– Brasil e Imigrantes: o país da Receptividade!

Em tempos de Globalização, essa pesquisa realizada mundialmente pela consultoria Heidrick & Struggles, sobre a relação dos povos e seus imigrantes, é curiosa e importantíssima.

Reproduzida pela Revista Época, Ed 20/02/2012, pg 24 (por Luciana Vicária), mostrou que:

45% das pessoas no mundo dizem que a imigração é algo ruim para suas nações; no Brasil, apenas 11% pensam assim.

39% do resto do mundo dizem que seu país fica mais interessante com pessoas de outra cultura; no Brasil, o índice sobe para 49%.

28% acreditam no exterior que a economia de sua pátria melhorará com os estrangeiros; aqui, o otimismo é de 47%.

Além disso, em termos de receptividade, a Índia é o país mais acolhedor/ assistencialista (o Brasil está em 6º nesse critério). Os menos receptivos são belgas (1), sulafricanos (2), russos (3), ingleses (4), turcos (5), americanos (6) e italianos (7).

E você, o que pensa sobre imigrantes em seu país? Deixe seu comentário:

Um comentário sobre “– Brasil e Imigrantes: o país da Receptividade!

  1. – 45% das pessoas no mundo dizem que a imigração é algo ruim para suas nações; no Brasil, apenas 11% pensam assim.
    E você, o que pensa sobre imigrantes em seu país? [Rafael Porcari]
    -~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~
    Isto varia muito de país para país, vamos ignorar o ranço cultural para não complicar muito.
    No Brasil atual os estrangeiros não estão “tirando” postos de trabalho do Brasileiro porque a economia esta relativamente aquecida então um engenheiro que vem de fora é alguém necessário uma vez que estamos em falta de engenheiros experientes e especializados.
    Estrangeiros pobres que vem da Bolívia ou Haiti se submetem a regime de trabalho tão duro e por vezes ilegal que despertam mais dó que alguma ameaça.
    Nossa preocupação maior é em não “exportar” postos de trabalho e com isto o Governo tem feito discursos e ações preocupantes no sentido de obrigar empresas a comprar peças nacionais mesmo que isto signifique perca da eficiência, uma reserva de mercado que já nos colocou em péssima situação de competitividade…mas também não quero escrever sobre isto.
    A relação com trabalhadores estrangeiros começa a azedar quando um médico vem de Cuba, por exemplo, e cobra metade de um médico no Brasil colocando em risco a valorização da mão de obra nacional. Um trabalhador inglês custa caro porque conseguiu muitas conquistas sociais e de repente vem um trabalhador indiano e coloca tudo a perder… é como se houvesse uma nivelação por baixo…

    http://terapiadalogica.blogspot.com/

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.