Yoshiro Imamura e Massaki Toma.
Guarde esses nomes.
Em 131 anos de história da Federação Inglesa, na principal entidade do “país que regulamentou o futebol moderno”, nunca árbitros estrangeiros apitaram jogos oficias entre clubes ingleses. E, devido a um programa de cooperação entre federações, os conhecidos e respeitados árbitros ingleses Howard Webb e Martin Atkinson irão apitar a J-League, enquanto os dois japoneses citados apitarão na FA Cup e talvez na Premier League.
A idéia atiça outros propósitos: o programa inglês-nipônico visa troca de experiências, com evidente aprendizado para os japoneses. Não há preocupação em contratar árbitros estrangeiros para jogos na Inglaterra. Chiadeiras e chororôs por lá são punidos (vide caso André Villas-Boas, do Chelsea – clique no link para o assunto: http://professorrafaelporcari.blog.terra.com.br/2011/11/12/a-grande-diferenca-do-tratamento-aos-arbitros-na-inglaterra-e-no-brasil/ ).
Mas no momento em que há muita reclamação sobre erros de arbitragem no Campeonato Brasileiro, onde todos se sentem prejudicados pelos árbitros mas ninguém se sente ajudado (curioso, não?), fica a pergunta:
– O que você pensa de árbitros estrangeiros nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro?
Em São Paulo, na virada dos anos 90/2000, Eduardo José Farah, presidente da FPF na época, fez a experiência de chamar árbitros de outros estados para o Paulistão e trazia também estrangeiros (os árbitros de outros países eram os ditos “primeira linha da FIFA”). Claro que a medida também era promocional, mas ficou marcada pelas reclamações dos árbitros paulistas pela vinda deles.
Penso o seguinte: árbitro de fora só em extremo caso, na falta de competência para o torneio. Não acho necessário, a não ser que a medida fosse para alguma situação de marketing (e ainda assim com algumas restrições para a escolha do jogo).
E você, o que pensa sobre isso? Deixe seu comentário:
Abaixo, da BBC: http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/football/15695408.stm
(não dá para deixar de comentar: vejam o “abre o olho, japonês – na expressão de Rooney, num amistoso apitado por Toma)

JAPANESE REFEREE MASAAKI TOMA IN CHARGE OF BRENTFORD TIE
Masaaki Toma will make history when he becomes the first non-British referee to take charge of an FA Cup fixture.
The Japanese official will handle the first round tie between Brentford and Basingstoke on Saturday as part of a referee exchange programme.
“His appointment shows that the FA Cup really does hold global appeal,” said David Elleray, chairman of the Football Association’s referees committee.
Toma was referee when England defeated Mexico 3-1 at Wembley in May 2010.
In that friendly, England’s final home match before the World Cup, Toma booked three players – all Mexican.
Toma, 38, is in England along with another J-League referee Yoshiro Imamura as part of a programme between Professional Game Match Officials and the Japan Football Association.
As part of the programme, Premier League referees Howard Webb and Martin Atkinson visited Japan in June.
A PGMO spokesman said there were no plans for Japanese officials to take charge of Premier League games.
“This is about understanding different methods of refereeing around the world,” he said.
“It’s a useful experience and the two referees from Japan will return home before the end of the month.”

