Embora tenha feito restrições à escala do ótimo Wilson Luís Seneme no Majestoso (em: http://is.gd/7kfGI7) , as quais as mantenho, é inegável que o quarteto composto por Altemir Hausfman e Roberto Braatz, além do 4º. árbitro Guilherme Ceretta foi muitíssimo bem.
Seneme correu bastante. Até demais! Sempre próximo das jogadas e atento. Mas, claro, tanto empenho físico tem suas conseqüências, pois no finzinho do jogo sentiu o cansaço, o que é normal. A imagem dele acompanhando a saída do Liedson é prova disso.
Mas bom árbitro não precisa somente correr. Hoje, Seneme se posicionou perfeitamente em campo. Nada de fazer aquelas linhas paralelas malucas do Paulistão, usou a tradicional diagonal e se deu bem.
No primeiro tempo, como o volume do São Paulo foi muito grande, praticamente só o bandeira Altemir Hausfan trabalhou, enquanto que Roberto Braatz ficou só, esperando um ou outro ataque do Corinthians. Aliás, 8 impedimentos tricolores somente no 1º tempo! A questão é: a linha burra do Corinthians funcionou ou o ataque tricolor que foi burro?
Jogo sem lances polêmicos e jogadores respeitando o árbitro, que fez por merecer o respeito. Tudo bem. Um ou outro erro que passou batido (como o de Alex, na defesa, sem saber marcar e fazendo muitas faltas, merecendo um Amarelo), além de um pé alto de Danilo em Casemiro, no final do 2º tempo, onde a marcação de um tiro livre indireto dentro da grande área não seria nenhum absurdo.
Em suma, o jogo ajudou pois o árbitro assim conseguiu: com autoridade, respeito, e transmitindo segurança. Parabéns.
Abaixo, o lance-a-lance da arbitragem tuitada durante o jogo:
Começa a partida.
Lembrando: torço pelo Seneme mas não gostei da sua escala. Motivos aqui: http://pergunteaoarbitro.blog.terra.com.br/2011/09/20/arbitro-repetir-escala-em-jogo-de-time-recente-e-bom-ou-ruim/
03 minutos e o primeiro impedimento correto. Estamos com 2 excepcionais bandeiras na partida. Ótimo.
Nos últimos clássicos, com 6 minutos já tínhamos muitas faltas. Hoje, o começo está muitíssimo tranqüilo.
07 minutos: falta de Ralf em Casemiro, bem marcada, no meio campo, sem cartão.
08 minutos: falta de Alessandro em Castán, na lateral. Na cobrança, um sãopaulino cai e Seneme nem dá bola. Acertou de novo.
10 minutos de jogo, Júlio César já trabalhou bem e Rogério Ceni nem tocou na bola. Nem foi notado.
15 minutos: nada de anormal, Seneme deixa o jogo correr na medida certa!
Outra faltinha boba no meio campo, Tb bem marcada.
18 minutos: Piris impedido, acertou novamente o Bratz (bandeira).
19 minutos: Alex apela e empurra Lucas próximo da entrada da área. Sem cartão, correto.
20 minutos: 3º impedimento correto. E retifico: todos são do Altemir, não do Bratz, que é o número1.
21 m: falta pró-Corinthians bem marcada.
23 m: outra falta pró-Corinthians, tudo ok.
25 m: Emerson e Cícero cabeça-com-cabeça, não é falta, mas acidente de trabalho.
27m: falta simples. Pró-SPFC.
Jogo com boa arbitragem é outro papo, hein? Maior virtude de Seneme até agora: o POSICIONAMENTO EM CAMPO. Nada daquelas paralelas que inventaram no Paulistão.
34 minutos: 4º impedimento correto pelo Altemir Hausfman.Ter bom bandeira também é ótimo para o jogo.
35 minutos: se o Seneme quisesse levar ao pé da letra o critério de FORÇA EXCESSIVA, dar ou tentar dar um pontapé, poderia até expulsar Casemiro. Mas o amarelo está de bom tamanho.
36 minutos: falta para o SPFC bem marcada, que pede cartão ao corinthiano. Nada disso, Seneme não fez média.
37m e 39m: 5º e 6º impedimentos, todos do Dagoberto. Altemir Hausfan está levando nota 10. O de 37m d-i-f-i-c-i-l !
40 m: Paulinho fez faltinha boba e leva amarelo. Seneme sinaliza muito bem: o cartão foi pelo rodízio de faltas. Taí a importância de sinalizar bem a marcação.
41 m: perdi a conta dos impedimentos, deve ser o 8º! Bandeira deve pedir adicional.
42 m: falta de Liedson bem marcada!
46m: Emerson Sheik não pega Dagoberto, que encena e consegue a falta. Mas foi bem marcada, corinthiano foi disputá-la de maneira temerária e recebeu amarelo. Se pega, era Vermelho.
Melhor em campo no 1º tempo? O Altemir Hausfman , claro. Foi ele quem mais trabalhou.
Fim do primeiro tempo, clássico empatado, jogo morno com finalzinho mais quente para a arbitragem. Seneme controla o jogo com maestria, se posiciona bem e tem total domínio. Melhor em campo é o bandeira Altermir Hausfman, que arrebentou acertando os impedimentos (8 do SPFC, a maioria do Dagoberto que está louco com os acertos, claro). Roberto Braatz nem suou, devido a inoperância do ataque corinthiano.
