– Substituído Distraído. O que fazer?

 

Pergunta interessante, abaixo:

 

Um jogador número 8 sai de campo sendo levado pela maca, e não percebe que foi substituído no mesmo instante pelo seu companheiro número 18 com a autorização do árbitro. Minutos depois, quando está recuperado, pede ao árbitro se pode voltar sem usar de má fé. O árbitro e seus companheiros se esquecem da substituição, e deixam esse jogador numero 8 entrar em campo. Exato um minuto depois ele percebe seu erro , e paralisa o jogo. (a bola neste  momento esta sendo disputada no circulo central)

O que fazer? 

-Pedir para o jogador sair de campo e reiniciar com bola ao chão.

-Pedir para o jogador sair de campo e reiniciar com tiro livre indireto contra sua equipe.

-Ou qual é outra maneira de corrigir esse erro?

 

Nunca vi tal lance. Já vi algumas vezes quando o jogador volta ao campo, mas sempre tentando ludibriar o árbitro, e nesses casos, a postura é: adverte o 12º jogador, ordena a sua saída de campo e se reinicia com bola ao chão no local onde ela se encontrava.

 

Porém, aqui houve consentimento do árbitro, e essa distração é grave. O jogador não pode ser punido por um erro do árbitro que percebe e tenta consertá-lo.

Penso que o árbitro deverá ordenar a saída do atleta, não adverti-lo e reiniciar o jogo com o bola ao chão (bem diferente da situação de quando há tentativa de burla). Além disso, deve relatar a situação o caso na súmula às autoridades competentes.

 

Mas confesso que a situação é inusitada. Aceita-se discussões.

2 comentários sobre “– Substituído Distraído. O que fazer?

  1. Bom dia ,ontem aconteceu algo inedito e gostava de saber se tenho materia para recorrer.
    Decorria o jogo normalmente e a equipa da casa estando a ganhar, cada vez que a bola ia para fora do campo demorava a repor outra bola .A equipa de fora nao tendo bolas para a repor em jogo colocou em campo uma das suas bolas,nao havendo qualquer indicacao por parte do arbitro para nao o fazer o jogo decorreu normalmente e passados 5minutos da bola estar em jogo a equipa de fora faz golo e o arbitro assinala golo.Até aqui tudo normal,nao é o meu espanto que o arbitro decide anular o golo porque a bola que estava em campo nao era da equipa da casa repondo a bola em jogo com uma bola ao solo.

    Curtir

  2. Pedro, qualquer bola pode ser utilizada, desde que esteja dentro das normasd e peso / calibragem e autorizadas pelo árbitro. Custa a crer que o árbitro tenha anulado o gol por tal motivo. Se o fez, não pode ser pelo motivo da bola ser do time visitante, pois se ele autorizou, não há problema.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.