– O Fiasco e o Futuro da Seleção!

 

Escreveria um post abordando o vexame da Seleção Brasileira na Copa América (sim, pois não dá para classificar uma eliminação com 100% dos pênaltis desperdiçados a não ser de vexatória); porém, duas questões do querido professor Ferrari, enviadas por email, me fizeram ampliar o tema: de fiasco… ao futuro!

 

Compartilho com os amigos a impressão sobre a Seleção Brasileira, acrescentando alguns bons questionamentos.

 

Abaixo:

 

“Prof Porcari,

Será que a imprensa não está endeusando quem não merece? 
Mano Menezes tem condições de continuar ou já está ‘queimado’?
Abraços, boas férias .
AOFerrari” .

 

Professor Ferrari,

 

Muitas vezes houve endeusamento de alguns atletas, como Paulo Henrique Ganso e Neymar. Se nessa primeira competição que disputaram eles foram mal, imagine a 1 ano atrás, quando estavam menos experientes? Dunga não os levou e foi crucificado. Talvez estivesse com a razão…

 

Não podemos nos esquecer que há 2 anos, Ganso era reserva e Neymar o 12º jogador. Viveram, é verdade, ótimos momentos no Santos FC nos últimos tempos (1 ano e meio). Mas falta muito feijão e muita experiência para serem rotulados como “insubstituíveis”. Sim, esse é o termo que deve ser usado para craque – insubstituível. Neymar e Ganso, até então, não são insubstituíveis.

 

Sinto falta de uma referência na Seleção. Ronaldo em 2002 era o “Salvador da Pátria”, e que ao lado do então insubstituível Rivaldo jogou muito na conquista do Penta. Na busca ao Tetra, em 1994, tivemos Romário como essa referência, que ajudou o Brasil a se classificar no derradeiro jogo das Eliminatórias contra o Uruguai (marcando os gols e chamando a responsabilidade para si).

 

Hoje, quem é o insubstituível da Seleção?

 

Talvez, pela falta de jogadores excepcionais nos campeonatos tupiniquins, estejamos realmente endeusando demais alguns atletas. Quem melhor se sobressai, já recebe o título de craque. Nivelamos o conceito ‘craque’ por baixo.

 

E nessa onda de deuses de barros, temos ainda aqueles que nunca foram endeusados mas que, por ‘sensibilidade’ de Mano Menezes, chegaram à Seleção Brasileira. O que dizer de Jadson, que no último amistoso antes da Copa América, vestiu a sagrada camisa 10? Ironicamente, ele não é titular absoluto do seu clube, o ucraniano Shaktar.

 

Jogador de Seleção de ponta, como a Brasileira, Argentina, Alemã, Italiana, deve ser titular absoluto de Milan, Real Madrid, Barcelos, Manchester United. Jogador reserva em clube não pode vestir a amarelinha. E aí fica o questionamento: Lucas Leiva, Jadson, Elias, Jucilei – todos empresariados pelo mesmo agente empresarial de Mano Menezes, o Sr Carlos Leite – estão ou estiveram na Seleção, mesmo contestados.

 

Agora vem a deixa: qual atleta é uma unanimidade nacional e ficou de fora da lista do Mano? Não existe!

Será que a safra de atletas é tão boa assim? E somada ao trabalho do atual treinador, com a consideração ética feita acima, sejam os responsáveis pelo fiasco?

 

Mano foi ótimo técnico com os limitados elencos do Grêmio vice-campeão da Copa Libertadores da América e do Corinthians vice-campeão da Copa do Brasil. Mas com a opção de escolher seus atletas, que é a que Seleção Brasileira dá, não mostrou serviço ainda.

 

E quem poderia substituir Mano? Abel Braga, com o trabalho ruim (embora no início) no Fluminense? Tite, ora questionado ora respeitado no seu clube, apesar da fabulosa campanha? Luxemburgo, com todas as ressalvas que sua contratação requer? Felipão, que um dia já esteve lá e supostamente recusou um convite pós-Dunga? Muricy, que foi impedido pelo seu patrão Horcades de assumir?

 

Talvez o Brasil não esteja sofrendo gravíssimos problemas apenas para organizar a infraestrutura da Copa em 2014. Mas também para ter um time!

 

E aqui vale dois questionamentos finais:

Quem disse que disputa por pênaltis é loteria? É competência!

Cadê o psicólogo da Seleção Brasileira?

 

Abraços,

Prof Porcari

 

Quer comentar a Seleção Brasileira? Deixe seu comentário:

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.