Se continuar assim, no 2º tempo Braatz trabalha e Hausfman descansa.
Começa o segundo tempo! Vamos juntos.
46m: Alex faz falta em Casemiro. Tá na hora de um cartãozinho para ele, quanta falta!
47m: Piris passou do ponto. Seneme deu falta mas deixou de dar o Amarelo. Matou o contraataque.
48m. 9º impedimento do São Paulo. Primeiro trabalho do Braatz, e de novo Dagoberto. Mas errou o bandeira, tava bem atrás…
49m, São Paulo reclama de falta e não foi nada. Seneme acertadamente manda seguir.
50m: falta sobre o Willian bem marcada.
51m: Seneme inverteu um escanteio pelo tiro de meta. Tem crédito a gastar.
53m: Wallace fez uma infantil falta em Lucas, no meio de um monte de corinthiano, ao invés de esperar alguém dar o bote, resolveu ele ‘botinar’.
54m: 10º impedimento sãopaulino. Incrível! Acertou o bandeira.
56m: enfim um impedimentozinho do ataque do Corinthians. Quase o time não passou do meio de campo. Acertou Hausfman.
57m: falta bem marcada pró-Corinthians.
60m: 2º impedimento do Corinthians. Pois é, Hausfman continua trabalhando.
64m: Seneme acompanhando o Liedson lesionado saindo é hilário. Parecem operários após um turno de trabalho. Cena inusitada. Digo isso pois ambos estão visivelmente cansados. Seneme está correndo bastante.
68m: perdi a conta dos impedimentos do SPFC, deve ser o 11º!
70m: Alessandro abandonou a bola e foi claramente no corpo do Lucas, impedindo a jogada. Poderia até dar amarelo. Ou melhor, deveria!
72m: 12º impedimento tricolor, isso não existe. Ou a linha burra do SCCP é excepcional ou o ataque do SPFC é burro!
73m: falta bem marcada a favor do Corinthians no meio campo.
74m: Globo mostra claramente a orientação do Adilson Batista ao Rivaldo. Covardia, a privacidade do treinador foi para a cucuia… O áudio é prefeito. A emissora é competente, mas…
77m: falta para o São Paulo no ataque, e na sequência um bololô onde Casemiro caiu. Foi jogo perigoso (pé-alto do Danilo). Seneme entendeu que não levou perigo ao adversário. Respeito sua decisão. Caso marcasse, deveria ser tiro lire indireto dentro da área.
79m: Hausfman acertou seu enésimo impedimento do jogo, 3º do Coringão.
88m: cansou o jogo, né?
92m: Ralf faz falta em João Felipe, bem marcada.
Fim de jogo. Ótima atuação do trio de arbitragem.

Toda opinião deve ser respeitada mas não acatada. Respeito suas costumeira e boas análises, entretanto, houveram no mínimo 4 erros na marcação de impedimento. Houve o toque do zagueiro do Corinthans, quando deu um carrinho na entrada da área.
Acredito que seria interessante uma análise sobre as arbitragens nos jogos do time da Marginal e de seus adversários diretos.
O Corinthans ficou umas 10 rodadas tendo desempenho pífio e ainda se manteve na liderança, por uma série de coincidências. Nas rodadas em que perdia, os adversários diretos não venciam, em arbitragens questionáveis.
CurtirCurtir
O Arnaldo elegeu o Seneme o melhor em campo e que ele é cotado para a Copa 14. Outra coisa que ouvi foi que antigamente os árbitros atuavam seguidamente nos jogos da mesma equipe, inclusive, do estado de origem e que isto está, aos poucos, voltando.
Acho salutar e perigoso. Salutar para demonstrar que os árbitros são isentos e perigoso pelos motivos expostos pelo Prof Porcari.
Aproveito o espaço para comentar um post do ANSELMO DA COSTA sobre teste físico.
Segundo apurei é um teste para FIFA e talvez o sr tenha feito ela no seu tempo de árbitro justamente na época do Armando Marques, aquele que deixou o Edilson e outros com problemas documentais atuando e prejudicando os corretos, como o sr. por exemplo que concorreu a Fifa na sua época.
Conversei com alguns árbitros sobre os cursos na Granja do Comary e eles tecem elogios a transparência, aos regulamentos criados, ao plano de carreira e criticam alguns itens diretamente ao presidente da comissão. Eles tem direito a manifestação sem nenhuma retaliação.
Vc que parou ha algum tempo deve estar falando de como era e trazendo para os dias atuais as atitudes dos presidentes anteriores.
Soube que saiu do futebol por conta do seu trabalho no IWL que foi a falëncia e que o presidente da Conaf o cortou, mas pergunto se não foi o Coronel Marinho a tomar esta atitude?
Voltando ao teste, também apurei que foi realizado na semana que não tinha jogos e na quinta-feira, pois foi a única data disponível para isto, portanto dos 40 avaliados, apenas 4 reprovaram e gente que raramente perde, no caso Vuaden, Luiz Flávio, Márcio Chagas e Hilton Moutinho, o assistente que deixou a Fifa por lesão e até o momento não se recuperou.
Conversei com um dos presentes que a aplicação do teste foi feito pela própria FIFA.
Acho que assim o prezado pode avaliar um pouco mais e dar outras opiniões mais atualizadas, porém com a mesma independëncia que sempre o marcou em sua carreira.
CurtirCurtir