Senna, saiu da Renault Lotus e foi para a Willians. Poxa, regrediu nitidamente, e a TV oficial faz questão de dizer que é um upgrade na carreira do piloto! Vide o Romain Grosjean, que está na Lotus Renault e que ficou em terceiro.

Torcer para que a renovação dos pilotos brasileiros ocorra logo, e que seja frutífera.

– Deus do Amor, não do Horror!

Muitos ainda têm a ideia da antiga crença de um Deus punitivo.

Não, acima de tudo, temos um Deus Amoroso.

Hoje, a liturgia da Igreja Católica traz uma bela passagem na 1ª leitura, onde o profeta Oséias (6, 1-6) fala sobre um Criador que “quer o amor, não o holocausto; que veio pela misericórdia, e não pelo sacrifício”.

Belíssimo.

Complementa tal leitura o clamor do salmista que pede a Deus para não desprezar um coração arrependido, que vê sua pequeneza como criatura e que quer entender o amor infinito que vem do Céu. E é justamente dessa humildade e reconhecimento das falhas, culminado na busca do perdão, que Cristo nos fala no Evangelho deste sábado:

EVANGELHO DE LUCAS 18, 9-14

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’. 
13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”. 

– John Carter, da Disney, é a Quarta Super-Produção sobre Marte

A Disney conseguiu colocar o filme “John Carter em Marte” na liderança das bilheterias mundo afora. O herói vai ao Planeta Vermelho lutar contra monstros bizarros.

Mas uma curiosidade: o primeiro grande filme sobre marcianos foi feito em 1924, pela URSS! Se chamou “Aelita, a rainha de Marte”, e contava a história de um soviético que fundaria um partido comunista no outro planeta, a fim de acabar com os maquiavélicos capitalistas marcianos!

Depois veio “Robinson Crusoé em Marte (1964)” e o “Vingador do Futuro (1990)”. Mas enredo como esse do filme soviético, certamente não há e não haverá!