No último domingo comemorou-se o Dia do Esportista. E um conceito particular de “esportista” que tenho é que ele é o indivíduo que pratica esportes, por prazer e não necessariamente por competição.
Mas o governo não pensa como eu! O IBGE divulga em seu site que o esportista é aquele que disputa a vitória contra outros!
Ora, o que vale aos esportistas de verdade não é participar, como disse um dia o Barão de Coubertin?
E você, o que entende sobre “ser esportista”?
Extraído de: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/esportista/home.html
19 DE FEVEREIRO – DIA DO ESPORTISTA
O esportista, ao praticar exercícios físicos, coletiva ou individualmente – e com método -, está aperfeiçoando a atividade de seu corpo e mente.
Nessa atividade, ele emprega sua força, sua habilidade e inteligência (em conjunto ou separadas), seguindo regras pré-fixadas. O objetivo é vencer os adversários que enfrenta direta ou indiretamente.
Daí concluírmos que, apesar de em alguns esportes o homem precisar dominar uma máquina (automóvel, moto, lancha etc), a natureza (alpinismo, natação) ou mesmo os animais (caça subaquática, hipismo etc), o esporte teve sua origem da competição entre homens ou grupos de homens.
O esportista, então, é aquele que tem como principal intenção superar outros competidores e até a si mesmo, suas próprias limitações. Quando o esportista cruza a faixa de chegada ou o juiz da disputa determina seu encerramento, trata-se do ponto final de um trabalho exaustivo para atingir o ápice do condicionamento corporal, visando à vitória.
Ele encerra em si o desejo de perfeição, a idéia de totalidade. O atleta perseguirá essa finalidade em toda a sua vida dedicada ao esporte.
