Correção!
Ontem, no intervalo da partida América X Palmeiras, válida pelo Brasileirão 2011, um lance pouco comum. O camisa 4 palmeirense Thiago Heleno recebeu cartão amarelo por excesso de reclamações contra a arbitragem no intervalo.
Tal situação é rara, e, convenhamos, um jogador precisa ‘caprichar’ para ser advertido com o cartão no intervalo. Para quem não viu o lance, o vídeo está disponível em: http://is.gd/j9jjRn
Há alguns anos, a Regra de Jogo estendeu o poder de aplicação dos Cartões Amarelos e Vermelhos para todo instante em que o árbitro se encontrar dentro do campo, seja antes do jogo, no intervalo ou depois da partida. Apenas não pode fazer uso dos cartões no vestiário / túneis (FIFA Trívia, pg 67, q 277 – ali, ele deve comunicar verbalmente o atleta). Tal medida surgiu, principalmente, para evitar que atletas se aglomerassem no intervalo ou final de jogo, pressionando o árbitro.
Perceba que na partida ocorrida em Sete Lagoas-MG (para apenas 1500 pagantes; brincadeira, hein?) vários jogadores vão reclamar ao árbitro Pablo dos Santos Alves-ES (filho do competente ex-bandeira da Copa de 94 Paulo Jorge Alves-RJ), e Thiago se exalta. Em determinado momento, ele é até retirado por um dos seus companheiros por exceder nas reclamações. O árbitro reage a algum insulto e corretamente lhe aplica o cartão.
Claro que tal lance inusitado geraria polêmica para quem gosta de disparar contra a arbitragem ou buscar subterfúgios. O treinador Luiz Felipe Scolari, após a partida, reclamou que:
“Houve exagero [no cartão para Heleno]. Ele estava dizendo ao árbitro que cinco vezes ele foi na área e foi seguro, mas o árbitro nesse momento mostra grande autoridade, mostra amarelo para quem tem dois e não fez falta, e tira do jogo contra o Santos”,
Uau. Quer dizer que o árbitro esperava o momento adequado para tirar Thiago Heleno da próxima partida contra o Santos e ainda por cima não deu 5 pênaltis no 1º tempo para o Palmeiras (Cinco vezes agarrado na área durante o jogo resulta em 5 pênaltis…)?
Talvez exagerada foi a reclamação de Felipão e ingênua (ou desinteligente) a atitude do jogador em reclamar acintosamente no intervalo. Desconhecia ele a regra?
Por fim: Thiago Heleno reclamou aidna que o árbitro o ameaçou de expulsão. Isso é bobagem, é a prática da advertência verbal, a fim do atleta se comportar melhor em campo, evitando um possível cartão vermelho. Quem pratica futebol e /ou apita sabe disso.
E você, o que achou do cartão amarelo recebido pelo palmeirense? Correção ou exagero? Deixe seu comentário:

Obs: se Felipão chiou ontem, imagine se o árbitro Luiz Flávio errar no clássico de domingo? Dirá ele que é vingança pelo irmão, Paulo César de Oliveira, eleito pelo treinador o responsável pela eliminação recente no Paulistão? Infelizmente, tal discurso não seria de se duvidar…
CurtirCurtir