Para mim, algo surpreendente! A Polícia Militar do Estado de São Paulo salva, apenas na capital paulista, 1 bebê a cada dois dias, vítima de… engasgamento!
Parabéns à instituição. Uma dica da PM é o suso da Manobra de Heimlich, mais rápida e necessária do que socorro ao hospital.
Extraído de: OESP, 15/08/2011, pg A15, caderno Vida, por Gio Mendes
PM SALVA UM BEBÊ ENGASGADO A CADA 2 DIAS
A Polícia Militar de São Paulo salva um bebê engasgado a cada dois dias, somente na capital, segundo dados da corporação.
‘Desde 2010, a PM atende 15 casos desse tipo por mês’, afirma o capitão Cleodato Moisés do Nascimento, porta-voz do Comando de Policiamento da Capital. Segundo ele, a PM começou a divulgar as ocorrências de salvamento de bebês engasgados em 2009, quando eram atendidos, em média, 10 casos por mês.
Os atendentes instruem o solicitante a fazer um procedimento conhecido como manobra de Heimlich. ‘O socorro por telefone é mais eficaz para garantir a vida da criança do que os pais dela entrarem num carro para ir ao hospital. Cada minuto vale ouro’, observa Moisés.

Que belo trabalho.
Vale a divulgação do procedimento:
A pessoa a aplicar a manobra deverá posicionar-se atrás da vítima, fechar o punho e posicioná-lo com o polegar para dentro entre o umbigo e o osso esterno. Com a outra mão, deverá segurar o seu punho e puxar ambas as mãos em sua direção, com um rápido empurrão para cima e para dentro a partir dos cotovelos. Deve-se comprimir a parte superior do abdomen contra a base dos pulmões, para expulsar o ar que ainda resta e forçar a eliminação do bloqueio. É essencial repetir-se a manobra acerca de cinco a oito vezes. Cada empurrão deve ser vigoroso o suficiente para deslocar o bloqueio. Caso a vítima fique inconsciente, a manobra deve ser interrompida e deve ser iniciada a reanimação cardiorrespiratória.
Abs, Denis.
CurtirCurtir