Relativas distorções e acertos em geral.
A CBF divulgou a Relação Nacional dos Árbitros para 2011/2012, datada em 15 de agosto de 2011.
Para quem entende de arbitragem, se admirará: Sandro Meira Ricci é quase o ‘rabeirinha’ dos FIFAs! Um dos melhores do Brasil nas 2 últimas temporadas, só ganhou na lista para o carioca Gutemberg de Paula, ficando atrás de Ricardo Marques Ribeiro e Evandro Roman!
Será que o erro pontual do pênalti em Neymar teve peso? Todo o crédito acumulado nas últimas temporadas se perdeu? Por quê Roman (que tem reprovado em testes físicos e há tempos vai mal nos jogos– quando apita) ou Ricardo Marques Ribeiro, hiper-mega contestado e ironizado pelos próprios colegas de arbitragem nos bastidores, estariam a frente de Ricci?
A CA-CBF, na verdade, divulgou 2 listas. Uma com o desempenho internacional dos árbitros brasileiros, e nela, o melhor é Heber Roberto Lopes, seguido por Sálvio Spínola Fagundes, Paulo César de Oliveira e Leandro Pedro Vuaden. A outra contém o desepenho deles dentro de competições nacionais, e nessa o ponteiro é Sálvio, seguido por Heber, Paulo Cesar e Seneme.
Abaixo, a lista oficial e a pergunta que a acompanha: há coerência nela?
Antes da sua resposta, dou a minha: em partes! Sandro Meira Ricci ser pior do que Marcelo de Lima Henrique, Evandro Roman, Ricardo Marques… é brincadeira! Repare que Rodrigo Martins Cintra, árbitro paulista, alocado na Federação Bahiana e que está trabalhando no Comitê Organizador da Copa do RN está bem cotado na relação (alguém lembra da sua última escala?). Veja também que o bom José Henrique de Carvalho, que tem sofrido com lesões, está a frente de Ceretta, que está na ativa.
E você, concorda ou não com os nomes? Deixe seu comentário: (clique na figura para aumentar a imagem)

