Sou integrante da parcela da população que curte a madrugada.
Calma, não dos notívagos, mas dos madrugadores ao pé-da-letra. Dormir cedo e acordar cedo é muito bom!
Devido minhas atividades, muitas vezes sou obrigado a dormir muitíssimo tarde e acordar antes do sol nascer. Mas, sempre que podemos, minha família vai pra cama cedo. Como diriam os mais antigos, na “hora da novela”.
Sou partidário daqueles que dizem que a noite é perigosa. E é mesmo! Tudo a noite é mais difícil: a escuridão ajuda a insegurança, o cansaço atrapalha o desenvolvimento das tarefas, e por aí vai!
Cedo, há maior disposição. O corpo e a mente descansaram. O espírito está mais pré-disposto a desafios!
Hoje, levantei as 03:30h. Pudemos dormir às 21:00h (ufa, que benção!). E acordei com uma vontade intensa de trabalhar!!!
É um hábito. Já corri 30 minutos a 12,5 km/h (com roupas “fosforescentes”, afinal, está escuro); ainda preparei as provas para meus alunos, estou escrevendo no Blog e daqui há pouco tem mais trabalho. Nesse ritmo, há tempo para as escapadelas planejadas para cuidar da família. Ótimo.
Tudo isso é diferente da insônia, que é terrível. Mas há algo parecido: e quando você acorda elétrico durante a noite? Já tive isso também.
Alguns dirão que essa euforia é fruto do inconsciente que acaba por despertar de alguma coisa vivida e não percebida. Outros colocarão a culpa na alimentação ou excesso de cafeína. Padre Lucas, um amigo, me dizia que:
“O Espírito Santo age quando e como quer”.
Tenho isso em minhas anotações! Ele fazia questão de ressaltar que empolgações inexplicáveis, idéias brilhantes e vontade imensa de fazer acontecer eram impulsionadas pela Graça de Deus.
Concordo com todas essas afirmações, que trazem a nós a saúde para o corpo, alma e mente!
E você, gosta de acordar cedo?
