Na última sexta-feira, uma mensagem no mínimo curiosa no site da CBF, no link ‘arbitragem’. Nela, havia a informação que graças a aprovação de 90% dos árbitros no teste físico daquele dia (que bom número), um sorteio-extra fora realizado para dois jogos da série A e outro para a série B.
O mais desavisado pode pensar que é uma premiação para quem passou. Mas foi uma forma disfarçada que a Comissão de Árbitros da CBF dizer que precisava trocar os árbitros que estavam escalados e reprovaram.
Perceberam que ilusão? Alardeia que tem muitos aprovados e na verdade precisa trocar quem não passou e estava na escala.
Que grande erro de planejamento… Por que marcar teste físico após o sorteio dos árbitros? Isso constrange demais àqueles que reprovaram. O ótimo paulista Luís Flávio de Oliveira e os gaúchos Leandro Pedro Vuaden e Márcio Chagas da Silva foram sacados dos jogos. Porém, hoje, por exemplo, alguns jornais ainda publicaram (até pela forma como divulgada pela CBF) as escalas erradas. Para Avaí X Palmeiras, por exemplo, entrou Evandro Rogério Roman.
O teste foi feito para o quadro FIFA 2012. Farão um novo teste, mas, de repente, caso Vuaden não seja aprovado, uma vaga estará escancaradamente aberta para o ano que vem.
Verdade seja dita: o Teste Físico atual não visa capacitar os árbitros de futebol, mas formar corredores, especialistas em atletismo. Ninguém se manifesta que tal teste pode encurtar a vida do árbitro? Todo esporte de alto rendimento deixa seqüelas futuras. Tal teste só permite o sucesso se você treinar frequentemente, e é evidente que o overtraining ocorrerá em alguns momentos e a carreira encurtará.
Já passou da hora das autoridades do apito defenderem um outro modelo de avaliação dos árbitros. O futebol precisa de árbitros, não de velocistas.

ola amigos
agora tenho q defender os arbitros …para que um teste fisico a esta altura do campeonato…o q acresce aos ditos comandantes da arbitragem…digo nada…. tem q pensar no estado fisico dos mesmo tem arbitro por culpa desta medilcre comissao apitando exageradamente 2 jogos por semana …nao importa a divisao … como o arbitro pode se preparar para o dito teste se tem deslocamento , concentraçao e preparo para o jogo sem tempo de se cuidar para um teste que exige muito da muscularura . mas o cara ta la no bem bom com a caneta na mao ..mandando ver e todos subordinados abaixam a cabeça e aceitam esta situaçao…me lembro da epoca de sr. armando marques , este sim pensava no arbitro, tinhamos teste fisico, porem sempre pensando na integridade fisica de seus arbitros,,e nao me recordo de arbitros mal preparados.. teste escrito que idiotice..pegue os notas 10 e veja se sao os mesmos capacitados para apitar os grandes jogos .. isto td serve para escalar quem eles querem com as desculpas de testes….manobra antiga heim….
olha a veja ai gente…..
CurtirCurtir