Puxa, acabei! Exatamente 2 horas e 15 minutos para a correção da Avaliação do 1º Bimestre da Turma E201 (2º semestre) da Graduação em Administração de Empresas.
Queridos alunos, me senti traído por vocês. Infelizmente, provas ruins em uma avaliação de nível fácil/intermediário. Fiquei decepcionado.
Vamos lá: erros básicos de troca de conceitos foram predominantes. Trocaram, como o dito popular diz, “Jesus por Genésio”. Inverteram, se confundiram e muitos enrolaram nas respostas. Uma pena.
Verifiquei durante a correção frases sem sentido e outras soltas. Não dá para universitários procederem dessa forma. Precisamos melhorar. E iremos!
Fazendo de conta que nem falarei da letra ruim de alguns, vamos aos erros de escrita:
Lideração (liderança), Condissão (condição), fortalessa (fortaleça), empreza (empresa – esse não dá para engolir), crecimento (crescimento), vadil (vadio), funsões (funções – arrrggghhh), execultar (executar).
Amigos, precisamos evitar esses erros… sem comentários.
Algumas respostas foram completamente vazias. Por exemplo: “Planejar é fazer o planejamento da empresa”. Ué, cadê a novidade? Ou ainda: “existe a função Cuidar, que é cuidar bem da empresa”.
Nomes como Taylor e Fayol foram confundidos como Tayol e Faylor. Como é que adivinharei a quem se referia nessa fusão de conceitos?
Uma questão praticamente dada de presente aos alunos foi a do Homem Econômico. Esta, não tinha desculpas para errar…
Àqueles que foram bem e lêem essas considerações sem a preocupação de estarem inclusos nessa correção, parabéns. Mas não se acomodem, ok?
Abaixo, as correções, COM O CONTEÚDO MÍNIMO DE IDÉIAS EM UMA RESPOSTA (poderia-se falar mais, desde que pertinente)
RESPOSTAS:
1- As funções de um administrador de empresas são:
=Planejar (prever, antecipar): a mais importante das funções, pois é a base das demais – se refere à criação de estratégias, elaboração de planos de trabalho, definição e desenvolvimento de metas, observações preliminares das ações empresariais.
=Organizar (alocar, otimizar): se refere à alocação dos suprimentos, da mão-de-obra, dos recursos em geral a fim de executar melhorar as atividades. Perguntas como “Quem?”, “Quando?”, “Onde”, entre outras, estão nessa função.
=Comandar (liderar, dirigir): a mais difícil das funções, pois se refere à condução dos trabalhos, à liderança exercida sobre seus subordinados e boa harmonização do trabalho.
=Controlar (fiscalizar, mensurar): se refere ao acompanhamento das atividades realizadas, o andamento do cumprimento das tarefas propostas no trabalho ou não.
2- As habilidades de um administrador são:
=Técnicas, predominando no nível operacional/técnico; se refere à execução do trabalho na produção. Aqui se encaixa a questão do exercício da prática na produção.
=Humanas, predominando no nível intermediário/gerencial; se refere ao relacionamento entre os funcionários nos diversos níveis, o gerenciamento humano da empresa e a ligação entre diretores mais graduados e chão-de-fábrica.
=Conceitual, predominando no nível executivo/institucional; se refere ao conhecimento das ferramentas da Administração de Empresas, domínio das estratégias administrativas e condução da empresa como um todo.
3- O Homem Econômico ou “Homo Economicus” é um dos princípios da ORT (Organização Racional do Trabalho), no qual visava resolver o problema da Vadiagem no Trabalho observada nas empresas. Através da teoria da Administração Científica, Taylor disse que, sendo o operário vadio por natureza, mesquinho, indigno de confiança, a solução dos problemas seria fiscalizá-lo, ou seja, controlá-lo por supervisão rígida no ambiente de trabalho.
4- As Variáveis da Administração de Empresas buscavam mostrar qual o ponto forte das diversas teorias da Administração. Historicamente, são classificadas em:
Tarefas – realizar de maneira eficiente as atividades, que devem ser simples, repetitivas, levando à especialização e divisão do trabalho;
Estrutura – manter os departamentos e a organização hierárquica / estrutural da empresa rígida, onde o funcionamento da máquina burocrática se mantenha pela estrutura criada, e não pelas pessoas.
Pessoas – a valorização do capital humano, onde o homem torna-se o principal patrimônio para a empresa.
Ambiente – a harmonização do trabalho, local sem conflitos e motivador.
Tecnologia – a constante inovação, busca incessante pelo conhecimento e utilização de ferramentas modernas de gestão/produção.
5- Taylor tratava a remuneração com base na produção, evitando pagamento de salários por períodos de tempo. Fayol defendia a remuneração por periodicidade, indiscriminatória por idade, sexo, raça, ou qualquer outra forma de seleção.
Lembrando novamente: aqui está o CONTEÚDO MÍNIMO DE IDÉIAS EM UMA RESPOSTA (poderia-se falar mais, desde que pertinente).
Notas e correção em aula SOMENTE na próxima 2ª feira.

