– Pastoral Fé e Política realizou reunião para formação da Assembléia Popular

por Reinaldo Oliveira        

A Pastoral Fé e Política da Diocese de Jundiaí realizou no dia 26 de novembro uma reunião para a implementação da Assembléia Popular Serra do Japi. O evento aconteceu na Cúria Diocesana e teve representantes das 11 cidades que fazem parte da Diocese.  Na abertura dos trabalhos o coordenador diocesano da Pastoral, Claudio Nascimento, deu as boas vindas a todos e a todas, explicando que atenta aos problemas em comum dos municípios, a Pastoral abria esta oportunidade de diálogo. Seguiu-se um momento de oração e início dos trabalhos. Primeiro foi feita uma avaliação sobre a realização do 1º Grito dos Excluídos na Diocese, deliberado como um fato positivo e a confirmação de sua continuidade. Após este momento o ambientalista Paulo Dutra falou a respeito de problemas sobre meio ambiente que vem acontecendo nos municípios que fazem parte da diocese, tendo em vista serem dotados de grande passivo ambiental e situarem-se no Vale do Rio Jundiaí, Vale do Médio Tietê, Serra do Japi e conter também fragmentos da Mata Atlântica. As falas sobre os problemas decorreram em virtude de que os municípios estão fazendo revisão de leis municipais sobre meio ambiente, que poderão trazer problemas futuros. Neste aspecto colaborou com a fala o ex-presidente do COMDEMA de Jundiaí, Fábio Storari, explicando como está sendo feita a revisão deas leis em Jundiaí. Dutra também informou a todos que no dia 17 de dezembro, haverá uma reunião regional na cidade de Pirapora, sobre a Pastoral da Ecologia. Num segundo momento o Jonathan Constantino – membro da Assembléia Popular Estadual, fez uma fala esclarecedora de como estão as Assembléias Populares e sua importância no contexto como canal para discussão/solução de problemas nos vários níveis: municipal, estadual e federal. Seguiu-se um momento de perguntas e esclarecimentos, e encerramento com a proposta de se trabalhar o assunto durante 2012 e realizar a Assembléia Popular no mês de novembro.

– Galvão fora do Brasileirão para sempre! Que pena.

Segundo Keila Jimenez, da Folha de São Paulo de hoje, Galvão Bueno não narrará mais jogos do Campeonato Brasileiro. O competentíssimo narrador já houvera declarado que se aposentará em 2014, depois da Copa do Mundo do Brasil.

Assim, tirando outros eventos Top atuais da Globo como F1 e o MMA, Galvão só aparecerá em jogos de futebol da Seleção. Mais espaço para Milton Leite, por exemplo, para se firmar nas transmissões do torneio nacional.

Galvão é amado e odiado. Escrevi isso sobre seu ufanismo e profissionalismo em: http://is.gd/8o5FjB .

– Petistas Pararão a Avenida Jundiaí hoje. Liberdade de Expressão ou Burrice?

Leio no Jornal de Jundiaí, na matéria de Roberta Dutra, que ocorrerá um protesto no horário de pico no Trevo da Avenida Jundiaí, logo no trecho que liga a Rodovia Anhanguera à principal entrada da cidade, organizado pelo PT local, segundo o presidente da sigla, Paulo Roberto Malerba.

Concordo que a situação é insuportável, que não comporta mais tanto movimento no Trevo… mas fechá-lo num dia útil, às 17h, é no mínimo burrice e demagogia.

Como é que ficam as pessoas que estão em trânsito nesse horário? Se em condições normais há congestionamento, imagine com o indevido protesto! Sim, indevido pois ele prejudica a própria população.

Quer protestar contra a Autoban, que é a responsável pelo Trevo? Faça-o em frente a sua sede, não em local que prejudique os próprios jundiaienses. Vão tumultuar o local, não conseguirão nada e, sinceramente, aparentará ser um movimento político para querer aparecer.

Sou a favor de um novo acesso e do propósito do protesto. Mas não do modo operante. E você, o que acha disso? Deixe seu comentário:

– Globo, Boni e Collor. Verdade confessada 21 anos depois?

Olha aí que loucura: o ex-executivo da Globo, o famoso e respeitado Boni, em entrevista à Globo News no último sábado, disse que nas eleições de 90, no tão polêmico debate entre Collor e Lula (o qual se acusa a Vênus Platinada de favorecimento ao candidato do PRN, que venceu), realmente houve ajuda!

Declarou que pastas com supostas acusações contra Lula foram colocadas estrategicamente na mesa de Fernando Collor de Melo (mesmo vazias), maquiagem e dicas de postura, além de questões do conteúdo do debate.

Quem assistiu ao debate, como eu, ficou com a pulga atrás da orelha. Aliás, o país viveu uma Collormania, o “Caçador de Marajás” que moralizaria o país. Ledo engano…

Ali Kamel, atual diretor da Globo, negou ajuda deliberada, e declarou que se isso aconteceu, foi pela vontade particular de José Bonifácio (o Boni).

Collor simplesmente declarou:

Boni despirocou!”

E você, o que acha sobre essa pendenga? Houve ou não favorecimento? Deixe seu comentário.

– O Boato do Recadastramento Biométrico & Perca do Benefício do INSS

Alguém plantou e muitos acreditaram.

Em Jundiaí, se realiza o Recadastramento Biométrico Eleitoral, visando o próximo pleito. E não é que soltaram o boato de que os aposentados que não fizessem tal recadastramento, perderiam a aposentadoria?

Que maldade… Título de Eleitor e Benefício do INSS independem. Não tem nada a ver.

Minha octagenária avó fez o recadastramento. E me disse que ficou assustada por causa da informação. Assim como ela, muitos foram enganados.

Supostamente a confusão teria ocorrido por uma notícia erroneamente divulgada pela TV Tem. Não creio, acho que deva ter sido aquelas fofocas disseminadas por adoradores de Teoria da Conspiração. E a confusão se avolumou.

Então, se você conhece algum velhinho desesperado, tranqüilize-o. É tudo boataria.

– Ela voltou!!!

Depois de vários dias, minha irmã Priscila voltou ao Brasil!

Ufa, estava com saudades dela… De verdade. Das broncas, das birras, dos arranca-rabos, mas, principalmente, do seu carinho.

 

Bem vinda Pilóca

– Dr Sócrates e a Democracia Cubana. Democracia?

Sócrates: Respeito por tudo o que jogou e como cidadão que lutou pelas Diretas Já. Mas o que eu li na Revista Espn, Ed 25, Nov/2011, pg 61-64… Ele disse, sobre política, ao Luís Augusto Símon e ao Ubiratan Leal:

Cuba não é ditadura. Tem a estrutura mais democrática das Américas. Existe um parlamento que escolhe seu chefe, que por coincidência, foi o Fidel (…).”

Tá bom…