– O que buscam os Sites de Arbitragem?

Costumo receber muitas mensagens anônimas em meus blogs, e normalmente, quando são ofensivas, falsas ou mal-intencionadas, a moderação barra.

Uma delas, também anônima, trouxe a baila uma questão bacana para se discutir, e outra bem delicada. A primeira parte da pergunta:

 Porcari, parabéns pelo seu site do Pergunte para o árbitro, e queria saber o que você acha dos sites do Apito Nacional e do Voz do Apito, em quem dá para confiar?

Caro anônimo, há pouca coisa sobre arbitragem no Brasil. Como em todo segmento, o que há na Internet deve ser peneirado, pois existe muita coisa ruim e pouca boa.

Agradeço aos elogios ao “Pergunte ao Árbitro” – http://pergunteaoarbitro.blog.terra.com.br, tal elogio é motivador.

Mas ele é apenas um blog de tira-dúvidas de regras e algumas curiosidades sobre os bastidores da arbitragem “propriamente apitada”, nada de política.

Sobre assuntos extra-campo, costumo postá-los em outros blogs, em particular o “Blog do Professor Rafael Porcari”, onde outros temas são abordados. É um blog sobre contemporaneidades, onde entra Administração de Empresas, Globalização, Ética, Comportamento, Religião, e, claro, Futebol & Arbitragem. Ele não tem características informativas, apenas discursivas e de busca do sadio debate e desenvolvimento do espírito crítico (idéia originalmente utilizada em minhas atividades acadêmicas). Mas, lembremos: BLOG é um diário pessoal virtual.

Os sites que trazem relevantes informações sobre bastidores e outras coisas importantes do mundo do apito (e, claro, muitas vezes também podem fomentar a discussão democrática) são os citados: Voz do Apito e Apito Nacional. O primeiro, do jornalista Pedro Paulo de Jesus; o segundo, do ex-árbitro Marcelo Marçal, que mantém o Blog do Marçal.

Sobre quem confiar? Ué, nos dois. São pessoas que dão a cara a bater. Se divulgam uma informação, o fazem com o espírito jornalístico. Se buscam a troca de idéias e conhecimentos, o fazem com o desejo de contribuir. E, evidentemente, respondem pela responsabilidade do que publicam.

Agora, a segunda parte:

 Uma hora um defende algumas pessoas e outra hora defende outras. Tem alguma coisa a ver com rabo preso? Os caras buscam algum interesse pessoal?

Bobagem. É gente que quer o bem da arbitragem. Mas é claro que existe também o fator “infelicidade”. Todo mundo erra. E, às vezes, o erro toma proporções desagradáveis. No mundo das vaidades, se um terceiro fica de mal com o outro, ganha a simpatia de outrem. E vice-versa. E se o assunto é delicado, as proporções aumentam. E se os erros aumentam, idem proporcionalmente. Tudo porque muitas pessoas gostam que apenas se fale bem. Criticou? Surge a vaidade citada nesse mesmo parágrafo.

Todos tem sua linha de trabalho. Respeito-os. Escrevo uma coluna desde há pouco tempo no Voz do Apito do Pedro Paulo; conheço o Marcelo Marçal desde antes do Apitonacional. Ambos são respeitosos; ambos são responsáveis; ambos lutam pela a arbitragem.

Sobre tudo isso, fica uma questão que extrapola a arbitragem: Prazer, Independência e Responsabilidade. Qualquer site, blogueiro ou formador de opinião, se estiver preso a qualquer associação, cooperativa, ou entidade que permita contestação, tem que se policiar. Aí é que vem o crédito e/ou descrédito: a possibilidade de viés!

E quem não tiver competência, formação, profissionalismo… que agüente os elogios, críticas e/ou imagem amarrada a chapabranquismo ou não.

– Recadastramento Biométrico em Jundiaí

Fui fazer o recadastramento biométrico para as próximas eleições aqui em Jundiaí. Gostei do que vi.

Para quem não sabe, todo eleitor das cidades de Jundiaí, Itupeva e algumas outras vizinhas, farão o teste de votar com a leitura biométrica (ao invés de assinar o documento, colocar a impressão digital).

As filas, inicialmente ao processo de recadastramento, eram gigantescas! Agora, o TRE colocou uma força-tarefa de 50 funcionários. E deu certo.

Cheguei no Cartório Eleitoral às 07:30h e havia 20 pessoas na fila. Quando abriu o Cartório, às 8:00h, eram 50. Recebi minha senha em 10 minutos, fui chamado em 5 e atendido em mais 10. Rápido, prático e eficiente.

Parabéns, quando devemos elogiar o registro não pode passar batido.

E você, já se recadastrou? Deixe seu comentário:

– A Chuteira Verde do Imperador: Amadorismo, Superstição, Medo ou Simplesmente… Tolice?

Segundo o Jornal Lance!, deste sábado, Duílio Monteiro Alves, diretor do Corinthians, se desesperou ao ver Adriano Imperador treinar com chuteiras verdes. Fez o atacante trocá-las, pois a torcida poderia interpretar mal.

Cáspita, é claro que ele fala do fato dela ser Verde e burramente fazer alusão ao Palmeiras.

Pensando assim…

-No almoço dos atletas tudo o que for verde deverá ser retirado do prato?

-Caso conquiste o Campeonato Brasileiro, irá omitir qualquer adorno verde do brasão da CBF que faz menção ao campeão da temporada?

-Que tal arrancar a grama do CT, já que ela é verde?

Time que é grande deve pensar mais alto… essas bobagens devem ficar com os torcedores fanáticos, não com dirigentes ou atletas profissionais.

O gozado é que a outra chuteira escolhida era cinza e rosa… Os adornos que fazem alusão à feminilidade podem; mas ao verde…

E você, o que pensa sobre isso? Deixe seu comentário:

– Minha Peixinha

E não é que a minha peixinha está indo bem na água?

 

O problema é que ela sempre faz bagunça e quem leva a pior é o papai… ninguém segura essa princesinha!

– Mulher: Votar pode, Dirigir jamais!

Na Árabia Saudita, o Governo resolveu afrouxar a lei. A partir de 2015, elas poderão votar para vereador. Mas ainda não podem dirigir, cuja multa por infração é de 10 chibatadas. No volante, só homens!

Estamos no século XXI…