No futebol, não. Vamos lá:
Luiz Flávio de Oliveira apitará o Derby de domingo. Não há veto. Ufa, e ótimo! Luiz Flávio, em jogos do Corinthians, apitou a final contra o Santos e foi bem. Há 15 dias repetiu o jogo entre Corinthians X Santos e foi bem de novo. Agora, no outro clássico, contra o Palmeiras, apitará o Timão de novo.
Sorte na bolinha ou comodidade no sorteio?
Ótimo árbitro, não há dúvida, mas…
E a história de oportunidade aos outros árbitros intermediários? Braguetto, no clássico entre Corinthians X São Paulo, foi escalado com esse argumento. Não gosto de 3 clássicos do mesmo time apitados pelo mesmo árbitro (08/05, 10/08 e 28/08). Democracia do apito?
Raphael Claus foi eleito o melhor árbitro do Paulistão e não apitou nenhum jogo da série A. Braguetto, citado acima, fez um solitário jogo… (voltará num jogo só no final do mês).
Ainda sobre o clássico, Roberto Frizo disse que Luiz Flávio é um árbitro que leva nota 9 e que o Palmeiras ficou contente com sua escala. Xi… já vi o Toninho Cecílio falando a mesma coisa antes de um Fluminense X Palmeiras sobre o Simon e que deu muita discórida…(em: http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2011/08/palmeiras/verdao-aprova-irmao-de-pc-oliveira-no-classico-contra-corinthians.html) . Depois da atuação, vale lembrar a declaração, pois são todas pré-jogo, formais e politicamente corretas.
Ontem, Felipão assistiu o jogo contra o Vasco das arquibancadas, em protesto ao bandeira Roberto Braatz, que foi ofendido por Scolari contra o Atlético Mineiro e causou a sua suspensão (no Brasileirão) por 2 partidas. Será que o protesto não foi um tiro contra o próprio pé? Se Felipão estivesse à beira do campo, poderia motivar o time para tentar o quarto gol, ou montar um esquema melhor para evitar o gol vascaíno, garantindo a classificação alviverde? Abriu mão da permanência por birra, protesto ou burrice?
Felipão alega que não pode falar no banco. Claro que pode, existe permissão, desde que para a sua equipe. Mas xingar e pressionar o árbitro é democracia? Só se for de interesse próprio. Ele não pode querer apitar jogo.
Ainda sobre Roberto Braatz: que sequência de escalas, não? Domingo passado, esteve no Beira-Rio em Internacional X Flamengo; na quarta, na Vila Belmiro em Santos X Fluminense e na quinta no Pacaembú no Palmeiras X Vasco. Domingo, Coritiba X Atlético. Na próxima quarta, no Morumbi no São Paulo X Fluminense. Uau. O cara é bom; só jogão, mas… assim escancara a falta de democracia e oportunidade aos outros bons nomes.
Importante: ontem, quem escalou ele neste jogo pela Sulamericana foi a Conmebol, sabedora do entrevero entre ambos. Aí Felipão tem razão em reclamar. Lá está Armando Marques, aquele mesmo do caso Edilson, que bancou o árbitro na CBF quando membro da CA-CBF. Faltou bom senso de quem escalou, mas Felipão foi infeliz na forma do protesto.
Quer outro exemplo de democracia às avessas? Rogério Ceni falou da expectativa da Copa do Mundo no Brasil e criticou, dizendo sabiamente:
“O Brasil só pensa em levar vantagem. Então se constroem estádios e mais estádios […] As pessoas não têm escrúpulos: elas governam e lideram por interesses pessoais e não por interesse do povo”
Rogério Ceni, à agência RádioWeb, em: http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/08/25/por-corrupcao-ceni-ataca-copa-no-brasil-e-decisao-de-construir-itaquerao.htm
Claro que se tivesse com 30 anos e no auge da carreira, Ceni não seria convocado, unicamente por expressar a verdade. E é esse um grande problema no futebol: falar a verdade não pode em muitos casos; o medo da retaliação por exercer a Democracia e a Cidadania!
Para fechar com chave de ouro: a Federação Catarinense de Futebol proíbe as manifestações contra Ricardo Teixeira no estado de SC. Falou mal do Presidente da CBF resultará em expulsão do torcedor no estádio! (Em: http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/esporte/2011/08/25/282899-federacao-catarinense-pode-expulsar-do-estadio-torcedores-que-protestarem-contra-cbf) Expulsar torcedor do estádio por não concordar com os valores propostos na Administração Ricardo Teixeira é o cúmulo! Só podemos levar faixas dizendo: “Obrigado, querido Ricardo Teixeira”, ou “Ricardo Teixeira é o cara!”. Ditadura ou democracia?
Por fim, a piadinha imperdível: “Filho do Neymar caiu do berço e pediu pênalti”. Sensacional, nem precisa fazer o Exame de DNA.
E você, o que pensa sobre tudo isso? Existe Democracia no futebol? Deixe seu comentário: