Essa pergunta eu extraí de um quiz do site Refnews (www.refnews.com.br)
E a resposta é…Sim! Vale pênalti de calcanhar, de cabeça, de barriga, de joelho… e até de pé! Com qualquer parte do corpo que seja permitido jogar.
A regra diz que a bola tem que ser chutada para frente (aqui, o termo “chutada” se estende a “cobrada”, e cobrar é fazê-la se mexer, rolar). Também exige que o jogador que irá cobrar o tiro penal seja identificado.
Qual o problema então?
O problema é: haja coragem do cobrador… será achincalhado por todos!
Detalhe: chutar pra frente quer dizer que ela pode ser passada para um companheiro; ou seja, pênalti em dois lances! Me recordo que o jogador Euller, o “filho-do-vento”, no final de sua carreira, tocava a bola para um companheiro que vinha na corrida a fim de fazer o gol. Bobagem, não?

A FIFA diz que a regra em inglês é sempre a que prevalece. E no seu texto diz:
– The player taking the penalty kick must kick the ball forward
Kick, do verbo chutar, que entendo ser chute somente ser possível com o pé. O mesmo que defende o professor Márcio Verri.
Embora o chute de calcanhar seja válido no contexto da regra, acredito que, em diferentes interpretações, pode ferir o espírito de Fair Play das regras do jogo.
CurtirCurtir
Ok, Daniel, é uma opinião válida e respeitada. Mas fico com a permissão pelo Espírito da Regra. O gostoso do futebol fica aqui: o debate inteligente e sadio. Abraços!
CurtirCurtir