– Brasil X Gabão; estádios chineses padrão.

Hoje, a Seleção Brasileira joga a simbólica partida 1000 desde a sua primeira convocação. E o histórico marco, desprezado pela CBF, se dá contra o Gabão.

Um fato interessante: a China vem procurando aumentar sua influência na África. O Governo Chinês já construiu mais de 50 estádios de futebol no continente negro, todos com o mesmo formato e custo: 140 milhões de dólares.

E aí vêm os detalhes: são arenas padronizadas para que o custo diminua (de engenharia, de material de construção, etc). Um estádio angolano construído por eles é idêntico ao estádio gabonês de hoje.

E como a mão de obra chinesa é barata, os operários não são africanos, mas… chineses!

Pois é: o material de construção, os engenheiros e os operários são todos importados da China. Os homens, por exemplo, são presos e condenados, trazidos de barco para trabalharem na África.

O que a China leva em troca? Tudo! Faz esses agrados aos ditadores africanos, e abrem portas para comprarem terra e plantarem alimentos para exportarem a custo reduzido a seu país; desafoga a população e gera emprego na indústria de material de construção por lá. Além, é claro, de colonizar a África, desafogando o contingente populacional (altíssimo) em seu próprio território.

Espertos esses chineses, né?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.