Há certas coisas que impressionam. O descaso a certas categorias é uma delas, com o perfeito exemplo à arbitragem.
Li dias atrás que, apesar de estarmos quase em 2012, não temos no site da CBF a lista de árbitros para 2011 (pode ser coloquem agora, depois desse ‘toque’…). E não é que é verdade?
À beira do ano novo vemos que a lista é de 2010. Sandro Meira Ricci é ainda aspirante a FIFA, junto com Gutemberg de Paula! Péricles Bassols ainda apita como árbitro internacional, e outros erros mais.
Puxa… Com tanto dinheiro para a Copa e com tanta riqueza da CBF, e os Árbitros são tão esquecidos assim? Não tem uns trocados para atualizar o site? Será que o presidente Ricardo Teixeira tem tantos afazeres que esqueceu dos apitadores? Ou eles não interessam às preocupações maiores da casa?
Para quem quiser acessar, o caminho é: http://www.cbf.com.br/institucional/arbitragem
Depois clique em “Renaf” (Relação Nacional dos Árbitros).
(o link direto é: http://www.cbf.com.br/media/75321/renaf_2010.pdf)
Talvez seja por isso que muitos criticam algumas situações. A bola da vez é o Chicão de Alagoas. Sem cornetar esse ou aquele árbitro, mas como ex-árbitro e observador de futebol, leio e escuto assuntos da área. Dizem (não sou eu que digo, mas é só ligar o rádio ou ler jornal) que estão forçando a barra para um escudo FIFA à ele. A julgar pelas atuações e sequência de escalas, por quê não?
Mas quem sairia? A lista atual é:
ÁRBITROS FIFA
Evandro Rogério Roman – PR
Gutemberg de Paula Fonseca – RJ
Heber Roberto Lopes – PR
Leandro Pedro Vuaden – RS
Marcelo de Lima Henrique – RJ
Paulo César de Oliveira – SP
Ricardo Marques Ribeiro – MG
Sálvio Spínola Fagundes Filho – SP
Sandro Meira Ricci – DF
Wilson Luís Seneme – SP
Roman voltou com tudo, não perde sorteio algum e, para quem passa só pela série A e se assusta com a sorte inacabável, esquece-se de ver as escalas na série B. Como diria o amigo Zé-Boca-de-Grade, “ele ganha na Mega toda a semana e na Quina quando joga”.
Gutemberg atuou mal nesse ano. Mas perderia o escudo para alguém de outro estado? Assim como os paulistas, RJ troca por RJ e SP troca por SP. Assim, por exemplo, duvido que o amigo e bom árbitro Luiz Flávio (aspirante) integre o quadro no ano que vem.
Sobraram Heber (que está bem), Ricci (sem chances de sair do quadro, ótimo campeonato) Vuaden e Ricardo Marques Ribeiro. O gaúcho Vuaden reprovou no teste físico e voltou magrinho. É bom árbitro. A região Sul ficaria sem ninguém? Creio que não.
Por lógica, sobraria Ricardo Marques, que nunca foi tido como Top pelos próprios árbitros. Talvez… teve mais baixos do que altos no ano.
Entretanto, temos o ‘fator teste físico’: na maluquice em tornar árbitro de futebol um corredor, muita gente acaba sofrendo overtraining. Ou seja: estoura! Penso que quem reprovar, dançou!
E quem entra? A lista de aspirantes conta com Wagner Reway (MT), que é muito jovem além de ser o primeiro ano dele; tem o Luiz Flávio já citado; o brasiliense Wilton Sampaio (mas teríamos 2 do DF?) ou André Luís de Castro (GO), que faz um excelente campeonato.
Em que eu apostaria? No Célio Amorim, de SC? Não, falta comer mais feijão (ou você lembra algum clássico que ele apitou para ser FIFA?). Pablo dos Santos Alves (ES)? Fez um bom campeonato, mas aquele pênalti que ele marcou no Cruzeiro X Corinthians manchou o ano (não deveria apagar o restante do seu trabalho). Ou o Francisco-Chicão Carlos do Nascimento? Talvez… afinal os melhores jogos e a sequência maior foi para ele, sem dúvidas.
Ôpa: quantos aspirantes à FIFA de estados que não serão sedes da Copa! Que coisa… Coincidência, pois afinal, aqui vem a história de que se precisa de árbitros neutros, de centros não desenvolvidos no Futebol para poderem apitar equipes de qualquer estado (um árbitro da Roraima não teria problemas em apitar jogos de equipes cariocas, paulistas, gaúchas…)
E para você, quem vai virar o ano passando de Aspirante à FIFA?
Ei, quase esqueci: Será que os jogadores gozarão realmente de 30 dias de férias e pelo menos terão duas semanas de pré-temporada? Salvo engano, temos 60 dias para a divulgação da Tabela do Paulistão A1, de acordo com o Estatuto do Torcedor. Então dá.
E já quem entramos no assunto… quem serão os novos árbitros Ouro para 2012?
Xi… teremos de novo a angústia dos árbitros Prata esperando, esperando, e nada sai. O ranking paulista é gozado: no Regulamento se fala em divulgação em Dezembro, só é divulgado de fato no ano seguinte, mas os árbitros que serão aprovados já treinam desde Outubro deste ano. Ué? Calendário às avessas?
Claro que a resposta a essa contestação está pronta: os nomes que constam no “Informações aos Árbitros” (link da FPF) não são os Ouro 2012, mas aqueles que trabalharão não necessariamente na A1. Ah bom… e todos aqueles tem chances independentes de zerar ou não nas últimas provas. Gozado!
Também, alguém já viu a fórmula do ranking? É mirabolante:
Pf = [Pm*2 – Pe*1 / _ (pesos)] + Pb
Sendo Pm = pontuação média dos Relatórios de Avaliação;
Sendo Pe = penalizações em função dos testes escritos, físicos e sanções disciplinares;
Sendo Pb = pontos de bonificação.
(está em: http://futebolpaulista.com.br/arquivos/an1nmclassarb10.pdf)
Procure RESULTADO DO COMPONENTE FÍSICO ESPECÍFICO, na página 2 do link acima. Tem de tudo! Albert Einstein penou, mas conseguiu decifrá-lo.
Sinceramente? Faça algo mais claro, se quer criar ranking. Datas claras, divulgações claras, notas claras. Se existe ranking, é porque é um campeonato de árbitros. Ou então se abomine e crie algo diferente.
No final do Paulistão, depois daquelas polêmicas do sorteio, o presidente Marco Polo Del Nero disse que “Ouro é Ouro”, e que em 2012 vai todo mundo para o globinho. Vai?
Era melhor não criar coisas que compliquem a si próprio… De tanto reformar os critérios adotados, deveriam aboli-los e recomeçar de novo. Por que não nova gente, mas não no apito, mas na administração?
Fica aí a sugestão: por quê não evitar que pessoas ligadas a entidades de defesa aos árbitros trabalhe como dirigentes da Federação, envolvendo desde a escalação nas Comissões até as punições na Ouvidoria? A independência seria melhor.
Pelo jeito, os árbitros devem gostar do sistema atual. Afinal, alguém reclama?
Boa sorte em 2012.