– O Fim da Era Brasil no Futebol?

 

Você concorda com essa afirmação abaixo?

 

É o fim de uma era. O que eu tinha dúvidas em 2006, agora se confirma

David Beckham, reproduzida pela FSP, 13/08/2011, Caderno Esporte, pg E3, após o jogo Alemanha X Brasil, sobre o atual momento da Seleção Brasileira.

 

Tudo é cíclico. O mundo tem idas e vindas. O que é impensável para nós pode ter sido comum a outras gerações. Na geopolítica econômica é assim: Os gregos foram hegemônicos durante um determinado período da Antiguidade; hoje, estão falidos! A Roma Antiga foi o maior império da humanidade, e hoje a Itália está numa pindaíba. Vemos atualmente esse fenômeno ocorrendo na economia americana. Por que não no esporte também?

 

Já tivemos o Basquetebol como segunda grande paixão do Brasileiro. Monteiro Lobato ousou questionar se um dia o Futebol superaria a Capoeira! E hoje, a capacidade técnica da Seleção Brasileira é questionada. Nossos craques são, de fato, craques? Nossos treinadores são grandes estrategistas? Nossas ações de marketing esportivo são eficazes?

 

Será que não estamos nos enganando e vivendo um grande engodo? O da crença que somos e sempre seremos os melhores do mundo?

 

O futebol foi criado pelos ingleses. O Brasil se destacou pela criação do drible, oriundo de lances de dança africana onde os jogadores negros utilizavam tal tática para fugir das faltas dos seus adversários brancos não aceitas pelos árbitros da época (embora, na Grã-Bretanha, os ingleses mais superiores aos escoceses jogavam o passing game X dribling game – mas é uma outra história).

 

O Uruguai com população diminuta ganhou 2 Copas. A Argentina no período da 2ª Grande Guerra tinha a melhor Seleção do Mundo, mas não tivemos Copa. A Hungria quase levou em 54. Holanda idem em 74. Levamos na Era Pelé 3 Copas, mas onde Pelé nunca jogou sozinho, pois tínhamos maravilhosos Nilton Santos, Garrincha, Carlos Alberto Torres, Tostão, Rivelino… Hoje temos André Santos, Jadson, Fred… Nossos amistosos eram contra os times de 1ª linha e/ou médios fortes. Hoje, preterimos a Espanha por Gabão. Nosso querido Paulista de Jundiaí, com o time comum que disputa a Copa Paulista, faz frente tranquilamente ao pobre país africano, caso desafia-se tal adversário.

 

Onde está o erro:

1-   Valorizamos demais jogadores comuns (um drible a mais e o cara virou craque);

2-   A safra é fraca; ou

3-   O treinador é ruim?

A única unanimidade: nossos dirigentes esportivos são péssimos! Não existe planejamento sério, prestação de contas nem responsabilidade social. O trabalho psicológico se resume a fazer os jogadores acreditarem que são os melhores do mundo, mesmo não sendo mais…

 

Nosso ciclo acabou realmente? Beckham tem razão? Deixe seu comentário:

Um comentário sobre “– O Fim da Era Brasil no Futebol?

  1. Meu, nem precisava ele dizer. Vivemos todo esse tempo dos talentos intuitivos (o moleque fazia umas gracinhas desde pequeno e virava “craque”). Moleque só quer saber de celular, vídeogame e álcool ou coisa pior. Aí, acabou o celeiro. É o que eu penso

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.