Várias vezes abordamos o tema: “Felipão e seu relacionamento com os outros setores do futebol”, em especial à jornalistas e arbitragem.
Ontem, mais uma expulsão de Luiz Felipe Scolari. E ele certamente tem seus motivos para justificar a “injustiça cometida por mais um árbitro”. Sim, pois já que ele está acima do bem e do mal, achando que pode apitar a partida do banco de reservas e pressionar acima de qualquer limite a arbitragem, sempre o culpado é o árbitro (seria por não ceder às suas queixas?)
Me lembro da primeira oportunidade em que vi Luiz Felipe Scolari. Estava iniciando a carreira como árbitro e trabalhava numa partida Sub15 do Campeonato Paulista da categoria, onde o Palmeiras jogava num dos campos da Academia de Futebol. Salvo engano, o árbitro da partida seguinte (Sub17) era Robério Pereira Pires. Deve ter sido em 97 ou 98. O treino da equipe profissional havia se encerrado, e num jogo de garotos apitado por um trio também de “garotos”, lá estava Felipão, à beira do gramado, gritando, esbravejando e xingando. Numa partida comum, sem nenhuma polêmica. Será que era para “educar” os garotos do Sub15 e sub 17?
Minha segunda vez: em 1999 ou 2000, bem mais experiente, apitei uma preliminar de Palmeiras X União Barbarense. Equipe profissional se aquecia ao fundo do gol e o jogo entre Aspirantes transcorria normalmente. Depois de um lance duvidoso… não é que o professor Felipão, atrás de uma placa publicitária, xingando? (quantas vezes você vê treinador acompanhando aquecimento?).
Fico com a pergunta: Para quê tanta antipatia? Scolari é competente, não precisa disso…

Eu que acompanho o futebol amador, aprendi a ver criticamente o profissional. Os treinadores aprenderam a transferir a culpa das derrotas aos árbitros, mais fácil. Sempre há um pênalti não marcado a favor, sempre há um prejuizo de cartão amarelo dado sem o mesmo critério a um jogador do tal técnico, é assim ou não é em todo jogo? No mesmo jogo, no vestiário do outro time, a coisa se repete, ou seja, não há verdade nesse blábláblá, trata-se de justificativa para manter os altos salários. Triste é ver no Amador essa péssima imitação, com a potencialização da falta de punição que leva aos exageros, mas é o que penso. Abraços!
CurtirCurtir
Detalhe: Dorival Júnior disse claramente que Palmeiras só venceu com a ajuda do árbitro… Vai falar o quê?
CurtirCurtir